+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Geografia do RN

0

Vamos conhecer a geografia do RN? A geografia de uma lugar pode revelar muito de sua história, claro que se falando de fauna, flora e formações geológicas, por ser uma área que tem uma pegada costeira litorânea e conforme vamos adentrando podemos encontrar mares de morros, planícies, serras, chapadas dentre outras formações características do território nordestino.

dunas-do-rosado-1-2803139-6321894
Geografia do RN

Quando estamos estudando a Geografia de um lugar temos que adentrar em outros contextos como por EX: economia, densidade populacional, história da formação de cidades, vegetação e hidrografia.

Claro que o objetivo desta matéria não é mostrar com precisão a geografia contemporânea do Rio Grande do Norte, iremos detalhar informações que servirão como introdução para clarear a mente de quem procura conhecer o local.

Quais são as subdivisões do Rio Grande do Norte?

O estado do Rio Grande do Norte é extenso e dividido em quatro mesorregiões e 19 microrregiões, para entender melhor essas divisões iremos detalhá-las logo a baixo.

ponta-negra-natal_acervo-emprotur-e1473431343461-9802328-3962438
Geografia do RN

Conhecer como uma região é dividida por divisões é muito importante para ajudar na localização e no reconhecimento da área, de acordo com cada subdivisão podemos encontrar diferentes tipos de terrenos, florestas, animais e hidrografia.

  • Agreste Potiguar: microrregiões Agreste Potiguar, Baixa Verde e Borborema Potiguar
  • Central Potiguar: microrregiões Angicos, Macau, Seridó Ocidental, Seridó Oriental, Serra de Santana
  • Leste Potiguar: microrregiões Litoral Nordeste, Litoral Sul, Macaíba, Natal
  • Oeste Potiguar: microrregiões Chapada do Apodi, Médio Oeste, Mossoró, Pau dos Ferros, Serra de São Miguel, Umarizal e Vale do Açu

Observando as divisões podemos identificar que é ampla a mudança de relevo e vegetação chega a ser impossível não notar a riqueza de informações que cada área passa visualmente.

População que habita o espaço geográfico do estado do Rio Grande do Norte?

A origem do povo potiguar está ligada à união dos povos indígenas, negros e portugueses. A influência cabocla e portuguesa é bastante visível no interior do estado, enquanto a ascendência africana é notável na zona litorânea.

Há, também, a questão da migração, especialmente, da Paraíba, com pessoas se concentrando em municípios como Coronel Ezequiel e Campo Redondo. Os gentílicos do estado são chamados de potiguares e norte-rio-grandenses.

como em todo lugar a imigração e miscigenação acabou dando origem a outro povo com suas características, costumes, cultura, culinária e importância histórica.

Existe turismo para as praias do Rio Grande do Norte?

Você pode combinar um pacote com seu agente de viagens para curtir o máximo de atividades que o Rio Grande do Norte tem a oferecer, lembrando sempre de estar acompanhado de um guia de turismo credenciado para ter melhor aproveitamento de sua viagem com todo o conforto e segurança que você precisa.

Aqui abaixo podemos conferir algumas das praias mais procuradas para o turismo no estado do Rio Grande do Norte.

  • Baía dos Golfinhos – Tibau do Sul
  • Península de Galinhos
  • Praia do Maceió – São Miguel do Gostoso
  • Praia do Amor – Pipa
  • Praia de Tourinhos – São Miguel do Gostoso
  • Ponta Negra – Natal
  • Barra do Cunhaú
  • Praia de Maracajaú

Todas as praias que estão nessa categoria estão devidamente capacitadas para receber todos os tipos de turistas, oferecendo o máximo de diversão, segurança e conforto para tornar sua estadia inesquecível, não deixe de visitá-las e deliciar-se com essas maravilhas naturais.

O Rio grande do norte possui planalto?

O nordeste quase que por inteiro tem uma pequena parte de mares, morros e planalto, isso por que sua localização é favorável geograficamente para esse tipo de formação.

Por que a área do Planalto da Borborema é mais fria?

Quanto maior a altitude, menor a temperatura mádia do ar. No alto de uma montanha a temperatura é menor do que a registrada no nível do mar no mesmo instante e na mesma latitude.

Geografia do RN
Geografia do RN

No topo de um edifÌcio muito alto a temperatura também é menor que em sua base. Isso porque quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, o que torna o ar mais rarefeito, ou seja, uma menor concentração de gases, umidade e materiais particulados. Como h· menor densidade de gases e partÌculas de vapor de agua e poeira, diminui a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera e, em consequÊncia, a temperatura é menor.

Existe relevo nos estados vizinhos a o RN?

O Rio grande do norte é favorecido por sua posição geográfica, contendo áreas litorâneas, mares de morros, mata, semi árido e outras características do nordeste, mas isso não significa que o rio grande do norte seja dono exclusivo dessas belezas naturais, formações semelhantes são encontradas ao longo de todo território nordestino.

Quais os principais relevos do Rio Grande do Norte?

O território do Rio Grande do Norte possui uma grande diversidade de formas e estruturas de relevo, como serras, escarpas, planaltos, planÌcies, depressıes, chapadas, tabuleiros, cuestas e muitas outras.

Vamos falar um pouco sobre as principais características do relevo no Rio Grande do Norte. Antes, vamos ver os conceitos de planaltos, planÌcies e depressão para você entender um pouco mais sobre as diferenças entre eles.

easytourrn-6510778-5774761
Geografia do RN

Planaltos – superfÌcies mais ou menos planas, nas quais os processos de erosão predominam e superam os de sedimentação. São localizada normalmente acima de 200 metros, podendo ultrapassar os 2 mil metros de altitude. Podem estar assentados em estruturas cristalinas ou em estruturas sedimentares.

Planícies – superfÌcies pouco acidentadas, mais ou menos planas, geralmente situadas a poucos metros do nÌvel do mar, embora possam ocorrer em altitudes maiores. Nessas ·áreas, os processos de decomposição de sedimentos superam os processos de erosão. Por serem formados pelo acúmulo contÌnuo de sedimentos, as planÌcies s„o formas de relevo relativamente recentes.

Depress„o – relevo aplainado, rebaixado em relação ao seu entorno nele predominam processos erosivos.

Serra: Esse nome È utilizado para designar um conjunto de formas variadas de relevo, como dobramentos antigos e recentes, escarpas de planalto e cuestas. Sua definição e uso não são rígidos, sofrendo variação de uma região para outra do paÌs.

Curiosidades sobre a geografia do Rio Grande do Norte

Algumas serras da nossa região que estão acima de 700m se destacam por possuírem um capeamento sedimentar, tornando-a com o topo plano. Possuem clima mais úmido, maiores pluviosidades, menores temperaturas e uma vegetação mais densa. Entre elas as que mais se destacam são, João do Vale, Martins e Santana.

Uma das maiores atrações do estado fica na praia de Pirangi do norte: o maior cajueiro do mundo. São 8,5 mil metros quadrados ocupados pela copa da árvore. Para ter uma ideia, o tamanho equivale ao espaço ocupado por 70 árvores convencionais de caju.

Se você não conhece nenhum deserto, vai se sentir em um ao chegar nas Dunas de Genipabu. Elas atingem até 40 metros de altura. A vista de cima é espetacular. Você também pode aproveitar os passeios de tirolesa ou skibunda.

O Rio Grande do Norte tem o segundo mar mais salgado do mundo, perdendo apenas para o Mar Morto, no continente asiático. Por esse motivo o estado construiu um porto-ilha para abastecer o mercado brasileiro.

Viu como a história do Rio Grande do Norte tem muito a oferecer? O estado reúne itens e monumentos da época da colonização portuguesa e equipamentos modernos como os foguetes do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno. Além disso, cultura e gastronomia local tornam a experiência ainda mais enriquecedora.

Geografia do RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre a Geografia do RN e quer conhecer ainda mais sobre esse estado cheio de belezas, aproveite para ler nosso artigo sobre: Central do Cidadão Natal RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.