+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Indústria no Rio Grande do Norte

0
Indústria no Rio Grande do Norte
Indústria no Rio Grande do Norte

Indústria no Rio Grande do Norte vem se desenvolvendo ao longo dos anos, cada vez mais se tornando um destaque na economia do estado.

A região do Rio Grande do Norte tem atraído elevados investimentos para seu setor econômico. Além disso, a atividade industrial da região está em ascensão, isso acontece em decorrência de melhorias ocorridas nas indústrias nativas e da chegada de inúmeras empresas oriundas de outras partes do Brasil, especialmente do Sudeste. Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário e agricultura.

A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.

Além disso, muitas empresas aproveitam o fator da proximidade com as fontes de matéria-prima, como cana-de-açúcar, algodão, frutas, cacau e tabaco, isso para fabricação dos respectivos produtos, Sal, derivados do melão, álcool, têxtil, sucos, chocolates e charutos.

Como se iniciou o desenvolvimento das indústrias no Rio Grande do Norte?

Indústria no Rio Grande do Norte
Indústria no Rio Grande do Norte

A base econômica da economia norte-rio-grandense vem passando por transformações desde a década de 1980, sem, no entanto, expandir a sua ocupação no espaço econômico nacional.

Suas principais atividades econômicas tradicionais como o binômio gado-algodão, a extração do minério de scheelita, entraram em decadência e outras, como fruticultura irrigada, extração de petróleo, turismo, e, mais recentemente, a carcinicultura (criação de camarões em cativeiro) foram despontando para formar uma nova base.

Apesar destas transformações terem tido continuidade na década de 90, e de um crescimento que acumulou cerca de 36% entre 1990 e 1999 em seu PIB, contra 27% comparada com a média nacional, a economia do RN não conseguiu se tornar muito lucrativa, mas conseguiu aumentar sua participação relativa na economia brasileira, de 0,72 por cento a 0,79% do PIB nacional foi o quanto, de fato, avançou a economia do Estado nesse período.

Qual o destaque da indústria do Turismo no Rio Grande do Norte?

O turismo tem um grande destaque dentro da economia do Rio Grande do Norte e em todo o Nordeste por conta das suas belíssimas praias e serviços que sempres estão vinculadas as belezas naturais do estado, a secretaria de turismo do RN está sempre promovendo famtur para divulgar novos serviços oferecidos pelas indústrias locais de turismo.

O Famtur oferecido pela prefeitura quase sempre envolve algum produto não palpável, um passeio por novos pontos turísticos, criações de novas rotas de acessos a praias, mergulhos guiados por profissionais capacitados para atender o turista e oferecer mais conforto e segurança.

No último Famtur oferecido no ano passado, nove participantes tiveram a experiência de diversos segmentos como o tradicional Sol e Praia, em uma nova perspectiva, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura, o Turismo de Base Comunitária, o Turismo Cultural e o Turismo de Luxo. Setores em que o destino Rio Grande do Norte tem enorme potencial e busca se posicionar com a finalidade de prospectar outros perfis de viajantes.

O Sal é muito rentável?

É impossível falar sobre as indústrias do Rio Grande do Norte e não falar sobre sua imensa produção do Sal, aqui iremos adentrar um pouco da história da produção desse produto que teve um destaque tão grande dentro desse estado.

A exploração do sal aqui no brasil acontecem a mais de 200 anos quase sempre sendo extensiva, hoje em dia acontecem em Mossoró, areia Branca, Açu e Macau. porém as jazidas naturais já eram conhecidas desde o começo da colonização.

Indústria no Rio Grande do Norte
Indústria no Rio Grande do Norte

O sal não chegou a ser tão caro quanto o açúcar refinado, mas por ser um especiaria descoberta nas Índias durante as cruzadas sempre foi um item valioso para se obter lucro em cima de suas vendas, essencial para o preparo de uma quantia extensa de alimentos o sal é até hoje muito explorado e rentável.

Essas cidades até hoje são conhecidas por suas imensas dunas de sal que sem os devidos EPIS podem causar cegueira de tão forte o reflexo do sol sobre as imensidões brancas das montanhas de sal.

  • Mossoró
  • Areia Branca
  • Açu e Macau

Hoje em dia é possível agendar uma visita nas imensidões brancas dos estoques de sal produzidos por essas cidades.

Quero aprender mais sobre a indústria no Rio Grande do Norte!

Se você gosta de aprender sobre cultura, turismo e historia, aproveite para ler também nosso artigo sobre: Cachoeiras no RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.