+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

João Dias – RN

0

João Dias é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população é estimada em 2.693 residentes em 2018.

João Dias – RN

O território cobre 88 quilômetros quadrados. Foi criado em 1963.

Situação geográfica de João Dias – RN

Segundo a divisão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que entrou em vigor em 2017, João Dias pertence à área geográfica central de Mossoró e à área direta de Pau dos Ferros. Antes disso, a cidade fazia parte do Micro Distrito Umarizal, que foi incluído no Distrito Central Oeste Potiguar devido à divisão entre o Micro Distrito e o Distrito Central. A cidade fica a 366 quilômetros (km) da capital do estado Natal e 2.110 quilômetros da capital federal de Brasília. Com uma área de 88.173 quilômetros quadrados, é limitado a Antônio Martins (norte), Alexandria (sul e oeste) e Paraíba (Catolé do Rocha, leste e sul).

O relevo do município foi inserido no platô de Borborema, e suas camadas metamórficas de rocha se originaram no meio do período pré-cambriano e tinham entre 1 e 2,5 bilhões de anos. Quanto ao tipo de solo, existem equivalentes podzolítico de peróxido de hidrogênio vermelho e amarelo, que são tipicamente áreas de suaves a onduladas e de textura média (que podem ou não ser formadas de cascalho), e solo de litólicos, que possui Textura, pedra, relevo ondulado em áreas típicas. Ambos têm drenagem óbvia e altos níveis de fertilidade. De acordo com a nova classificação de solos do Brasil, solos pedregosos tornaram-se solos de pedra e solos peroxidados tornaram-se parte do luvissolos.

João Dias está completamente localizado na bacia hidrológica do rio Apodi-Mossoró. O clima é semi-árido, com chuvas concentradas na primeira metade do ano, principalmente entre fevereiro e maio. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), referentes ao período de 1933 a 1991, 1993 a 2006 e a partir de 2014, o maior acumulado de precipitação em 24 horas registrado em João Dias foi de 166,1 mm em 21 de abril de 1967.

Gostou da matéria sobre João Dias – RN ?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.