+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Mossoró Rio Grande do Norte

4

Mossoró Rio Grande do Norte é um município situado a situado no oeste Potiguar, Região Nordeste do país. Ocupa uma área de aproximadamente 2 100 quilômetros quadrados e tem muito charme a oferecer!

É o maior município em área do estado, e sua população foi estimada em 297 378 habitantes, pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. São muitas pessoas prontas a receber de braços abertos os visitantes.

Quer saber o que tem por aqui? Vem com a gente!

Mossoró Rio Grande do Norte

Mossoró hoje é uma cidade muito charmosa com um povo acolhedor com muitas atrações a serem conhecidas pelos visitantes como o Lajedo da Soledade, além de vários museus, bares, restaurantes e o Teatro municipal, que sempre tem ótimos espetáculos.

Mossoró Rio Grande do Norte.

O relevo do município tem altitudes predominantes abaixo de cem metros, é formado pela Chapada do Apodi, a Depressão Sertaneja São Francisco, depressão sublitorânea e planícies fluviais. Por aqui o visitante irá se deparar com uma geografia única, além de muita história!

São muitos atrativos em uma cidade interiorana linda. Quer ver mais? Acompanhe a seguir.

1. Mossoró Rio Grande do Norte – a capital cultural do estado

A cidade de Mossoró Rio Grande do Norte leva o título de  capital cultural do estado, e isso não é atoa, sendo conhecida também como o lugar que resistiu às investidas de Virgulino Lampião. 

Rio Mossoró. Foto de George Vale.

E a povoação por aqui é uma das mais antigas do estado e do Brasil. Em torno do ano de 1600 acredita-se que, pela primeira vez, o território que hoje corresponde ao município de Mossoró teria sido povoado. Sabe-se do fato através de cartas e documentos históricos que mencionam as salinas da região.

Portanto, foi o sal o primeiro grande atrativo que levou os colonizadores portugueses a ocuparem o local. Mossoró cresceu aos poucos. Já o durante o século XVIII, às margens de um rio, várias fazendas instaladas por proprietários vindos de outras regiões.

Quando ao nome da cidade, não se sabe exatamente porque ela foi chamada assim.Conta-se que o nome provém de “Monxoró”, nome atribuído aos primeiros indígenas que habitavam a região, mas a origem não é totalmente comprovada.

Mas, muitas dessas povoações em Mossoró não eram definitivas, as pessoas vinham para trabalhar e acumular algum dinheiro, retornando depois para suas cidades de origem. Acredita-se que o primeiros a se estabelecer aqui de forma definitiva em suas propriedades foram as famílias Gamboa, Guilherme e Ausentes.

Inicialmente, habitaram próximos as margens do Rio Mossoró, e aos poucos foram se espalhando para outros locais. No século XVIII, mudou-se para o mesmo lugar o sargento-mor português Antônio de Souza Machado e sua família movidos pelo desejo de realmente povoar Mossoró.

A família, devota de Santa Luzia, mandou construir uma capela para a santa, um dos marcos fundamentais ao surgimento de Mossoró. Foi somente em 15 de março de 1852, a lei n° 246 concedeu autonomia ao povoado de Mossoró, que foi elevado à categoria de vila, desmembrando-se de Assu.

Dela para cá a cidade cresceu muito e a capela de Santa Luzia foi demolida e reconstruída para se tornar uma igreja matriz, em 1862

Qual a distância de Natal para Mossoró?

Mossoró Rio Grande do Norte não é muito próxima da capital, pois é uma cidade do interior do estado que dista 281 quilômetros de Natal. Localizada entre duas capitais, Natal e Fortaleza, às quais são ligadas pela BR-304, Mossoró é uma das principais cidades do nordeste.

Estrada de Acesso a Mossoró. Foto pro Canindé Soares.

Apesar da distância, quem vem a Mossoró Rio Grande do Norte não se decepciona, as salinas, a festa junina, os encantos naturais como o Lajeado, são apenas dos motivos para o visitante conhecer o lugar!

Portanto, por aqui não falta o que ver, fazer a aprender. A cidade é linda, cheia de locais históricos, atrativos culturais e naturais.

2. Mossoró Rio Grande do Norte – o que tem bom em Mossoró?

São muitos os destaques turísticos do local. São muitos os atrativos culturais, históricos e belezas naturais para ver! Mossoro hoje é um verdadeiro centro de turismo do estado potiguar!

Centro de Mossoró.

O Teatro Municipal Dix-Huit Rosado – Mossoró, é um ótimo local a ser visitado, um dos principais atrativos culturais da cidade. O lugar é climatizado e tem um ambiente aconchegante, recebendo muitas peças e espetáculos que entretém moradores e visitantes.

O teatro fica na Avenida Rio Branco, no corredor cultural da cidade. Alias, nessa avenida estão localizados os principais pontos culturais locais e é onde acontece a maior parte dos eventos de Mossoró também.

Um dos maiores destaque da cidade de Mossoró são as festas juninas. É uma das maiores festas juninas do país e a maior do Rio Grande do Norte! Com apresentações musicais que englobam um pouco de todos os ritmos musicais do estado, os atristas locais são valorizados.

Outro destaque da cidade são as salinas. Mossoró é uma das seis cidades que produzem sal no estado potiguar. Aliás, o Rio Grande do Norte é responsável por  97% da produção de sal do Brasil.

E Mossoró ainda possui o único Museu do Petróleo do país! O museu fica na antiga estação ferroviária da cidade que embora não funcione mais se transformou em um amplo espaço para realização de eventos culturais.

A Estação das Artes como é conhecida, é um dos locais que o visitante não pode deixar de ver por aqui!

E claro, em Mossoró também tem ótimos bares, restaurantes, hotéis e pousadas. A infraestrutura turística é ótima, nao deixando nada a desejar.

Mas, e quais as Praias de Mossoró?

O município de Mossoró é uma cidade interiorana que não tem praias, mas isso não haja belezas naturais por aqui.

Sítio arqueológico Lajeado de Soledade.

O Lajeado de Soledade em Mossoró dá abrigo sob a rocha há dezenas de pinturas rupestres e fósseis, que compõem grande parte da atração turística do local. É um misto de natureza e história do desenvolvimento da civilização humana que o visitante só encontra em Mossoró.

Poucos sabem, mas o Lajedo de Soledade já foi fundo do mar. É uma formação calcária que data de milhões de anos atrás. Pelas rochas do Lajeado o homem primitivo deixou sua marca em pinturas rupestres.

Portanto, pelo local há muito que ver, não esqueça de levar sua câmera fotográfica!

Mas, se você quiser saber mais sobre as praias potiguares, que tal conhecer um pouco sobre Pipa   e São Miguel do Gostoso ? Divirta-se!

Mas, não esqueça de reservar um tempo para conhecer Mossoró! Para saber mais sobre o que acontece por aqui você pode acompanhar o jornal Mossoro Noticias.

Mas, se você está preocupado com o clima, por aqui o que predomina é o semi-árido, caracterizado por uma estação chuvosa nos meses de janeiro a maio. A temperatura média anual é de 28,5 °C, com mínima de 22 °C e máxima de 35 °C. É verão o ano todo!

Mossoró Rio Grande do Norte

A Estação das Artes, o Museu do Petróleo, o Lajeado de Soledade, o Teatro Municipal, são muitas coisas boas e lindas em Mossoró! Aproveite e de uma olhada também no nosso Guia Completo de Passeios. Planeje suas férias junto com a gente.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.