+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Governos posteriores ao período militar no RN

1
Governos posteriores ao período militar no RN
Governos posteriores ao período militar no RN

Vamos falar sobre os Governos posteriores ao período militar no RN, o golpe de 1964 foi resultado de uma articulação política golpista realizada por civis e militares na passagem de 1961 para 1962. É importante esclarecer que, apesar dessa conspiração ter efetivamente surgido em 1961, a Quarta República Brasileira foi marcada por diferentes tentativas de subversão da ordem realizadas pela UDN.

O caminho que levou ao golpe de 1964 começou a ser trilhado com a posse de João Goulart (Jango) em 1961. Criaram-se diversos obstáculos à posse de Jango como presidente, que só assumiu porque foi implantado às pressas um sistema parlamentarista que reduzia os poderes do Executivo.

Por causa da estreita relação de Jango com o sindicalismo Brasileiro, os grupos conservadores da sociedade viram o político Gaúcho com extrema desconfiança e frequentemente o acusavam de ser comunista pelos conservadores. A crise política do governo de Jango fortaleceu-se também por causa de reformas que foram defendidas pelo governo as Reformas de Base.

Quais os planos de Jango para o Brasil?

Duas ações do governo de Jango aumentaram essa oposição do governo americano, que passou a financiar as movimentações golpistas no Brasil. A primeira ação foi a Lei de Remessas de Lucros de 1962, que impedia multinacionais de enviar mais do que 10% de seus lucros para o exterior.

A segunda medida que desagradava aos americanos era a continuidade da política externa independente do Brasil e praticada pelo Ministro das Relações Exteriores, San Tiago Dantas. Com isso, a partir de 1962, os Estados Unidos passaram a financiar ativamente grupos e políticos conservadores no Brasil.

Dois grupos que recebiam amplo financiamento americano ficaram conhecidos como “complexo Ipes-Ibad”, sendo Ipes o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, e o Ibad, o Instituto Brasileiro de Ação Democrática.

Governos posteriores ao período militar no RN
Governos posteriores ao período militar no RN

Quais as maiores mudanças eleitorais nesse período?
Governos posteriores ao período militar no rio grande do norte foram agressivos para eliminar os rastros dos governos anteriores, a imagem que eles passavam não era favorável com as novas ideias que surgiam com o passar dos anos. Abaixo daremos alguns exemplos de áreas que foram mais afetadas com essas mudanças.

  • agrária
  • tributária
  • eleitoral
  • bancária
  • urbana
  • educacional

A conspiração em curso contra o governo de João Goulart foi resultado do temor de grupos conservadores com a ascensão dos movimentos sociais, como os movimentos de camponeses, operários e estudantes. A sociedade brasileira estava rachada ideologicamente entre direita e esquerda, e um dos grandes alvos de debate foram as Reformas de Base.

Governos posteriores ao período militar no RN

Quando o governo Jango começou a enfraquecer?

Em 12 de setembro de 1963, aconteceu em Brasília a Revolta dos Sargentos. Essa revolta foi motivada pela insatisfação dos sargentos, que haviam sido proibidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ocupar cargos no Legislativo.

Os sargentos rebeldes dominaram prédios governamentais em Brasília, mas foram rapidamente contidos, e a situação foi colocada sob controle. Como nenhuma ação punitiva foi tomada por Jango, o governo transpareceu um ar de impunidade para certa ala das Forças Armadas caso houvesse outras rebeliões.

Tudo isso ocasionou a queda do governo Jango, com todos os protestos o povo começou a ser ouvido e logo o sistema de votos teve que ser mudado outra vez.

Quero conhecer mais sobre os governos posteriores ao período militar no RN!

Se você quer aprender ainda mais sobre os governos do RN sempre pode visitar esse que é um dos estados mais lindos do Brasil, o Rio Grande do Norte é um estado rico em cultura e com uma historia fascinante para ser contada.

Se você gostou do nosso artigo e quer ler mais sobre historia, turismo, economia e cultura, não perca a chance de aprender ainda mais lendo nosso artigo sobre: O movimento abolicionista no Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.