+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

José da Penha – RN

0

José da Penha é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Sul, na região nordeste do Brasil. Está localizado na área de Alto Oeste Potiguar, 421 quilômetros a oeste de Natal, capital do estado.

José da Penha – RN

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui cerca de 118 quilômetros quadrados e, no censo de 2010, contava com 5.868 residentes, tornando-se o 101º estado mais populoso do estado.

História da cidade José da Penha

A história do atual município de José da Penha, localizado na região montanhosa do estado do Rio Grande do Norte, começa no século XX, em 1934, quando esse local começou a ser povoado, nos arredores do riacho da Aroeira. Esta vila mais tarde foi nomeada Mata e começou a se desenvolver. Juntamente com esse empreendimento, a vila passou a ser o distrito de Luís Gomes, criado pela lei estadual nº 901, de 10 de novembro de 1953. 31 de dezembro de 1958.

O distrito foi emancipado e tornou-se um novo município em Natal com o nome “José da Penha”. O nome foi escolhido pela população local e refere-se a José da Penha Alves de Souza, natural de Angicos, autor de vários livros sobre assuntos filosóficos e militares.

Em 8 de fevereiro de 1959, o magistrado Luiz Gonzaga Diógenes, magistrado de Luís Gomes, presidiu a instalação oficial da nova prefeitura. Naquele momento, o governador, Dinarte Mariz, nomeou o primeiro prefeito da cidade, José Evaristo Fontes. Em 3 de outubro de 1959, foram realizadas as primeiras eleições municipais e, no segundo ano, o candidato Osório Estevam da Silva foi eleito.

Três anos depois, em conformidade com a Lei Estadual nº 3013, de 19 de dezembro de 1963, foi instituído o Major Felipe. A cidade é composta por dois distritos além da sede até hoje.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.