+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Martins – RN

0

Martins é um município brasileiro, localizado no estado do Rio Grande do Norte, a apenas 380 quilômetros da capital Natal.

Martins – RN

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o censo de 2010 possuía um território de 169 quilômetros quadrados e um total de 8.218 habitantes.

Em 1841

A cidade foi libertada de Portalegre. Na época, o nome era “maioria”, referindo-se ao golpe majoritário no ano anterior. Seis anos depois, o nome foi alterado para Imperatriz e, desde 1890, é definitivamente Martins, em homenagem a Francisco Martins de Roriz, fundador da igreja Nossa Senhora da Conceição (hoje a igreja de Rosário).

Martins está localizado a uma altitude de mais de 700 metros acima do nível do mar, e recebe o apelido de Princesa Serrana e Campos do Jordão do Rio Grande do Norte devido ao seu clima agradável (diferente do clima semiárido da região), atingindo 15 ° no mês mais frio C. Nesta época do ano, a cidade abriga um festival de comida de rua, considerado o maior festival do estado.

Martins é um dos principais destinos turísticos do interior do Rio Grande do Sul e se destaca entre os passeios de aventura. Possui a segunda maior caverna de mármore do país, com 100 metros de comprimento, e está localizada na Casa de Pedra. No campo cultural, além do festival gastronômico, a festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição, que durou do final de dezembro ao início de janeiro, também é muito atraente.

Mais da história do município

Em 20 de julho de 1736, o capitão-chefe da Aldeia de São João Apodi dos Tapuias Paiacus (hoje Apodi), Aleixo Teixeira, obteve uma carta de data da terra sesmaria no topo da montanha, chamada Serra do Campo Grande Vila Grande), mais tarde conhecida como Serra da Conceição. Seis anos depois, Francisco Martins Roriz, morador da Ribeira do Jaguaribe, construiu uma montanha dedicada a Nossa Senhora da Conceição (atualmente capital do Ceará-Grande) na capital do Ceará-Grande É a capela da Igreja do Rosário) e ocupa a terra entre este pedaço de terra. Rios Apodi / Mossoró e Umari.

No fim de 1840

A diocese de Martins foi separada da diocese de Pau dos Ferros, e o padre Pedro José de Queiroz Sal tornou-se seu primeiro pároco . O estabelecimento da paróquia é um dos marcos da libertação política da cidade, que foi separada de Portalegre pela Lei Provincial nº 71 em 10 de novembro de 1841 e denominada Maioridade em homenagem à primeira maioria do Imperador Dom. Pedro II aconteceu no ano anterior.

Hoje, o município é composto pelo distrito de Martins, onde está localizada a sede do município, e pelo órgão administrativo da Salva Vida, instituído pela Lei Estadual nº 2792, de 11 de maio de 1962.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.