+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Montanhas RN

0

Hoje vamos apresentar para você a cidade de Montanhas RN, mais um do município do Rio Grande do Norte para você conhecer!

O Rio Grande do Norte é repleto de cidades encantadoras cheias de pessoas carismáticas e atrativos naturais e históricos para serem conhecidos.  Muito além de sua faixa Costeira, temos orgulho em dizer que o estado Potiguar tem tem um interior tão bonito e acolhedor quando seu litoral.

Pouco a pouco vamos apresentando para você a Estrada do Rio Grande do Norte aqui no nosso site Mais Natal, assim você pode conhecer um pouquinho mais a cada nesse estado tão amado pelos brasileiros, a nossa Terra do Sol!

Prontos para embarcar conosco nessa jornada por Montanhas RN? Então vem com a gente agora!

Conheça Montanhas RN

Montanhas RN é um município que fica pertinho da capital Potiguar Natal Rio Grande do Norte.

Montanhas RN. Foto: Jaílson Cordeiro.

É uma cidade pequena, que se estende por 82,2 km² e contava com 11 413 habitantes no último censo. Sua a densidade demográfica é de 138,8 habitantes por km² no território do município.

Montanhas RN é um município vizinho de Pedro Velho, Jacaraú e Nova Cruz. A cidade está localizada a 16 km a Sul-Leste de Nova Cruz, que é a maior cidade nos arredores.

Portanto, é super fácil para você dar uma passadinha nessa cidade, que  é também fica bem pertinho do município de Nísia Floresta, onde ficam muitas das mais conhecidas Lagoas em Natal.

E hoje nós vamos conhecer mais sobre esse município que é famoso pelas suas festas,  ocasiões que atraem muitos turistas todos os anos.

Vamos lá?

Montanhas RN –  um pouco de história

Assim como outros municípios do Rio Grande do Norte, a sua história também se inicia durante o período colonial do Brasil.

montanhas RN
Localização de Montanhas no Rio Grande do Norte. Foto: Wikipedia.

Foi em um dia 4 de dezembro no ano de 1754, que o padre José Vieira Afonso recebeu uma sesmaria na Lagoa das Queimadas, às margens do Rio Curimataú.  O padre começou então o povoamento do lugar.

Nessa época é muito comum a concessão de sesmarias,  pois as terras do interior do Brasil precisavam ser ocupadas.

No entanto, essa não é era uma tarefa fácil e exigia desbravadores dispostos a encarar as matas virgens, encontrar áreas cultiváveis e locais para construir residências, dando início a novas cidades.

O nome inicial da povoação foi Queimada, escolhido em alusão a prática da queima inicial dos aceiros para a fundação de plantios. Contudo, a Lagoa de Queimadas mudou de nome no século XIX, passando a se chamar Montanhas, numa referência direta à sua localização. 

E assim o nome Lagoas de Montanhas RN foi mantido para o povoamento que ali se iniciou e deu origem a este município.

O povoado de Lagoa de Montanhas alcançou progresso em razão da fertilidade de suas terras, as quais sempre asseguram uma grande produção de cereais. 

E com a chegada da estrada de ferro, que interligou toda a região à capital do Estado, ocorrida no ano de 1882, o povoado cresceu ainda mais.

A povoação de Lagoa de Montanhas foi considerada oficialmente como um distrito do município de Pedro Velho, em outubro de 1938. 

Confira outras informações interessantes sobre a história de Montanhas RN a seguir.

Quando o município de Montanhas RN foi emancipado de Pedro Velho e se tornou uma cidade independente do Rio Grande do Norte?

Esse fato aconteceu no dia 8 de janeiro de 1962,  em conformidade com a Lei nº 2.727, que desmembrou o distrito de Lagoa de montanhas do município de Pedro Velho e se tornou município. O nome Lagoas de montanha foi mantido e só foi alterado no dia 20 de julho de 1963, quando o município passou a se chamar definitivamente Montanhas.

Qual o clima predominante em Montanhas RN?

A Lagoa de Montanhas,  em torno da qual se desenvolveu a cidade, sempre teve um clima agradável e ameno, a ponto de ser considerada a Suíça do Agreste. O clima é o tropical chuvoso com verão seco estação chuvosa adiantando-se para o Outono.

Montanhas RN: turismo

O principal destaque turístico da cidade de Montanhas RN são as suas festas,  realizadas todos os anos é que já começam no mês de janeiro no Dia de Reis. 

Montanhas RN. Foto: Jaílson Cordeiro.

Em 06 de janeiro a cidade celebra a tradicional festa do Dia de Reis, um exemplo de manifestação religiosa da cultura local, que conta com eventos como missas tradicionais  e a conhecida Vaquejada.

A festa do Dia de Reis é uma das comemorações mais tradicionais do Nordeste,  as pessoas se enfeitam com roupas típicas, são feitas as profissões e acontece também a vaquejada, com os típicos Vaqueiros nordestinos.

Essa festa atrai muitos visitantes todos os anos, verdadeiras  multidões que vem participar das comemorações religiosas festivas desse dia.

Depois, em fevereiro tem o tradicional carnaval da cidade, que é comemorado em data móvel.

E durante o mês de junho às comemorações não param com a festa junina e a celebração do Padroeiro da cidade. Esse é o mês mais festivo do ano em Montanhas RN.

No mês seguinte,  no dia 20 de Julho a cidade celebra o seu aniversário. Nesse dia é feito uma grande comemoração que dura desde manhã até à noite, e conta com várias modalidades esportivas, shows de calouros, tradicional pau-de-sebo dentre outras atividades.

As festas em julho terminam com a partilha de um bolo gigante, cuja quantidade de metros é igual a idade da cidade. 

No mês agosto ocorre a tradicional Vaquejada Parque Manoel Januário (ocorrida em data móvel) e em 13 de dezembro a última grande festa local em honra a Santa Luzia, comemorado no Sítio Ingá.

E é claro,  a cidade e termina o ano festejando o Natal, com as comemorações tradicionais da época  e também celebra o Ano Novo com comemorações tradicionais que incluem fogos de artifício.

se você quiser conhecer Montanhas RN vai encontrar várias opções de pousadas e hotéis pela cidade,  mas caso prefira pode ficar em Natal RN sem problema algum e fazer um passeio bate-volta até aqui.

Confira outras informações interessantes sobre o município de Montanhas RN a seguir.

Quais as principais festas do mês de junho em Montanhas RN?

Por todo mês de junho acontece a comemoração em homenagem ao padroeiro do município, São João Batista, que conta com muitas festas  típicas da época junina, atos religiosos, muita fé e devoção. Celebra-se especialmente nos seguintes dias:

  • Dia 13: Festejos a Santo Antônio, comemorado no bairro cidade nova;
  • Dia 24: Festejos a São João, comemorado no centro da cidade;
  • Dia 29: Festejos a São Pedro, comemorado no bairro boa esperança;

Como chegar ao município de Montanhas RN?

O acesso rodoviário para Montanhas é realizado através da BR-101, em sentido Sul. Quando chegar no trevo de Canguaretama, entre à direita, na RN-269. Depois que passar o munícipio de Pedro Velho, precisa percorrer mais 9 km. 

Qual a distância do município de Montanhas RN para capital Potiguar Natal RN?

O município de Montanhas RN está uma distância de 103 Km da Capital do Rio Grande do Norte.

Montanhas RN: dicas finais

Se você quer aproveitar as festas de Montanhas RN, não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência, principalmente se você for vir para a tradicional festa do Dia de Reis ou para as celebrações juninas nos meses de junho e julho.

Brasão de Armas de Montanhas RN. Foto: Rocha Aranha

Aproveite também para conferir os melhores passeios do Rio Grande do Norte no nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.