+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra

0

O Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) está localizado em Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra

Foi projetado pelos neurocientistas Miguel Nicolelis (considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no início da década passada), Sidarta Ribeiro e Claudio Mello, pesquisadores brasileiros que estabeleceram suas carreiras nos Estados Unidos e decidiram montar um centro de pesquisa no Brasil em neurociências com referência internacional.

O instituto faz parte do “Campus do Cérebro”, localizado no município de Macaíba – um centro de pesquisa e desenvolvimento em neurociências que receberá em 2010 um supercomputador doado pela Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça. O computador é capaz de processar 46 trilhões de operações por segundo.

Um dos objetivos do IINN-ELS é permitir que cientistas brasileiros retornem ao país e criar um ambiente favorável para a chegada de estrangeiros com base em critérios definidos internamente pelos gerentes da instituição.

Além do próprio Instituto de Neurociências (representado pelos laboratórios de pesquisa), o complexo projeto do IINN-ELS inclui uma escola modelo para as comunidades carentes de Natal e Macaíba, com um centro de maternidade para a comunidade local.

Apesar de ter grandes investimentos federais para construir as instalações físicas, o IINN-ELS é uma instituição autônoma administrada pela Associação Alberto Santos Dumont da OSCIP para Apoio à Pesquisa (AASDAP), responsável pela captação de recursos para manutenção e financiamento do Instituto. A coordenação local do IINN-ELS é o Dr. Nicolelis.

Em 2007, o IINN recebeu reforço de sua caixa de peso: o Ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou um decreto destinando R $ 42 milhões à instituição.

Em 2007, por ocasião do II Simpósio do IINN, foi renomeado Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra devido a um acordo assinado com a Fundação Safra.

Em setembro de 2011, foi anunciado que o instituto começaria a oferecer seu próprio programa de doutorado em 2012, nas áreas de neurociência, neurotecnologia, neuroengenharia e neuroeducação. No entanto, no final de 2016, esse programa ainda não havia sido instituído.

A atual equipe de pesquisa do IINN-ELS é formada por estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e também de Pós-Doutorado, realizando estudos em diversas áreas da Neurociência: Neurofisiologia, Neurociência Computacional, Neuroetologia, Memória, Comportamento e Neuropatologia em parceria com a Universidade Distrito Federal do Rio Grande do Norte.

Gostou da nossa matéria sobre o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.