+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Lagoa de alcaçuz

0

A Lagoa de alcaçuz é uma das Lagoas mais bonitas do Rio Grande do Norte.   O estado Potiguar repleto de belezas naturais incríveis que vão muito além das Maravilhosas praias de sua faixa litorânea.

Quem vem a  Natal RN vai  muitos outros pontos turísticos interessantes a serem visitados incluindo diversas Lagoas que fazem parte do conhecido Roteiro das Águas,  um roteiro turístico cheio de encantos tão belos quanto praias do Rio Grande do Norte.

Curioso para conhecer mais de perto a Lagoa de alcaçuz?  Então confira o que preparamos para você a seguir.

Conheça a Lagoa de alcaçuz

As Lagoas do Rio Grande do Norte são belezas naturais perfeitas para um banho refrescante e passeios imperdíveis.  É comum encontrar passeio saindo da capital Potiguar rumo a esses lugares incríveis, como a Lagoa De Carcará.

Lagoa de Alcaçuz
Lagoa de Alcaçuz, foto Wilton de Medeiros.

E a Lagoa de alcaçuz é outro desses paraísos incríveis que você vai encontrar na linda Terra do Sol. Águas cristalinas,  sol,  uma faixa de areia branquinha e macia,  juntamente a uma extraordinária é o que você vai encontrar por aqui entre outros atrativos.

Confira mais sobre a bela Lagoa de alcaçuz  a seguir.

1. A Lagoa de Alcaçuz  em Nísia Floresta

A Lagoa de Alcaçuz  fica no município de Nísia Floresta e faz parte do roteiro das águas,  um roteiro que embora a pouco divulgado pelo Rio Grande do Norte contém atrativos turísticos incríveis.

Lagoa de Alcaçuz, foto @mochileiroraiff

A cidade de Nísia Floresta Fica no litoral sul do estado Potiguar ao lado da capital Natal Rio Grande do Norte e é uma das cidades  que mais atrai visitantes que eu acho as belezas naturais com destaque para as Lagoas,  muito famosas principalmente entre os moradores locais e que agora também estão crescendo na preferência dos turistas.

O roteiro das águas integra ao todo 14 Lagoas,  cada uma delas repleta de belezas paradisíacas.

Este é um roteiro turístico alternativo Lacuste Bonfim,  uma associação de bugueiros local.

Os  bugueiros foram  os responsáveis por descobrir as Lagoas da região de Nísia Floresta,   pois eles procuravam as trilhas mais remotas longe da cidades  e vilas  para conduzir os passeios dos turistas ficam pelas Dunas. E durante toda esta jornada acabavam se preparando um Lagoas incríveis no trajeto.

E assim nasceu um dos roteiros turísticos mais atrativos do Estado do Rio Grande do Norte.

São locais imperdíveis ideais para banhos de  mar e perfeitos para viagem com crianças e pessoas que não sabem nadar,  pois lagoa não costumam ser muito profundas  e mesmo que tenham um  um pouco mais de profundidade em alguns locais as suas águas são tranquilas com poucas ou nenhuma onda.

Além disso,  as lagoas em geral têm uma boa infraestrutura na maioria das Lagoas contando com baratas,  baraka restaurante e Quiosques para comer e beber,  em alguns locais também é possível alugar pranchas para esportes Náuticos e fazer passeios de barco e pedalinhos na lagoas.

Confira outras informações úteis sobre o Roteiro das Águas e a Lagoa de alcaçuz.

Qual a distância da Lagoa de alcaçuz  para a capital do Rio Grande do Norte Natal RN?

Como dissemos a Lagoa de alcaçuz fica no município de Nísia Floresta e está apenas 45 km de distância de Natal.

Quais os outros passeios que eu posso fazer pela região Lagoa de alcaçuz?

Você pode fazer passeios de buggy e quadriciclo pelas dunas da região, que são muito divertidos e podem levar você para conhecer outras Lagoas que fiquem nas proximidades.  São muitas as possibilidades de diversão para quem visita a Lagoa de alcaçuz e algumas delas você só vai saber quando vier visitar o local pessoalmente!

Quanto tempo preciso para conhecer o roteiro das Águas?

Se você quiser fazer o roteiro das águas completos vai precisar de pelo menos um dia para fazer todos os passeios pela região.  Portanto,  programe o seu roteiro de viagens para passar um dia todo por aqui.

2. O que fazer na Lagoa de Alcaçuz 

Logo que chega na região da  Lagoa de Alcaçuz  um dos primeiros passeios o que o turista poderá fazer,  caso queira,  é a trilha de Alcaçuz. É um total de 19 quilômetros de extensão  que podem ser percorridos sem grande dificuldade mesmo por aquelas pessoas que não tem um preparo físico tão bom assim.

Roteiro das Águas foto Maria Santana

Para os turistas mais Aventureiros fazer a trilha de alcaçuz é uma das melhores maneiras de conhecer de pertinho a fauna e a flora local e ver paisagens deslumbrantes pelo caminho.  Não se esqueça de levar a sua câmera fotográfica para fazer registros incríveis da sua jornada pela primeira. 

A trilha inicia em uma feirinha de frutas no município de Pium e o visitante  precisa andar cerca de 1 quilômetro e meio de pista asfaltada até chegar na estrada de terra. A trilha passa pela Lagoa de Alcaçuz e chega até o município  que leva o mesmo nome da Lagoa. 

E se você tiver disposição  é um preparo físico melhor pode fazer a trilha da Raposa que vir um pouco mais do visitante que estiver disposto a fazer essa rota.

Mas, se você não for um turista mais Aventureiro e não quiser gastar algum tempo percorrendo uma trilha pode simplesmente ficar pela Lagoa e curtir tudo o que de melhor essas águas cristalinas e mornas tinha oferecer para você.

Como são as águas da Lagoa de Alcaçuz?

A Lagoa de Alcaçuz tem águas cristalinas e muito tranquilas,  perfeitas para você que quer passar o dia todo dentro da água curtindo um banho. A Faixa de Areia Branca em redor da Lagoa fornece um local perfeito para você descansar e relaxar no sol.

O que mais eu posso fazer na Lagoa de Alcaçuz?

E caso você queira fazer um passeio que vai além de um banho refrescante nas águas da Lagoa os  bugueiro da região tem um roteiro completo que leva  você  para ver parte da Mata Atlântica que é preservada  por estas estradas,  e o visitante também conhece grandes canaviais e criações de gados que ficam longe das principais vias  principais.

Quais os cuidados que eu preciso ter ao visitar a Lagoa de Alcaçuz e fazer a trilha?

Se você não conhece a região da Lagoa e vai fazer essa trilha tem uma visita guiada leve um GPS e uma bússola para sua orientação.   leve traje de banho foi você vai passar pela Lagoa de alcaçuz no caminho e vista roupas leves, mas que me protejam do Sol. Não Esqueça o filtro solar e leve uma proteção para a cabeça como um chapéu ou boné.

Lagoa do Carcará, foto Juliette de Paula

Tome cuidado também com os assaltos que às vezes acontecem pela trilha principalmente com turistas desavisados que não conhecem a região e acabam se tornando alvo fácil de pessoas mal-intencionadas.  Essa é uma recomendação das autoridades locais que não poderíamos deixar de repassar a você.

Lagoa de Alcaçuz 

Esperamos que você tenha curtido o post de hoje.  Deixe o seu comentário e Conte para a gente o que você achou da Linda Lagoa de Alcaçuz.

E para planejar a sua viagem com ainda mais comodidade E não se esqueça de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

 Faça  uma boa viagem e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.