+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Governantes do rio grande do norte entre 1970 e 1982

1
Governantes do rio grande do norte entre 1970 e 1982.

Conheça os governantes do Rio Grande do Norte , ao longo da história do Rio Grande do Norte, a região teve diversos governantes. O nomeado estado já foi governado por ministros do Império, presidente da província, presidentes e intendentes, que atualmente tem denominação de governadores, conforme a Constituição Federal de 1946.
Vamos nos deter a conhecer alguns desses governantes do rio grande do norte? Que tal de um período mais recente, entre 1970 e 1982?

Governantes do Rio Grande do Norte

Assim como nos outros estados do Brasil, o mandado dos governantes no RN é de quatro anos. Neste período os governantes do rio grande do norte foram: José Cortez Pereira de Araújo (1971-1975), Tarcísio de Vasconcelos Maia (1975-1979) e Lavoisier Maia Sobrinho (1979-1983).

José Cortez Pereira de Araújo.

Natural do RN, José nasceu em Currais Novos, no dia 17 de outubro de 1924. Cursou o primário em Natal, e posteriormente estudou filosofia e teologia no Convento das Carmelitas, em Pernambuco.

Em 1949 concluiu a faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Pernambuco. Após sua formação participou de alguns cursos na Espanha, na Itália, na Suíça, na França e em Israel sobre desenvolvimento rural.

Governantes do rio grande do norte entre 1970 e 1982.

Anterior ao seu mandato de governador do RN, José foi eleito deputado estadual em 1950 e reeleito em 1954. Já em 1962 elegeu-se suplente de senador na chapa de Dinarte Mariz. No ano de 1963 e 1965, José substituiu Mariz no Senado, ocupando sua cadeira.

E enquanto governador do rio grande do norte? Vamos saber um pouco mais?

Cortez Pereira foi eleito governador do RN pela Assembleia Legislativa, após ter sido escolhido por Emílio Garrastazu Médici, que era presidente da República naquele período.

Escolhido pela Arena, seu nome tinha por intensão superar as rivalidades políticas que existia no estado, pois o partido estava dividido. Porém ao longo do seu mandato houve diversos conflitos, entre eles várias demissões por parte do governador, renúncias e acusações contra o mesmo.

Tarcísio de Vasconcelos Maia

Apesar de ter nascido em Brejo da Cruz (PB) no dia 26 de agosto de 1916, fez sua carreira política no RN. Formou-se em Medicina em 1939 pela Faculdade da Bahia, e exerceu a profissão durante vários anos.

Seu primeiro cargo público foi em 1965, como secretário de Educação e Cultura no governo de Dinarte Mariz. Posterior a isso, foi deputado Federal pelo Rio Grande do Norte, assim como candidato ao Senado pelo mesmo estado, não tendo sucesso. Em 1965 se candidatou a vice-governador de Dinarte Mariz pelo Partido Social Democrático, mas também não elegeu.

Contudo, foi presidente do Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores do Estado (IPASE) e representante do Ministério da Educação e Cultura antes do seu mandato de governador.

Sabe quando foi governante do rio grande do norte?

Governantes do rio grande do norte entre 1970 e 1982.
Governantes do rio grande do norte entre 1970 e 1982.

Aos 59 anos teve apoio de Martiz, e foi indicado pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) ao cargo de governador do RN. Eleito pela Assembleia Legislativa em 1974, assumiu seu posto em março de 1975 até em março de 1979.

Lavoisier Maia Sobrinho

Maia Sobrinho nasceu em 9 de outubro de 1928, na cidade de Almino Afonso (RN), mas registrado em Catolé do Rocha (PB). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e especializou-se pela Universidade Federal de São Paulo.

Foi Secretário Estadual de Saúde e presidente da Comissão de Fiscalização Estadual de Entorpecentes do Ministério da Saúde durante o governo de Tarcísio Maia, seu primo. Foi também Secretário de Justiça neste mesmo período.

Em 1978 foi indicado a governador do rio grande do norte pela Arena e ganhou apoio do presidente Ernesto Geisel. Elegeu-se em 1979 e ocupou o cargo até 1983.

As moradias populares, o empreendimento de medidas para solucionar o problema do abastecimento de água e a eletrificação das cidades rurais foram algumas ações que marcaram seus quatro anos de mandato.

Quero conhecer mais sobre Governantes do rio grande do norte!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre Governantes do rio grande do norte não perca a chance de ler nosso artigo sobre: Chapada do apodi.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.