+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo

1

Hoje nós vamos falar sobre o Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo, um dos atrativos mais conhecidos do Rio Grande do Norte. 

Se você está vindo conhecer a Terra do Sol e nunca ouviu falar no Cajueiro de Pirangi,  não sabe o que está perdendo, esta incrível atração simplesmente não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem quando você vier conhecer além da cidade de Natal Rio Grande do Norte.

Temos certeza que depois de ver este artigo você vai querer ver o Cajueiro bem de pertinho. Não vai perder a oportunidade de ver pessoalmente esta árvore única que não vai encontrar em nenhum outro lugar do mundo, certo?

E além disso,  pertinho do Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo fica uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte, o que significa que você pode fazer dois passeios em uma única ocasião!

Portanto, se você não conhece o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo ou simplesmente quer saber mais sobre essa árvore incrível vem com a gente agora!

Vamos lá? 

Conheça o Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo

Natal RN é  uma cidade Incrível repleta de atrativos,  por aqui são muitos os pontos turísticos para você conhecer e igualmente variados diversos passeios que tiveram para praticamente qualquer lugar do Rio Grande do Norte.

Cajueiro de Pirangi
o Maior Cajueiro do Mundo
Mirante do Cajueiro de Pirangi. Foto: Carlos Henrique.

Um desses passeios que você pode fazer na capital Potiguar é aquele que te leva para conhecer o Cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo.

Mesmo que você não queira comprar  esse passeio, talvez de depois passar  por lá com o seu grupo de viagem, o que não é difícil já que o Cajueiro é de fácil acesso e passagem para quem vai conhecer parte das nossas praias do litoral sul.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto?  Então não deixe de ver esse artigo até o final!

E vamos começar falando para você alguns detalhes que vão te ajudar a entender porque essa é simplesmente uma das árvores mais incríveis de todo mundo!

Acompanhe a seguir.

Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo: uma grande árvore!

O cajueiro de Pirangi, o maior cajueiro do mundo é uma árvore gigante  que está localizado na linda Praia de Pirangi do Norte, no município de Parnamirim.

Cajueiro de Pirangi. Foto: foto assistentedeviagem.

Esta árvore extraordinária cobre uma área de aproximadamente 8 500 m², totalizando um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas.

O seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros de tamanho normal, é um verdadeiro bosque para quem vê de longe ou passeia debaixo dele!

Uma história local conta que este incrível cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira. Este pescador teria morrido com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.

Não estamos exagerando quando dizemos que o Cajueiro de Pirangi parece um verdadeiro Bosque. Realmente para quem nunca veio a este Cajueiro e não sabe que é uma árvore só, parece que está vislumbrando um parque repleto de árvores.

Vamos te ajudar a entender melhor porque o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo é uma árvore só,  e que na verdade quando você caminha pelo Cajueiro você está caminhando entre os diferentes lugares da mesma árvore! 

O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias genéticas. 

A primeira delas faz com que, em vez de crescer para cima, os galhos do cajueiro cresçam para os lados. E assim,o tempo passa e por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. 

É aqui acontece o segundo fato interessante sobre a árvore. A segunda anomalia.

Os galhos do cajueiro, ao tocar o solo, começam a criar raízes, passando então a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. 

Portanto, o tronco do cajueiro de Pirangi se divide-se em cinco galhos, sendo que quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos dando origem ao gigantismo da árvore. 

Poucas pessoas notam essa curiosidade, mas somente um dos galhos teve um crescimento normal, e parou de crescer após alcançar o solo, e os potiguares que vivem por ali esse galho de “Salário Mínimo”. As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.

Décadas atrás, nos idos tempos de 1955, a histórica revista O Cruzeiro batizou o cajueiro de “O Polvo” e definiu o fenômeno como uma sinfonia inacabada de “galhos lançados em progressão geométrica”. 

Cajueiro de Pirangi. Foto: Wikimedia.

Naquela época,  o Cajueiro de Pirangi possuía uma área total de 2.000 m².  

E apesar do seu enorme tamanho ele se tornou o maior cajueiro do mundo 1994, quando entrou oficialmente para o Guinness Book O Livro dos Recordes mundiais catalogado como o maior cajueiro do mundo e a maior árvore frutífera do mundo. 

Qual a distância do Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo para a cidade de Natal RN?

Este é um ponto turístico muito próximo a capital Potiguar, localizado na cidade vizinha de Parnamirim RN, o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo está apenas 12 km de distância da sua vizinha a Capital do Rio Grande do Norte.

O que causa a impressão de que o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo é na verdade um bosque e não árvore só?

O que dá essa impressão é a repetição  do processo de fixação dos galhos no solo ao criarem raízes, o que na realidade trata-se de dois cajueiros.  E uma curiosidade interessante sobre o Cajueiro e que poucas pessoas sabem, é que existem dois Cajueiros plantados ali: o maior, que sofre desta anomalia, e cobre aproximadamente 95% da área do parque, mas também há um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.

Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo: disputa do título

E se você está pressionado como o tamanho desse Cajueiro, saiba que ele acabou tendo de disputar o título de maior cajueiro do mundo com outra árvore enorme que também fica no Brasil! 

O cajueiro de Pirangi. Foto: Wikimedia.

No dias atuais, o título de maior cajueiro do mundo está sendo ameaçado, pois recentemente surgiu a concorrência do Cajueiro-rei do Piauí, que fica no município de Cajueiro da Praia, no estado do Piauí. 

Um estudo divulgado pela secretaria estadual de Turismo do Piauí em fevereiro de 2016 afirma que o cajueiro piauiense tem 8 800 m², enquanto o do Rio Grande do Norte tem 8 500 m².

Mas, vamos combinar que esta diferença não é muito relevante para os visitantes,  não importa tanto saber se o Cajueiro de Pirangi é alguns metros maior ou menor que o Cajueiro de Piauí, essa árvore vai continuar sendo incrível e com certeza se manterá como um dos pontos turísticos mais visitados de todo o Rio Grande do Norte por muito tempo! 

E de qualquer modo, ambas as árvores ficam no Brasil,  uma evidência dos locais extraordinários que existem em nosso país, e da vitalidade da nossa natureza!

Outra questão polêmica é a poda do cajueiro que divide a opinião da população.  Essa questão é polêmica devido ao fato do Cajueiro está invadindo uma das pistas que dá acesso ao litoral sul do estado, a tradicional Rodovia conhecida como Rota do Sol. 

Muitas pessoas  acham que mesmo que o Cajueiro esteja causando problemas em alguns pontos da Estrada da Rota do Sol, não deve ser podado, inclusive temem perder o título de maior cajueiro do mundo por causa disso.

Portanto, na questão da poda do Cajueiro,  existem aqueles são a favor e aqueles que são contrários.

Aqueles que defendem a poda do Cajueiro afirmam como o seu principal argumento de que com a poda realizada, o trânsito da Rota do Sol, iria fluir melhor,  e fazem essa afirmação mediante o fato de que o Cajueiro está invadindo a pista em alguns pontos da estrada e ocasionando um congestionamento do trânsito no local em horários de pico. 

E alguns moradores que têm suas residências na área próxima ao Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo, também temem que a árvore avance em direção a suas casas, criando problemas em seus terrenos e até mesmo na infraestrutura dos imóveis.

Os que são contra a poda do Cajueiro afirmam que isso pode trazer problemas da árvore que pode acabar tendo algum comportamento inesperado, e até mesmo morrendo em decorrência da poda.

Assim, essas pessoas temem que o Cajueiro venha a desaparecer e causar um grande prejuízo tanto à cultura Potiguar quanto ao turismo na região, já que este é sem dúvida alguma o principal atrativo da praia de Pirangi em Parnamirim RN.

Como alternativa para solucionar esse problema,  no dia 15 de dezembro de 2012, foi inaugurado um caramanchão ao longo da Av. Dep. Márcio Marinho,  para fazer com que os galhos da árvore fiquem suspensos por cima da avenida.

Assim a questão foi solucionada de uma forma que sanou as preocupações e problemas daqueles que defendiam a poda da árvore e também deixou contente aqueles que eram contra a cortar os galhos do Cajueiro.

De qualquer modo para você que é visitante quero te conhecer o Rio Grande do Norte esse ponto turístico  continua sendo uma Parada obrigatória durante a sua visita!

Confira outras dicas interessantes sobre o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo a seguir.

Qual a diferença de tamanho do Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo para o Cajueiro de Piauí?

Em conformidade com os resultados feitos pela secretaria de turismo do Piauí, o piauiense  seria 300 m² maior que o potiguar, tornando-se possivelmente o “maior cajueiro do mundo”.

Como foi sanada a questão de podar o maior cajueiro do mundo, o cajueiro de Pirangi?

O cajueiro não foi podado, e para sanar os problemas do crescimento da árvore sobre avenida da Rota do Sol, construiu-se o caramanchão ao longo da Av. Dep. Márcio Marinho.

O que fazer no Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo

Agora que você já conhece o maior cajueiro do mundo o Cajueiro de Pirangi,  e já conhecer os fatos curiosos que explicam o porquê esta árvore é tão extraordinária, está na hora de nós falarmos para você tudo o que você pode fazer para se divertir e aproveitar o Cajueiro.

Praia de Pirangi do Norte. Foto Canindé Soares.

O primeiro aspecto a seleção para que o Cajueiro de Pirangi está localizado em uma das praias mais bonitas do Rio Grande do Norte, a praia de Pirangi é um cenário Fantástico que você também vai poder aproveitar quando vir conhecer o Cajueiro.

E além da praia você vai poder passear por entre os galhos do Cajueiro nas diversas passarelas que foram construídas permitindo que você transmite por toda a árvore como se estivesse em um parque arborizado.

É um ambiente bem tranquilo e calmo, com sombra, que você poderá desfrutar com sua família um grupo de amigos ou até mesmo sozinho caso esteja viajando desacompanhado. 

E depois de circular por todo o Cajueiro você vai poder subir em Mirante, que te dá uma visão única da árvore toda e fica acima da sua copa permitindo que você faça registros incríveis da sua viagem e aprecie à vista.

Subir no Mirante  do Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo é um dos pontos altos do seu passeio.

É do Alto do Mirante do cajueiro de Pirangi que o visitante tem uma  compreensão do tamanho desta árvore extraordinária, ao vislumbrar toda sua Copa e pensar enquanto aprecia essa linda paisagem, que tudo que está vendo a sua frente se trata da mesma árvore!

Muitas pessoas só acreditam que é uma única árvore neste momento ao terem o impacto da visão do cajueiro apreciado do alto do mirante. 

Como chegar até o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo?

É bem fácil de chegar até o Cajueiro saindo da capital Potiguar Natal RN. Caso você esteja hospedado na Praia Ponta Negra, o ônibus da LINHA Tabatinga/ Pirangi deixa o passageiro na entrada do cajueiro.

Quanto custa para conhecer o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo?

Para visitar o maior cajueiro do mundo, é necessário pagar uma taxa de R$ 8,00 reais por pessoa. O valor é utilizado na manutenção do ponto turístico. se você quiser pode optar por uma visita guiada que vai incluir explicações sobre o maior cajueiro do mundo e também histórias e lendas locais relacionadas a árvore. Uma forma de deixar o seu passeio pelo Cajueiro de Pirangi ainda mais divertida!

Pirangi do Norte. Foto: Wikemedia.

E lembre-se: à apenas 50 metros do cajueiro, está a linda Praia de Pirangi do Norte, onde você pode também fazer um excelente passeio. Essa praia tem uma excelente infraestrutura turística com restaurantes e quiosques,  barracas na praia e até mesmo hotéis e pousadas ao seu redor!

O que mais posso fazer no Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo para me divertir?

Na saída da sua visita ao maior cajueiro do mundo o Cajueiro de Pirangi você vai poder fazer compras em uma feira de artesanato local. A feirinha como é conhecida pelos visitantes locais vende lembranças de viagem que incluem castanhas de caju, camisetas e outros itens do artesanato local exclusivos.

São lembranças perfeitas da sua viagem ou presentes perfeitos caso você queira levar uma lembrancinha da sua viagem para alguém que não pôde vir com você. 

Cajueiro de Pirangi, o Maior Cajueiro do Mundo: Dicas finais

Conhecer o Cajueiro de Pirangi o maior cajueiro do mundo é um passeio imperdível que todo o visitante que vem até o Estado do Rio Grande do Norte e precisa fazer ao menos uma vez!

Vale muito a pena fazer este passeio para ter um contato mais próximo com a natureza e um entendimento mais profundo de como o meio ambiente pode ser curioso e produzir fenômenos deslumbrantes como este Cajueiro.

A nossa dica final é que você não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência principalmente se você estiver vindo viajar em época de férias de verão e carnaval!

É interessante também fazer as suas reservas com antecedência caso você queira viajar no mês de festa junina pois este evento é muito popular no Rio Grande do Norte e os hotéis lotam em ambas as épocas do ano.

E antes que você vai embora aproveite para conhecer os melhores passeios do Rio Grande do Norte no nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

1 comentário
  1. Junior Diz

    Olá tudo bem? Precisei deixar esse comentário pra dizer que amei seu site.

    Muito conteudo de qualidade mesmo. Continue assim!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.