+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Maior cajueiro do Brasil

0

O maior cajueiro do Brasil, essa frase vem com um pouco de polêmica pois alguns estados Brasileiros brigam para possuir esse título e acabam soltando varias informações inventadas pela internet que acabam tirando um pouco do mérito do verdadeiro cajueiro Rei é como é chamado o maior cajueiro do Brasil.

Neste artigo iremos falar sobre uma pequena disputa que aconteceu entre Piauí e o Rio Grande do Norte que acabou revelando onde está localizado o maior cajueiro do Brasil, essa história daria para ser contada em um livro de tão inusitada que é por isso nossa equipe resolveu dar um destaque a esse fato icônico.

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

Esse fato acabou levantando a curiosidade de muitas pessoas fazendo com que o turismo na área aumentasse muito, hoje é possível se hospedar em hotéis e fazer a visitação do cajueiro que é grandioso, e nas épocas de colheita do fruto você pode até pegar diretamente do pé e degustar durante a visitação.

Você tinha ideia de que o maior cajueiro do mundo fica no Brasil?

Sim, fica localizado na praia de Pirangi no município de Parnamirim, região metropolitana no estado do Rio Grande do Norte a 12 km da capital Natal. É um dos principais pontos turísticos para quem visita Natal.

A árvore recebeu o título de maior do mundo não foi a toa. São 8.500 metros quadrados ocupados pelo cajueiro de Pirangi. De acordo com estimativas, a planta produz cerca de 80 mil cajus por safra, o que dá mais de 2 toneladas e meias da fruta. Se fosse comparar com o tamanho e a produção de um cajueiro convencional, seria o equivalente à 70 árvores destas ocupando um mesmo espaço.

O feito da árvore gigante foi conseguido pelo pescador Luís Inácio de Oliveira, em 1888 e mesmo sem a aplicação de química, a planta cresceu descontroladamente e sem prováveis explicações. O pescador faleceu aos 93 anos e deixou um legado cultural incrível para a cidade.

Quais os cuidados tomados para cuidar desse cajueiro?

Os moradores locais são os mais preocupados com o bem estar desta árvore, vários pesquisadores também vivem estudando o cajueiro e tomando medidas para que ninguém venha destruir essa maravilha que a natureza entregou ao estado.

Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

Há alguns anos a poda do cajueiro de Pirangi vem causando polêmica entre os moradores da região. Muitos não são a favor de cortes e as principais justificativas são em relação a árvore ser única e também devido a possibilidade dela se desenvolver ainda mais com a poda.

A maior preocupação, porém, é porque os galhos da árvore passaram a invadir a Rota do Sol, uma via construída para melhorar o acesso às praias do Sul de Natal. Já pensando no desconforto causado por essa invasão que o governo do estado implantou em 2002 um caramanchão fazendo com que tais galhos fiquem suspensos na avenida.

Como é a visitação no cajueiro?

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

Por toda a área ocupada pelo maior cajueiro do mundo existem passarelas para que os turistas possam caminhar e conhecer todo o espaço.

Durante os meses de setembro a dezembro ainda existe a possibilidade de saborear os famosos cajus, pois é a época de frutificação da planta. Próximo ao maior cajueiro do mundo também existe um mirante onde você consegue avistá-lo por completo e tirar lindas fotos. As visitas podem ser guiadas.

Qual a maior polêmica sobre esse assunto?

Maior cajueiro do Brasil
Vista aérea do Cajueiro de Pirangi. Foto: Flickr/CMT LUZ

O cajueiro Norte-Rio-Grandense entrou no Livro dos Recordes em 1994 por possuir 8.500 m. Agora, o secretário estadual de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira, diz que vai tomar este titulo porque a árvore piauiense tem mais de 200 anos e possui 310 metros a mais do que o pé de caju potiguar.

“Já sabíamos que em Cajueiro do Praia existia o maior pé de caju do Piauí, mas o alerta de que este poderia ser o maior do mundo foi feito por um empresário que, pensando em investir na região, decidiu fazer uma topográfica da árvore e descobriu que ele media 8.810.

O maior cajueiro do Brasil e muito mais!

O RN é um estado cheio de maravilhas da natureza que são o motivo do turismo tão forte na região, então visitar esse estado lindo é uma aventura que você não pode perder.

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o maior cajueiro do Brasil e quer conhecer ainda mais sobre outros aspectos do turismo e da historia do Rio Grande do Norte, aproveite para ler também nosso artigo sobre: O que conhecer Natal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.