+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Morro do careca

0

Natal é um destino muito procurado por quem quer curtir as férias em um lugar bonito e relaxar um pouco. A capital potiguar é famosa pela beleza única de suas praias, apresenta atrações para todas as idades e reúne pontos turísticos com muitas histórias para contar.

Quem visita Natal não pode deixar de conhecer um dos melhores lugares de lá, a Praia de Ponta Negra. Quer saber o que ela tem de tão especial? Então dá uma olhada neste artigo que preparamos para mostrar o quão bela é essa praia.

Morro do careca
Morro do careca

O morro é parada obrigatória para aqueles que visitam a capital do Rio Grande do Norte. Antigamente, o morro era muito visitado para a prática de esquibunda, modalidade em que a pessoa desce com grande velocidade a duna em uma prancha ou para ver o pôr-do-sol e uma vista panorâmica de Natal.

Mas, desde a década 1990, o Morro do Careca está desativado e com uma cerca de proteção que impede a visitação e pratica de atividades. Isso porque é preciso que se preserve a mata de restinga que está ao redor do morro que estava sendo devastada.
E também a movimentação de pessoas, em especial as descidas de esquibunda, fazia com que a areia descesse, o que contribuía para que a altura do morro diminuísse.

Por que morro do careca?

Essa duna tem 107 metros de altura e recebeu o nome porque há uma vasta faixa de areia em meio a dois lotes de vegetação e quando é observada ao longe, assemelha-se bastante à careca de uma pessoa. O morro foi o principal atrativo da região sul de ponta Negra até a década de 90.

Morro do careca
Morro do careca

Pessoas vinham para cá praticar o esquibunda ou apenas para observar a paisagem. Foi por muito tempo, o ponto preferido dos natalenses para ver o pôr-do-sol da capital. O motivo da interdição foi apenas com a intenção de preservar a restinga, vegetação abundante nessa área e que estava sendo destruída pelos visitantes.

Qual a história do Morro do Careca?

Você sabia que a extensão da duna, de 107 metros, corresponde a um prédio de 32 andares? Agora, a região encanta pela paisagem que oferece aos turistas, mas também já foi local perfeito para admirar uma vista panorâmica de Natal e praticar o skibunda brincadeira em que as pessoas descem o morro deslizando sobre a areia.

Por mais que a atividade fosse muito divertida, a visita dos turistas passou a comprometer as características naturais da região, já que a areia descia com a prática e, por isso, o morro diminuía. Além do mais, a mata de restinga ao redor da duna não era preservada.

Morro do careca

Devido a tudo isso, o acesso foi proibido na década de 1990. Atualmente, existe uma cerca de proteção que impede a visitação, mas isso não limita a possibilidade de ainda apreciar a beleza do local.

As curiosidades sobre o Morro do Careca?

A principal curiosidade sobre a duna tem a ver com o seu nome. A faixa de areia entre as duas regiões com vegetação explica a brincadeira: vista de longe, há quem compare a ausência de vegetação na área da duna à cabeça de uma pessoa careca.

Para os próximos anos, a ideia é abrir a região para visitação preservando o meio ambiente, é claro e construir ali um bondinho no qual os turistas poderão sair da praia de ponta negra e ir até o alto do morro. Essa é uma medida que tem como objetivo fomentar ainda mais o turismo na região, mas que ainda não foi implementada.

O Morro do Careca tem muita história para a população de Natal, e é um lugar perfeito para quem quer conhecer um pouco mais da cidade e ver de perto as maravilhas que a região tem a oferecer. Além de ver a duna, é possível ir a praias variadas na redondeza da confortável Ponta Negra à linda Praia das Tartarugas.

De zona de proteção ambiental para monumento natural?

Quando foi interditado, o Morro do Careca levava o título de uma Zona de Proteção Ambiental, tendo acesso apenas permitido aos órgãos competentes. Já em 2011, o Conselho Estadual de Meio Ambiente, o Conema, mudou essa categoria para Monumento Ambiental.

Morro do careca
Morro do careca

Isso aconteceu com a intenção de reestruturar o Morro do Careca e transformá-lo novamente em um ponto de visitação para turistas e moradores de Natal. Além de elevar a categoria do principal cartão-postal da capital, há uma preservação maior na vegetação e formação natural da duna.
Para a Copa de 2014, foi cogitada a ideia de construir um bondinho que daria acesso à duna até o seu topo, mas o projeto ainda não saiu do papel.

Como posso desfrutar do morro do careca?

Por ser uma região preservada e com fiscalização controlada, o acesso à área que se esconde atrás do Morro do Careca é quase que impossível. Contudo, com o aluguel de lancha ou outras embarcações dá para conhecer as lindas praias que há por aqui. A Praia das Tartarugas é a única que dá para ser visitada, mas não possui estrutura, sendo completamente deserta.

A passagem e parada por aqui é feita apenas por barqueiros que fazem a travessia entre a praia de ponta negra e Pirangi. Não há sequer um turismo explorado. Caso queira conhecer, alguns barcos e lanchas podem ser alugados para o circuito.

Desvendando os segredos

Da região costeira de Natal é possível ver somente a parte da frente do Morro do Careca, sendo quase impossível acessar a área que fica escondida atrás da duna.

No entanto, alguns barqueiros fazem o trajeto a partir da praia de Ponta Negra, e com um barco é possível contornar o morro, encontrando, do lado de lá, uma faixa de areia completamente deserta.

O seu pedaço mais conhecido é chamado de Praia das Tartarugas, um lugar paradisíaco que não oferece nenhuma estrutura turística, sendo apropriada apenas para quem está buscando uma aventura totalmente natural.

A Praia da Tartaruga ainda é boa para a prática de surfe, com ondas altas e mar agitado. Mas o lugar ainda é tão desconhecido que é difícil até de encontrar relatos e fotos na internet das áreas escondidas atrás do Morro do Careca.

Onde se localiza a praia de ponta negra?

Impossível falar do morro do careca sem falar da praia de ponta negra, um lugar deslumbrante e com este artigo você já vai ficar por dentro das informações para ter acesso a ela.

Não é difícil entender o que leva Natal a ser uma das 10 cidades mais visitadas do Brasil. A demanda turística da capital do Rio Grande do Norte é de quase 3 milhões de pessoas por ano, sendo o terceiro destino de preferência no Nordeste perdendo apenas para Salvador e Fortaleza. E seu ponto de maior interesse é a Praia de Ponta Negra.

Localizado bem na “esquina” do Brasil, o território potiguar vem sendo invadido por um número cada vez maior de turistas nos últimos tempos. Suas belas praias, muitas delas ainda parcialmente intocadas e com natureza preservada, se tornaram alvo de quem busca sossego nas férias como as pequenas vilas rústicas ainda sem tanta estrutura, como Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso.

Mas aos visitantes que ainda curtem uma cidade maior com muitas atrações, a própria Natal oferece maravilhas que não passam despercebidas.

Morro do careca e muito mais!

Se você gostou das nossas dicas sobre o que ver quando visitar o morro do careca e quer aprender ainda mais sobre esse estado lindo, aproveite para ler nosso artigo sobre: Praia dos Artistas Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.