+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Lajes RN

0

Vamos apresentar para você a cidade de Lajes RN.  O Rio Grande do Norte tem muitas cidades encantadoras e o município de lajes é mais um desses locais incríveis que você pode conhecer  por aqui.

Praia, sol, sombra e água fresca. Um lugar cercado por dunas, natureza, monumentos históricos, os passeios mais emocionantes de buggy e aquele clima hospitaleiro que só o Nordeste tem. Se é um destino assim que você procura para suas próximas férias, a dica é conhecer os pontos turísticos de Lajes RN.

Lajes RN
Lajes RN

Lajes RN é pequena em área, mas grande em histórias, lugares para conhecer e passeios para fazer. Uma cidade versátil para receber famílias, grupos de amigos ou viajantes solos. A vontade de viajar já começou a bater por aí? Então pode fazer as malas, porque vamos compartilhar com você as principais atrações turísticas da cidade potiguar.

Antes de começar a planejar as férias e os preparativos da viagem, é importante pesquisar sobre o destino. Assim, fica mais fácil montar o roteiro de viagem de acordo com os lugares que você quer conhecer e organizar os passeios com agências de turismo.

 De construções históricas das belezas naturais incríveis,  a cidade de lajes RN é um daqueles locais e com certeza você vai se encantar para saber um pouco mais sobre ele.

Curioso para conhecer mais de perto tudo que o mundo fica de lajes RN tem a  oferecer a você?  Então acompanhe a seguir

A cidade de Lajes RN

A cidade tem uma extensão de 676,6 km² e contava com 10.381 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 15,3 habitantes por km² no território do município.

O município faz fronteira com as cidades de Passagem, Patu e Messias Targino,Lajes se situa a 35 km a Norte-Leste de Catolé do Rocha a maior cidade nos arredores.  É um local lindíssimo que integra as Serras do RN.

Por aqui  existem muitas belezas a serem descobertas  pelos  visitantes, mas para começar a nossa jornada de hoje falando um pouquinho sobre a história deste da cidade incrível do Rio Grande do Norte.

Vamos lá?

1. Lajes RN – um pouco de história

Assim como outras localidades do Rio Grande do Norte,  município de Lajes RN foi inicialmente  um território ocupado por indígenas que posteriormente foi colonizado com os portugueses que adentraram o interior Potiguar para estabelecer povoações.

Desta forma,  o primeiro povoamento feito pelo homem branco na região iniciou efetivamente no século XIX,  precisamente em 1825, com a instalação de uma fazenda, de propriedade de Francisco Pedro de Gomes Melo. 

Assim a localidade começou a se desenvolver e tornou-se um ponto de Parada Obrigatória para os boiadeiros que passavam por ali  levando o gado pelo interior do Estado,  na época a pecuária bovina era uma das principais fontes econômicas do Nordeste e do Rio Grande do Norte 

Em 1895, Lajes tornou-se distrito de Jardim de Angicos (emancipado de Angicos em 1880), criado por uma lei municipal datada de 26 de janeiro daquele ano.

Uma história antiga relata que no ano de 1903 uma camponesa que morava na região pastoreava o gado na companhia de seu filho uma criança de 5 anos.  no entanto ao entardecer mãe e filho filho se desencontraram. 

O corpo do menino foi achado três dias depois já em estado de  decomposição sobre uma pedra que foi batizada com Pedra do Anjo,  na localidade foi construída uma capela dedicada à Divina Santa Cruz, tendo à frente um cruzeiro.

Histórias como esta são comuns no interior do Rio Grande do Norte e demonstrou de forma clara como era a vida das pessoas naquela época,  os perigos que enfrentavam em seu dia a dia e como tudo era marcado pela forte religiosidade e fé.

O desenvolvimento do povoado se acentuou em 1914, com a chegada da estrada de ferro Sampaio Correia (que fazia a ligação entre Natal e São Rafael), cuja estação ferroviária só foi inaugurada em 15 de setembro de 1918, hoje desativada

No mesmo ano, pela lei estadual 360, sancionada em 25 de novembro, a sede municipal foi transferida de Jardim de Angicos para Lajes e, em 3 de dezembro de 1923, através da lei estadual 572, a criação do município de Lajes foi efetivada.

Desde  então, a cidade tem crescido e prosperado se tornando uma importante localidade do Rio Grande do Norte. Confira outros detalhes interessantes sobre Lajes RN a seguir.

Quais os nomes que o município de Lajes RN já teve ao longo de sua história?

Embora a cidade hoje se chame Lajes RN,  e esse tenha sido o principal nome eu amo de toda a sua história, ela já teve outro nome no passado. Em 30 de dezembro de 1943, o decreto estadual 268 alterou o nome do município para Itaretama, devido à abundância de pedras no local, voltando à sua denominação original em 11 de dezembro de 1953, através da lei estadual 1 032.

Qual o clima predominante no município de Lajes RN?

O clima é semiárido quente, com índice pluviométrico de apenas 440 milímetros (mm) anuais, cujo pico ocorre nos meses de março e abril. Já a cobertura vegetal do município é formada pela caatinga, típica do sertão.

2. Lajes RN – atrativos turísticos

A cidade de Lajes RN tem muitos locais interessantes para conhecer,  como o Pico Cabugi, uma das montanhas mais bonitas da Região Serrana do Rio Grande do Norte. 

O Pico fica os municípios de Fernando Pedroza e Angicos, mais precisamente na microrregião de Angicos, região central potiguar. Trata-se de uma formação geológica que se eleva a mais de 500 metros de altura acima do nível da planície circundante da região.

O Parque Ecológico do Cabugi surgiu através de decreto estadual com o objetivo de proteger o remanescente de atividade vulcânica no Brasil, conservar parte da Caatinga do entorno da formação geológica e estimular a atividade turística local sem depreciar o meio ambiente.

O Pico do Cabugi  é um dos pontos turísticos mais visitados da Serra do Rio Grande do Norte por turistas que vende todos estarem mesmo de todo o Brasil em busca de percorrer trilha, subir a montanha e fazer atividades como escalada.  Se você gosta de turismo de Aventura com certeza vai curtir muito a região serrana do Estado.

Outro local muito interessante de conhecer por aqui é o mercado público de Lajes,  construído há mais de 50 anos o espaço passou por diversas reformas de receber um investimento da prefeitura local e hoje consegue atender ao público com diversas seções que incluem restaurantes, lanchonetes, armarinhos, lojas de roupas, brinquedos e calçados, além de um açougue com carnes abatidas na própria cidade.

Aos sábados os dias de feira livre e o mercado fica lotada de moradores da zona rural do município que chegam de madrugada para preparar  e servir o tradicional café.  O momento imperdível para você provar a gastronomia local.

É um espaço perfeito para você fazer as suas compras e conheciam a cultura local. Você também pode conhecer antiga estação da estrada de ferro Sampaio Correia fazer uma verdadeira viagem no tempo pela História do Rio Grande do Norte.

Lajes RN tem algumas peculiaridades, o turismo aqui é bem variado e valorizado ou seja você vai ser sempre bem atendido, as pessoas da cidade são bastante prestativas e sorridentes tornando suas viagens sempre alegres e divertidas.

Com um bom planejamento você pode curtir bastante tudo o que a cidade tem a oferecer, tudo que você optar por curtir nessa cidade vai ser inesquecível e estamos aqui para ajudá-lo a conhecer um pouco sobre a cidade antes de decidir fazer sua viagem.

Parque da Cidade

Assim como outras cidades do nordeste, Lajes RN também tem um centro histórico, feiras de artesanato e a Catedral Metropolitana, além de monumentos e casas de cultura que chamam a atenção pelo estilo barroco em sua arquitetura.

Lajes RN
Lajes RN

Mesmo sendo um estado relativamente pequeno, a capital potiguar reúne um pouquinho de tudo desde praias de águas cristalinas até áreas preservadas, espaços ricos em cultura e história e uma pitada de aventura para quem não abre mão do contato com a natureza.

Animou? Que tal incluir Lajes RN no seu roteiro de viagem? Você pode contratar opções de passeios turísticos para você, viajando em família, com os amigos ou solo  desfrutar o melhor da combinação praia, sol e mar de Lajes RN.

Barreira do Inferno

O nome pode assustar um pouco, mas este ponto turístico foi a primeira base aeronáutica na América do Sul a se transformar em um centro para lançar foguetes, depois das atividades serem encerradas o lugar virou ponto turístico.

Lajes RN
Lajes RN

Seu nome é um apelido dado pelos locais devido aos efeitos da incidência dos raios de sol nas falésias, lembrando uma grande barreira de fogo de longe. Hoje, a base é utilizada pela Marinha e pelo Exército.

Mas hoje em dia é possível fazer passeios por algumas partes do local, lembrando que pra isso acontecer você precisar agendar e conseguir uma série de autorizações por isso recomendamos que você contrate os serviços de algum guia local. confira se o guia é credenciado para você ter um melhor aproveitamento da sua viagem.

Mercado Público de Lajes RN

Construído há mais de 50 anos, o Centro Comercial passou por diversas reformas e ampliações, hoje com uma das melhores estruturas de toda a região onde oferece ao público sessões com restaurantes, lanchonetes, armarinhos, lojas de roupas, brinquedos e calçados, além de um açougue com carnes abatidas na própria cidade.

Lajes RN
Lajes RN

Na lateral coberta do Mercado, encontramos quiosques com a comercialização de diversos produtos e a feira com verduras, legumes, frutas, peixaria e até ervas medicinais, além de supermercados e mercadinhos.

Além disso você pode encontrar alguns eventos que acontecem no mercado a noite como por exemplos musicas ao vivo e shows de artistas locais.

Culinária em Lajes RN

Vamos aprender um pouco mais sobre as maravilhas culinárias de Lajes RN, saiba quais são os melhores restaurantes da região e escolha agora mesmo onde fazer suas refeições na próxima visita.

Churrascaria Guaíba

O restaurante é famoso por causa das suas promoções nos pratos principais da casa, mas não se preocupe isso não desmerece a qualidade da comida que é extremamente controlada pelo gerente do local, um sub chefe que faz questão que tudo seja feito com a maior perfeição possível.

O local é bem localizado com ambiente climatizado e bastante iluminado,  tudo organizado para deixar o cliente com o maior nível de conforto possível com cardápio bastante variados e sempre atualizados.

Um local marcante pela variedade nos preços e comidas típicas, funcionários bem capacitados e preparados para ajudar sempre que você tiver alguma  dúvida ou problema, como grande parte dos funcionários são moradores da própria cidade eles podem te deixar por dentro de tudo que acontece no momento.

Militão Restaurante e Lanchonete

Melhor opção de cafeteria da região, comida de excelentíssima qualidade, atendimento muito perfeito, preço bastante camarada para os serviços oferecidos, os funcionários são bastante prestativos e gentis com todos os clientes, os pratos que são servidos mudam de acordo com a temporada por isso o local é conhecido pela variedade e qualidade das comidas servidas.

O restaurante é bom, amplo, a comida boa o atendimento não  deixa nem um pouco a desejar, nada que comprometa a experiência. O único ponto negativo é não ter estacionamento coberto o veículo fica ao sol que não é nada suave.

Lá você encontra um lugar climatizado, ótimos preços e um serviço maravilhosamente rápido para garantir seu conforto, é um lugar amplo e arejado de fácil acesso. ótimo atendimento e uma boa variedade de comidas caseiras. 

Cabrito do João

Comida muito boa cerveja bem gelada fica perto do mar lugar lindo recomendo a todos e outra tem um peixe ao molho de camarão o melhor da cidade muito bom mesmo pra levar a família.

Lá é possível comer bem e pagar pouco, sempre com promoções e preços que cabem no seu bolso, música ao vivo e uma ótima vista para a praia, almoço, café e jantar variadas para oferecer sempre o melhor para você.  

Com uma varanda perfeita para você olhar toda a cidade o local é conhecido por oferecer uma pequena área de lazer para os clientes, caso você deseje usar o local para reuniões e festas é só entrar em contato e acertar um pacote com a pessoas responsável.

Restaurante do Magalone

Ótima opção de restaurante na cidade, todos os funcionários são bem treinados e capacitados para oferecer o melhor serviço para você, ambiente aconchegante, pratos saborosos e preço acessível. Ótima opção para um programa em casal, ou com uma turma de amigos.

Boa opção para fins de semana e dias de semana. Com mais de 15 anos no local, Confortável e aconchegante para refeições e lazer nos fins de semana, lá você encontrar vários tipos de comida, churrasco, almoços, pizza, sobremesas além de várias outras comidas.

Os preços mudam de acordo com a temporada do ano mas a qualidade dos serviços são sempre notáveis, o local conta com climatização do ambiente e espaço arejado.

Churrascaria o patuense

A culinária assim como a vista é impressionante, tudo feito nesse lugar parece encantar os turistas, comida caseira ou em restaurantes, suas férias serão mais agradáveis e confortáveis se você se permitir escolher esse restaurante encantador.

O gran­de trun­fo do restaurante é apenas o carisma e atenção dos funcionários, além de ser um lu­gar com be­le­za in­con­tes­tá­vel,  no restaurante você pode escolher a especialidade da casa ou se apegar ao cardápio da semana, recomendamos que você escolha a especialidade da casa pois nunca desaponta.

O Lugar vai te proporcionar ótimas emoções pois a vista é extremamente calma e agradável, junto com a decoração que é belíssima um pouco rústica propositalmente.

Qual o principal prato da Gastronomia local em Lajes RN?

Um dos pratos mais consumidos e tradicionais por aqui,  e que o visitante pode provar aos sábados no mercado público de Lages é o Cuzcuz com Bode.

Hospedagem em Lajes RN

Vamos conhecer algumas das melhores opções de hotéis e pousadas em Lajes RN, saiba quais são suas opções para se hospedar nessa maravilhosa cidade quando estiver de passagem e aproveitar cada momento.

Aquiraz Manhattan Beach Riviera

No hotel, os quartos contam com guarda-roupa. Todos os quartos do Hotel incluem mesa de trabalho, TV de tela plana e banheiro privativo, você também pode desfrutar de um serviço personalizado e eficiente, todos os funcionários do hotel estão devidamente treinados para atender a todas as suas necessidades.

Atendimento é excelente isso podemos garantir. O gerente do hotel, em particular, é muito atencioso e sempre disponível para indicar o melhor na viagem, inclusive ajudando sobre passeios turísticos e pontos turísticos da cidade.

Café da manhã delicioso, cardápio variado e equipe extremamente atenciosa. Serviço de recepção excelente! O recepcionista está sempre a disposição para atender, muito atencioso, proativo e disponível.

Pousada Bom Cabrito

O Hotel oferece uma bela vista e entrada aconchegante para receber todos os tipos de públicos,  você pode contar com total conforto e funcionários treinados e capacitados para deixar sua estadia com um toque de cuidado de mãe, isso mesmo esse Hotel é conhecido por ser extremamente caseiro e aconchegante.

O café da manhã é extremamente delicioso, cardápios variados e equipe extremamente atenciosa, você pode pedir serviços extras sem problema algum, será atendido com perfeição e carinho.

Serviço de recepção excelente! O recepcionista é muito atencioso, proativo e disponível sempre com um sorriso ele vai te deixar por dentro de tudo que está acontecendo na cidade quando você tiver hospedado por lá.

Pousada Cabugi  

No hotel, todos os quartos estão equipados com guarda-roupa. Todos os quartos do Etiqueta Hotel dispõem de mesa de trabalho, TV de tela plana e banheiro privativo, você pode desfrutar de um buffet de café da manhã feito por chefes extremamente treinados, tudo feito com perfeição para deixar sua estadia melhor e mais agradável.

Hotel limpo, excelente localização e atendimento maravilhoso dos funcionários! Com certeza você vai indicar  para outras pessoas e sempre vai procurar se hospedar lá sempre que estiver pela cidade.

Com ótima localização e estacionamento incluso no pacote que você vai contratar, tudo com jeitinho pode se organizar, você pode combinar os tipos de serviços que você precisa.

Pousada Lajes

Fica localizado no centro da cidade e tem muitas lojas e opções de lanchonetes e restaurantes. Bem próximo ao Hotel, caso você queria sair para curtir a cidade não vai faltar opções para você e sua família.

Todo o pessoal escolhido a dedo para trabalhar neste Hotel é sempre prestativa e rápida no que faz, agradar o cliente é a prioridade máxima e lema entre eles, a variedade no cardápio vai te deixar impressionado, o Hotel preza pela  apresentação dos pratos e os costumes locais na hora da preparação.

 Grande parte dos funcionários funcionários são moradores da cidade por isso eles sempre tem uma boa história para contar ou ótimos lugares para te indicar, de dia ou de noite sua diversão é garantida e caso você não queira sair o Hotel te possibilita uma ótima estadia.

Hotel Amanhecer 

O café da manhã é maravilhoso o Hotel tem uma cardápio variado e muito rico em qualidade e sabor, o atendimentos de todos é de qualidade e objetivo, tudo muito rápido e eficaz ou seja nada menos que maravilhoso inclusive do proprietário, o proprietário atende você pessoalmente com uma simpatia extraordinária.

Perto de tudo e um suporte maravilhoso de todos os funcionários extremamente capacitados e por dentro de tudo que acontece na cidade prontos para te dar as melhores informações,  super recomendamos que você escolha esse Hotel como sua estadia. 

Além dos serviços contratados você pode contar com um cardápio variado com comidas típicas do local ou comidas pedidas por encomenda feita por você, outro grande forte do Hotel é seu belo jardim com espaço para você relaxar e aproveitar cada segundo da sua estadia no hotel.

Confira a seguir outras informações úteis sobre a cidade de Lajes RN.

Qual a distância do município de Lajes RN para cidade de Natal RN?

A cidade de lajes RN fica aproximadamente 134 km de distância da capital Natal Rio Grande do Norte. Para quem quiser visitar o município saindo de natal-RN o percurso é feito pela BR 406.

Lajes RN: venha conhecer!

Esperamos que você tenha curtido o post. Deixe seu comentário e  conte pra gente o que você achou da cidade de lajes RN!

E não se esqueça de planejar a sua viagem com antecedência Principalmente as suas reservas. Deste modo você evita dores de cabeça futuras e garante as melhores acomodações e o melhor roteiro para os seus passeios.

E para ajudar você a planejar tudo com muita tranquilidade não perder nenhuma atração por aqui e confira o nosso Guia Completo de Passeios.

Lajes RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as maravilhas de Lajes RN e quer continuar conhecendo cada vez mais sobre a região, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Ceará Mirim RN.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.