+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Janduís – RN

0

Janduís é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. A cidade se desenvolveu no território de uma antiga tribo indígena, que tem o mesmo nome que a cidade. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sua população foi estimada em 5.386 em 2017.

Janduís – RN

Sua área é de 305 quilômetros quadrados. Fica a 286 quilômetros da capital do estado, Natal.

História de Janduís

Janduís, no final do século XIX, era uma vila chamada São Bento Velho. Sua principal atividade econômica é o cultivo de algodão. A fazenda de Vicente Gurgel do Amaral fica próxima ao cruzamento de estradas que levam a áreas importantes do Rio Grande do Norte e da Paraíba, e se destaca entre outras fazendas da região. Após a morte do proprietário, o governo transferiu um de seus onze filhos, Canuto Gurgel do Amaral, para o fundador dos Janduís.

Em troca de uma promessa feita a São Bento, Canuto Gurgel construiu a primeira igreja do município em 1912. O agricultor também construiu edifícios comerciais e instalou a primeira feira em 1926, rapidamente ganhando popularidade na região e promovendo o desenvolvimento da vila. No entanto, tumultos e surras eram comuns. Daí o nome São Bento do Bofete, nome pelo qual a região é conhecida há muitos anos. Em 1938, em homenagem ao ditador Getúlio Vargas, São Bento Velho foi batizado de “Distrito Getúlio Vargas”. Não foi até 1943. Foi nomeado Janduís em homenagem aos índios da região. Foi separado do município de Caraúbas em 1962. Nos termos da Lei 2746, de 7 de maio de 1962, foi instalado em 12 de junho de 1962. Em 23 de agosto de 1962, Janduís teve seu primeiro prefeito – Miguel Veras Saldanha.

Há um número crescente de devotos em torno de santa Teresinha, e Santa Teresinha se torna o patrocinador oficial da cidade, atualmente a maior do Rio Grande do Norte. , Um dos festivais religiosos mais tradicionais. Na cidade, ao lado do desfile de outubro é Santa Teresinha. Em 2007, uma igreja em memória de São Bento foi construída no complexo Verde Teto. Esta igreja realizou sua primeira reunião em julho de 2008. Durante toda a reunião, os santos padroeiros ficaram ao lado do santo padroeiro de Jandus e, em nome do santo padroeiro da cidade, abençoou o Santo de Janduís. Milhares de devotos em Teresina e São Bento.

Gostou da matéria?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.