+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

O movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia

1
O movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia

O movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia estão intimamente ligados e embora não sejam muito conhecidos e estudados nas escolas estes dois movimentos históricos tem um impacto real na historia do Brasil.

A Monarquia estava determinada a conter os movimentos burgueses republicanos que queriam a separação da Monarquia no Brasil, querendo implantar um sistema que na época na Europa era extremamente promissor.

O sistema era a quebra de monopólio de poder da monarquia, distribuindo esse poder para políticos escolhido pelo povo através de voto, queremos deixar claro que esses votos só seriam aceitos se fosse pelos burgueses e pessoas com posses, existia uma contia de terra que a pessoa teria que comprovar ter para ter direito a o voto, sendo essa apenas uma das muitas mudanças trazidas com o movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia.

Qual foi o primeiro clube republicano?

O primeiro Clube Republicano, o sentimento Republicano ainda era uma ideia vaga na cabeça de alguns elementos que tinham um grau de educação maior do que a maioria dos outros habitantes das maiores cidades.

A maior concentração era principalmente no Rio Grande do Norte, onde era maior a concentração urbana e maior também o número de jornalistas, médicos, engenheiros, que constituíam a principal parcela de adeptos do republicanismo.

Em 1870, os republicanos do Rio Grande do Norte se julgaram suficientemente numerosos para reunir e fundar um Partido. Cerca de trinta pessoas, depois de alguns debates em que não houve inteira homogeneidade, fundaram o primeiro Clube Republicano. O movimento republicano no Rio Grande do Norte e a Crise da Monarquia começava a se instalar no estado.

Quando o movimento republicano do Rio Grande do Norte e a Crise da Monarquia começaram a agir?

O movimento republicano no rio Grande do Norte e  a crise da monarquia
O movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia

Depois de muita luta os republicanos conseguiram em 03 de dezembro de 1870 publicar o Manifesto Republicano que, sintetizando a média do pensamento republicano, iria servir de base e ponto de aglutinação para os clubes republicanos que, a partir daí, foram sendo fundados em diversas cidades do País.

  • Quando a Europa estava em crise contra a monarquia
  • Quando o povo cansou do abuso de poder da Monarquia Brasileira
  • Quando o Rei decretou a Derrama em Minas Gerais

O Manifesto foi assinado por cinquenta e oito pessoas, entre as quais alguns nomes se destacaram mais tarde, quer na propaganda, quer na direção do Partido Republicano.

Entretanto, a maioria dos signatários nem sequer deixará rastros depois de o terem assinado. Dos cinquenta e oito assinantes, doze eram advogados, oito jornalistas, nove médicos, quatro engenheiros, dois professores, três funcionários públicos, nove negociantes e um fazendeiro.

Quando aconteceu a primeira tentativa de unificação dos republicanos?

O movimento republicano no rio Grande do Norte e  a crise da monarquia
O movimento republicano no rio Grande do Norte e a crise da monarquia

Em 1875, com o objetivo de conseguir a unificação dos republicanos, inclusive de outras províncias, foi fundado o Clube Republicano Federal. Para participar do mesmo, não era suficiente aderir ao Manifesto de 1870, era necessário ainda assinar um “Termo de Adesão “ uma espécie de juramento solene no qual o sócio se compromete.

A “livre e espontaneamente abjurar o sistema monárquico do governo”.
Com a fundação do Clube Republicano Federal, recrudesceu a propaganda republicana. Novos jornais começaram a surgir: “O Brasil Americano” , “A Lanterna”, “O Amigo do Povo “( este último mais tarde passou a se chamar “A República”).

Esses movimentos conseguiram seu objetivo depois da Revolução pernambucana que teve o custo de varias vidas dos líderes que sempre são lembrados com feriados locais e com suas histórias sendo contadas em museus e monumentos espalhados pela cidade do Recife.

Quero aprender mais sobre o movimento republicano no rio Grande do Norte!

Aprender sobre acontecimentos históricos relacionados ao RN é sempre uma oportunidade de crescimento, este é um estado que esteve diretamente envolvido com varias das principais mudanças e fatos marcantes da historia Brasileira.

Se você gostou de aprender um pouco sobre a historia do RN e quer aprender ainda mais sobre assuntos Históricos, turismo, cultura e muito mais, leia também nosso artigo sobre: Disputas entre povos e a consolidação do domínio Português no RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.