+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Marcelino Vieira – RN

0

Marcelino Vieira é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte, no nordeste do Brasil. Está localizado na área do Alto Oeste Potiguar, a 400 quilômetros a oeste de Natal, capital do estado superior. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua área é de 346 quilômetros quadrados, e a população do censo de 2010 era 8.265, tornando-se o 79º estado mais populoso do estado (entre 167 cidades).

Marcelino Vieira – RN

O nome do município foi libertado de Alexandria e Porto Rico (Pau dos Ferros) na década de 1950. É uma homenagem a Marcelino Vieira da Costa, agricultor e agricultor da Paraíba. Destacam-se na política. Um dos eventos mais importantes da cidade é Jegue Folia, um dos maiores carnavais sazonais do interior do norte do Rio Grande do Norte.

História do município

Correspondentes à atual cidade de Marcelino Vieira, os primeiros moradores da área foram índios panatis. Quando as famílias da Paraíba e Pernambuco se mudaram para a área (mais tarde conhecida como Passagem de Feijó), a área começou a emigrar e começou a criar gado, o que foi um fator importante no assentamento dessas terras.

Em 1861, o proprietário da fazenda Varzinha, Antônio Fernandes de Oliveira, conhecido como “Tenente de Varzinha”, doou um terreno de 60 hectares para a construção de uma capela dedicada a Santo Antônio, prometendo ao santo que sua família estivesse protegida da epidemia de cólera que espalhe aqui. As articulações sobre sua construção foram feitas pelo padre Bernardino José Fernandes de Queiroz, então vigário da paróquia Pau dos Ferros, a quem a capela estava sujeita, e em 1868 a capela recebeu uma foto de Santo Antônio. Em 1870, no final da epidemia, o governador sugeriu que a pequena cidade se chamasse Vitória, que se materializou. A vila se desenvolveu lenta e gradualmente até 1884. A primeira escola primária foi construída na vila.

Em 1890

A vila foi elevada à categoria de povoado e, dois anos depois, à categoria da vila, cujo nome foi alterado para “Panatis” em 1943, em homenagem aos habitantes originais desse lugar. Finalmente, em 24 de novembro de 1953, a Lei nº 909 separou partes do município de Alexandria e Pau dos Ferros, criando um novo município de Marcelino Vieira, com referência a Marcelino Vieira da Costa (1858–1938), agricultor, criador e agricultor Paraíba, do distrito de Quixaba. Uiraúna, que se mudou para o Rio Grande do Norte, morando no Sítio Aroeira, em Luís Gomes, também atuando como vice-estado. A instalação oficial da comuna ocorreu em 24 de janeiro de 1954.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.