+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Lajes Pintadas – RN

0

Lajes Pintadas é uma cidade no Rio Grande do Norte. Segundo o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2000, sua população é de 4.530 habitantes.

Lajes-Pintadas-RN
Lajes Pintadas

Distribuídos por 130 quilômetros quadrados de território.

História da cidade de Lajes Pintadas

O nome do riacho das Lajes Pintadas é baseado nas rochas com desenhos de cavernas que existem em seu caminho. Caracteres indefinidos e inscrições gráficas são feitos de pedra com tinta permanente e vermelho. Foi na propriedade rural do Sr. João Francisco, na região do Riacho das Lajes Pintadas, que o assentamento começou.

O proprietário costumava promover o culto religioso em São Francisco de Assis, um santo de Canindé, no Ceará. Mesmo após sua morte, em 11 de dezembro de 1895, os serviços foram realizados por seu filho Eduardo Borges. Monsenhor Alfredo Pegado celebrou a primeira missa em 1913. Na varanda da Casa Grande. Após vinte e dois anos de consolidação final, a vila ganhou a capela de São Francisco de Assis, sob a liderança dos irmãos Eduardo e Elias Borges, recebendo uma bênção litúrgica em 1943. A religiosidade sempre foi constante nas Lajes Pintadas, graças a que o Padre Benjamim Sampaio, então governador de Santa Cruz, homenageou a comunidade com a imagem São Francisco, de Orago, do Rio de Janeiro. Pela Lei nº 2332, de 31 de dezembro de 1958, as Lajes Pintadas foram separadas de Santa Cruz e tornaram-se município do Rio Grande do Norte.

O distrito de Lajes Pintadas, separado de Santa Cruz pela Lei Estadual nº 2332 de 31/12/1958, é elevado à categoria de municípios. O distrito é criado e instalado em 30-01-1959. Na divisão territorial de 1 VII VII 1960, a constituição da comuna é limitada ao distrito sede, permanecendo na divisão territorial a partir de 2007.

Caatinga Hipoxerófila – a vegetação em clima semiárido apresenta arbustos e árvores com espinhos com aspecto menos agressivo que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies, destacam-se catingueira, angico, bra úna, juazeiro, marmelo, mandacaru e aroeira.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.