+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Lagoa de Velhos – RN

0

Lagoa de Velhos é o município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião Borborema Potiguar. Segundo o censo realizado pelo IBGE no Brasil em 2000, a população é de 2.732 habitantes. O território cobre 113 quilômetros quadrados. Seus habitantes são chamados lagoenses.

História de Lagoa de Velhos – RN

Em 1706, nas terras de Carlos da Rocha, a área começou a se instalar no córrego dos Velhos que deságua no rio Potengi. A propriedade, conhecida como Lagoa de Velhos, fica ao lado do rio San Pedro (um afluente do riacho Potengi).

Lagoa de Velhos

A terra local pode ter sido incluída no gergelim ao qual pertence Dona Joana Gomes Freire. Dona Joana Gomes Freire é O proprietário da região até a nomeou Serra de Joana Gomes em 1954. Em 1830, o proprietário do local era José Correia, mas João Anselmo se tornou o primeiro habitante do local e construiu o futuro núcleo populacional em 1837.

Existe a tradição mais antiga da região. Um casal de idosos morou na margem da lagoa entre 1800 e 1820. A menção de sua presença na área proporcionou batismo à vila. Mas desde o nome do rio dos Velhos, por volta de 1706, ele teve um grande impacto no nome da vila (cidade mais tarde). A vila cresceu lentamente. Em 1862, Lagoa de Velhos já era uma fazenda bem desenvolvida e bem conhecida na região, e vários aspectos dela foram simplesmente resolvidos.

Em 11 de maio de 1962, de acordo com a Lei nº 2797, Lagoa de Velhos foi removida do Sítio Novo e tornou-se município no Rio Grande do Norte. Seu primeiro prefeito constitucional foi a senhora Fausta Carvalho de Lira, esposa de Inácio José de Lira, um ótimo lugar Líder político e defensor do coronel Teodorico Bezerra.

Dizem que a Senhora Fausta Carvalho de Lira se tornará uma cidadã valiosa desta cidade emergente, porque em 14 de agosto de 1963 ela se tornará um cartão O principal objetivo de Conceição, o primeiro presidente da Casa de Caridade Nossa Senhora da, era ajudar jovens e idosos carentes na região.

Dona Fausta, como era amplamente conhecido, era bisneta de João Anselmo, o patriarca do clã responsável pelo assentamento das terras, que hoje constituem o município de Lagoa de Velhos-RN, sendo filha de João Marinho de Carvalho e Anna Catarina de Carvalho.

Note-se que os terrenos em que foi construída a prefeitura de Lagoa de Velhos, bem como o conselho de vereadores, Colégio Velho, a escola de João Paulo Segundo, o poço CAERN, Ginásio Esportivo, Conjunto João Leonardo, todas as outras instituições públicas os transferiram para a Sra. Fausta Carvalho de Lira em terras que recebeu por herança de seu falecido marido Inácio José de Lira, descendente dos primeiros colonos da região, porque era neto de Firmiano Ferreira de Lira e Ana Ferreira da Silva, cunhada de João Anselmo, que se instalou nessa região no início da segunda metade do século XIX século.

Reiterar que, desde o início do século XVIII, os ancestrais de Dona Fausta são marcados pelas atividades políticas do capitão Rio Grande do Norte, quando seu bisavô João Marinho de · Carvalho (JoãoMarinho de Carvalho) é o nome herdado por seu pai e sua esposa Dona Ana. Catilina (Catil) era conselheira de Natal.

A Lei Estadual nº 2797, de 11 de maio de 1962, foi separada do Sítio Novo e atualizada para a categoria de município, com o nome de Lagoa de Velhos. A sede está localizada no distrito de Lagoa de Velhos, atualmente densamente povoado. Formar a área da sede. Instalado em 20 de junho de 1962. Na divisão de regiões de 31 a 12 de dezembro de 1963, o governo municipal é composto por regiões-sede. Portanto, retido na divisão territorial de 2007.

Gostou da nossa matéria sobre Lagoa de Velhos?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.