+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Macaíba RN

0

Você conhece a cidade de Macaíba RN?  Hoje nós vamos apresentar este município Potiguar e os seus atrativos.

Macaíba RN
Macaíba RN

O Estado do Rio Grande do Norte é repleto de cidades encantadoras,  cada uma tem seus próprios diferenciais, paisagens únicas e belezas diferenciadas. Conhecer melhor cada uma delas é uma delícia!

A cidade de Macaíba RN tem muitos atrativos naturais e também culturais para o militante conhecer.  Assim como outras cidades do Rio Grande do Norte, Macaíba RN é um lugar que vale a pena fazer uma visita!

Curioso para saber mais sobre este local incrível? Então fique conosco e acompanhe! 

Macaíba RN

Macaíba RN é um município Potiguar localizado na Região Metropolitana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. 

É o quinto município mais populoso do estado, ficando atrás somente de atrás apenas de Natal, Mossoró, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante,  com uma população estimada em 80000 habitantes no último censo realizado pelo IBGE.

Macaíba RN, cidade localizada às margens do Rio Jundiaí, é berço de muitos filhos ilustres, dentre eles Auta de Souza, poetisa; seu irmão Henrique Castriciano de Souza (ex-vice-Governador do Estado, Fundador da Escola Doméstica de Natal e da Academia Norte-riograndense de Letras); Dr. Octacílio Alecrim, escritor e um dos mais respeitados juristas do seu tempo, Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, professor, político, aeronauta inventor do dirigível balão.

Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, ex-Governador do Estado por dois mandatos; Augusto Tavares de Lyra, ex-Governador, ex-Ministro de Estado do governo Afonso Pena e um dos maiores oradores do Brasil.

Quanto ao seu território, o município tem uma área de aproximadamente 512,487  km². A cidade se destaca pelas suas paisagens naturais,  pela história e pela cultura local.

Como pontos históricos destacam-se o Solar do Ferreiro Torto, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São José (mais antiga da cidade), o Solar da Madalena, Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes e Solar Caxangá.

Vamos conhecer mais sobre a cidade de Macaíba RN a seguir.

1.  Macaíba RN –  História e Geografia local

O nome Macaíba foi dado por Fabrício Gomes Pedroza, fundador de Macaíba e detentor de uma das maiores fortunas do Rio Grande do Norte. 

Desde o seu nascimento a cidade foi muito importante para todo o Estado  Potiguar, sua importância reside dia e ainda resiste no fato de ficar estrategicamente posicionada a caminho Natal Rio Grande do Norte.

As boas condições o seu solo fértil assim como  os bons índices de pluviosidade permitiram que a agricultura e a pecuária se desenvolver sem com facilidade na cidade de Macaíba RN.

Até hoje a cidade é uma das mais prósperas do Estado. Inclusive,  a cidade de Macaíba RN já foi maior do que é hoje, pois do seu território desmembraram-se os municípios de São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante e parte de São Tomé.

No entanto, embora a sua posição estratégica  tenha favorecido o desenvolvimento de uma linha de transporte e de uma malha Ferroviária,  assim como o transporte de gado, acabou não favorecendo muito o desenvolvimento da economia local. 

O relevo do município com altitudes inferiores a cem metros, está inserido na depressão sublitorânea. Além disso, Macaíba RN possui grande parte do seu território inserido na bacia hidrográfica do rio Potenji, além da bacia do rio Piranji, sendo cortado pelos rios Grande e Jundiaí.

O seu clima é o Tropical chuvoso  e a sua temperatura média é de aproximadamente 26 °C (média máxima de 31 °C e mínima de 21 °C). Ou seja, a  cidade é quentinha o ano inteiro.

Confira outra ficou em atividades sobre a história de Macaíba RN a seguir. 

Qual foi o primeiro nome dado a cidade?

Antes de se chamar uma cariba a cidade eu levava o nome de Coité, em um referência a quantidade abundante deste tipo de vegetação que existe onde fica as cidades e em seus arredores.

Onde posso aprender mais sobre a história do Estado Potiguar?

Se você quer aprender mais curiosidade de fatos históricos sobre a Terra do Sol dá só uma olhada neste nosso outro artigo: História do Rio Grande do Norte.

2.  O que fazer em Macaíba RN?

Por aqui também tem muitas coisas pelo visitante fazer. Por aqui tem paisagens muito bonitas como o Poço dos Ecos e construções históricas,  além de museus.

Um dos destinos turísticos mais procurados da cidade de Macaíba RN é o destino turístico, o Solar Ferreiro Torto, construído no ano de 1614 que é tombado como Patrimônio Histórico pelo governo do Rio Grande do Norte.

O solar Ferreiro Torto  é muito bem localizado no centro da cidade  e encontra-se em excelente estado de preservação, o acesso é muito fácil e a entrada é gratuita proporcionando ao visitante uma verdadeira viagem no tempo.  

O local abriga um museu que conta a história da cidade e destaca a sua importância para o Rio Grande do Norte e pode ser visitado por qualquer um que foi até Macaíba RN.

E apesar do foco do museu estar no seus atrativos e Relíquias históricas guardados no seu interior,  a parte externa também surpreende os visitantes pela natureza exuberante e por conter um pedaço de vegetação de mangue.   Vale a pena conhecer! 

Já entre suas belezas naturais um dos locais mais procurados é o Poço dos Ecos.  Trata-se de um lago de grande profundidade que é cercado por um paredão rochoso e forma um verdadeiro poço com um espelho d’água esverdeada o que reflete a natureza verdejante ao redor.

Suas águas são cristalinas e muito limpas, várias pessoas visitam o lugar para mergulhar e nadar.  

Contudo,  se você não sabe nadar nem se aventure por aqui,  pois é relatado que o Poço dos Ecos chega a ter 30 metros de profundidade em alguns locais. Portanto,  não se arrisque a mergulhar em suas águas Se você não souber nadar muito bem.

Mas,  se você sabe Nadar,  e gosta de se aventurar por locais assim com certeza vai curtir se atirar  para um mergulho refrescante em suas águas!

Por ser um local pouco conhecido é praticamente inexplorado e não faz parte das rotas de turismo de massa.  esse desconhecimento faz com que o poço do Eco seja uma atração de natureza exuberante e um lugar muito tranquilo de ser visitado.

Normalmente o visitante vai encontrar poucos turistas por aqui e a maior parte das pessoas que possa encontrar pelo caminho serão moradores locais. 

O lugar não tem infraestrutura turística, mas é muito bonito e vai fazer uma visita nem que seja somente para conhecer. 

Qual o significado do nome Macaíba?

O termo Macaíba vem do tupi makaîuba “macaúba”, referindo-se à palmeira Acrocomia intumescens. 

Qual a distância da cidade de Macaíba RN para capital Potiguar Natal RN?

A cidade de Macaíba está localizada as margens do Rio Jundiaí e é vizinha da capital Natal estando apenas 27 km de distância desta.  É muito fácil chegar até Macaíba RN, existem linhas de ônibus que saem da capital Potiguar E você também pode tomar um táxi, alugar um carro  vou chamar um Uber.

Macaíba RN –  faça uma visita! 

Macaíba RN é uma cidade que fica do ladinho da Capital do Rio Grande do Norte.

Portanto,  é muito fácil fazer um passeio de bate-volta até Macaíba.  Vale a pena deixar um pedaço do seu dia, que pode ser uma manhã ou uma tarde para conhecer este município encantador que fica do ladinho da capital Natal RN.

E se você está  pensando conheceu a tela do sol não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios para planejar a sua viagem com mais conforto e comodidade.

Lembre-se de fazer as suas reservas com antecedência.

Assim você evita dores de cabeça de ficar sem uma acomodação adequada especialmente se você estiver vindo agora no final do ano! Quer ideias para acomodações?  Da uma olhada aqui: TOP 7 Pousadas em Natal – especial Ponta Negra.

Pontos turísticos de Macaíba RN

Os pontos turísticos locais são definidos pelo próprio turista, pois tudo nessa cidade é encantado e modesto, desde a ida a uma praça ou uma saída para o Balneário da cidade, por tanto a sua diversão quem escolhe é você.

Macaíba RN
Macaíba RN

Entretanto, o primeiro desses pontos encontra-se em reforma e isso meio que atrapalha um pouco a economia para a sociedade, sendo responsáveis pela injeção de grande parte da renda da cidade com seus comércios e festas.

Museu Solar Ferreiro Torto

O Solar Ferreiro Torto localiza-se em Macaíba no estado do Rio Grande do Norte e destaca-se por ser um marco histórico, que remonta ao ano de 1614, quando era conhecido por Engenho Potengi. É tombado pela Fundação José Augusto. O museu abriga muitos elementos da história de Macaíba em seu acervo.

A região permaneceu desabitada por vários anos. Seu Estevão José herdou a propriedade do Ferreiro Torto. Dois anos depois, seu Estêvão derrubou as antigas construções de taipa existentes, e construiu o atual casarão, denominando-o de Solar do Ferreiro Torto.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A capela era a afirmação da fé e denunciava o desenvolvimento econômico local, a densidade demográfica em ritmo crescente, o número apreciável de almas em estado de comunhão, certa massa residencial fixando cristãos, vivendo em tarefas regulares.

Macaíba RN
Macaíba RN

Depois de algumas reformas a Matriz continua funcionando normalmente, com missas e eventos durante todo o ano, a fé por lá é tão forte que acabou chamando a atenção de alguns turistas e hoje é possível fazer um tuour por dentro da Matriz mesmo quando ela está fechada, claro que com um agendamento antes.

Por do sol em Macaíba RN

Para você que é amante do céu assim como eu, daqueles que não hesita parar o que está fazendo, sempre que possível tirar um tempinho para admirar um dos mais belos espetáculos diários e que muitas vezes nem nos damos conta, o pôr do sol majestoso só por existir.

Não falo dos lugares produzidos ou que cobram por isso, mas os simples e que podem te fazer se sentir uma pessoa privilegiada ao observar os últimos raios do astro rei e contemplar toda a beleza da existência.

Se você também gosta de ver a despedida do sol, guardando nas suas lembranças esses momentos que você pode dividir com quem você ama ou até mesmo tirar um tempinho pra se curtir e refletir sobre sua vida.

No Rio Grande do Norte existem muitas belezas naturais para serem visitadas, agende já sua viagem e venha desfrutar de maravilhas únicas, lembre sempre de contratar um guia credenciais para ter um melhor aproveitamento da sua viagem, todos os pontos turísticos devem ser respeitados, não jogue lixo no chão e mantenha tudo no seu devido lugar.

Macaíba RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as belezas de Macaíba RN e quer conhecer ainda mais sobre as maravilhas da região, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Umarizal RN.

Faça  uma boa viagem e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.