+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Memorial Câmara Cascudo

0

O Memorial da Câmara Cascudo é um ponto turístico da cidade de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Está localizado perto da antiga catedral.

Memorial Câmara Cascudo

Tem como objetivo homenagear o maior historiador e folclorista do estado do Rio Grande do Norte e um dos maiores do país. E esse monumento foi a melhor maneira de homenagear Câmara Cascudo e fazer com que as pessoas soubessem mais sobre esse grande artista do Rio Grande do Norte. Foi instalado em 10 de fevereiro de 1987 em um edifício do século XVIII, construído para servir de sede do Royal Erário e, posteriormente, do Tesouro das Finanças, localizado na Praça André de Albuquerque, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Desde a sua construção até 1955, o edifício foi a sede da Delegacia Fiscal, um órgão do Ministério das Finanças. Entre 1955 e 1982, o edifício abrigou a sede do Exército e, em sequência, o recente Memorial. A partir de 10 de fevereiro de 1987, tornou-se o Memorial Câmara Cascudo (por iniciativa do jornalista Paulo Macedo), que é um dos locais mais visitados por turistas na cidade desde então.

Qual finalidade do Memorial Câmara Cascudo ?

O Memorial visa preservar e disseminar a vida e obra de Luís da Câmara Cascudo, abordando vários aspectos, com ênfase na biblioteca particular de Câmara Cascudo, com cerca de 10.000 volumes de diversos assuntos, como folclore, religião, história, biografias e romances, possui também pinturas que retratam momentos marcantes da vida de Câmara Cascudo. A biblioteca é considerada “rara” porque possui obras do início do século passado e livros em várias línguas. A maioria dos livros tem anotações na mão de Cascudo e dedicações dos autores. O edifício se destaca por ter uma estátua de Câmara Cascudo em cima de uma mão em frente à sua fachada.

Gostou da nossa matéria sobre o Memorial Câmara Cascudo ?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.