+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Galinhos Rio Grande do Norte

2

Galinhos é um município brasileiro do Litoral Norte do estado do Rio Grande do Norte, um pequeno município pesqueiro que tem sido a sensação do momento para os visitantes que procuram tranquilidade e sossego longe de tudo.

A Praia de Galinhos tem águas azul turquesa, mar tranquilo e piscinas naturais, e como Galinhos é uma península, tem praias para todos os lados!

Vem com a gente conhecer mais de perto esse paraíso!

Galinhos Rio Grande do Norte

Nós somos apenas nós quem diz, o Jornal Folha de São Paulo concorda conosco que a Praia de Galinhos no Rio Grande do Norte é a nova descoberta do verão!

Galinhos Rio grande do Norte
Árvore em Galinhos. Foto por Lucas Czapski Simoni .

Concorrendo com paraísos como Pipa ,Touros  e São Miguel do Gostoso, a linda Galinhos é um reduto ainda pouco conhecido pelo turismo de massa, onde é possível observar um pôr do sol maravilhoso, tão espetacular quanto em Natal, curtir passeio de barco, praias e muito mais.

1. Galinhos Rio Grande do Norte – um pouco de história

Localizado na região centro-norte do estado às margens do Oceano Atlântico, Galinhos é um pequeno vilarejo de pescadores rodeado por dunas, salinas, manguezais, praias e um rio. E a aqui também tem um lindo farol!

O farol.

O nome Galinhos surgiu popularmente em em referência ao pequeno tamanho dos peixes-galos existentes na área, muito consumido pelos habitantes do local. Foi justamente o peixe-galo daquela área o responsável por atrair um grande número de pescadores que deixaram suas terras de origem, armaram suas tendas e formaram pequenas aldeias em Galinhos.

Assim surgiu um povoamento que cresceu aos poucos. Em 26 de março de 1963, Galinhos desmembrou-se de São Bento do Norte, município do qual fazia parte, através da Lei n° 2.838, tornando-se município próprio.

Mas, a região ainda conserva muito do seu ar tradicional pesqueiro, suas praias são quase desertas e uma das melhores coisas para fazer por aqui é simplesmente apreciar a paisagem!

Além do peixe-galo, em Galinhos também tem muito sal. As salinas são um atrativo único por aqui, que mais parecem montanhas de neve branca bem de baixo do sol de verão do estado potiguar!

Quantos habitantes tem em Galinhos RN?

A vila de é um lugarejo calmo e tranquilo. Por aqui o visitante não vai encontrar o agito da cidade grande, até porque a região ainda é pouco explorada pelo turismo de massa.

Barcos sobre o mar na vila.

De acordo com o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em conformidade com dados do último censo realizado em 2010, Galinhos tem uma população de 2.159 pessoas. E embora quase 10 anos tenham se passado, o local não mudou muito desde então e ainda permanece uma pequena e charmosa vila.

Portanto, esse é o destino certo para quem procura sossego, calma e um contato mais próximo com a natureza, longe do barulho e do estresse dos grandes centros urbanos.

2.Galinhos Rio Grande do Norte – comodidades e atrativos

 Galos e Galinhos são destinos turísticos do Polo Costa Branca. Esta é uma região turística em crescimento, especialmente pela praia e salinas. A pequena vila é uma península com um farol na ponta, cercada por águas azuladas no mar aberto e esverdeadas no braço de mar.

Vista da península. Foto por Wagner Rochink.

O mais comum por aqui são os passeios de bate e volta dos visitantes que vem de Natal. Apesar disso, o visitante encontra por aqui algumas pousadas rústicas, mais confortáveis, e também é possível encontrar acomodações no Distrito de Galos.

Isso por que o lugar só foi descoberto pelos viajantes a aproximadamente duas décadas. Por aqui, você ainda encontra um vila quase inalterada, com poucas mudanças, como o calçamento de paralelepípedo no vilarejo e a Amagali Pousada, um das mais indicadas para se acomodar na vila.

Arrumar pousada não é difícil, mas as acomodações são menos luxuosas do que se encontra pela capital. Para quem não se importar muito com isso, ficar em uma pousada na vila ou no Distrito de Galos é a melhor forma de aproveitar tudo que esse paraíso tem a oferecer!

E tenha certeza de que será bem recebido pela população local.

A vila é difícil de ser acessada, por se ruma península e devido as salinas a água por aqui tem um adicional, ela é salobra, o que faz com que as pousadas tenham um segundo chuveiro ligado a um galão de água mineral, para o enxague final.

Ir até o pequeno vilarejo pode ser difícil, mas as recompensas são encantadoras. As águas das praias locais são limpas e cristalinas, um espetáculo digno de um paraíso tropical que você só encontra aqui.

Por aqui não faltam atrativos, a vila é charmosa, o povo é hospitaleiro, as praias são lindas e ainda há o farol de Galinhos.

Quantos quilômetros de Natal para Galinhos?

Galinhos está bem no litoral norte do estado, e seu ar interiorano dá a impressão de estarmos em um paraíso tropical parado no tempo, onde tudo ainda fluir de forma e cadenciada pelos ritmos da natureza.

As salinas.

Localizada a 170 km da capital potiguar, Galinhos e outros vilarejos que ficam por ali, como o distrito de Galos, tem muitas belezas naturais a serem descobertas.

Quer saber o que mais tem por aqui? Confere a seguir!

3. O que fazer em Galinhos Rio Grande do Norte?

Há muito o que fazer por aqui. Você terá tranquilidade, mas tédio jamais!

Portanto, quando chegar até Galinhos tenha calma e tranquilidade. por aqui o único compromisso que você terá é assistir ao pôr do sol no mar!

O espetáculo do pôr do sol.

Confira só algumas coisas a fazer por aqui:

  1. Aproveitar as praias móveis, que surgem e desaparecem com o vai e vem da maré;
  2. Passeio de barco e de buggy pelas dunas;
  3. Passeio de charrete;
  4. Lagoas que viram piscinas naturais entre dunas móveis;
  5. Conhecer a montanhas de sal nas salinas;
  6. Passear e barco pelo mangue.

São muitas coisas a serem feitas em Galinhos! Não deixe de aproveitar a gastronomia local, com muitos frutos do mar e petiscos deliciosos.

O manguezal é o berçário de caranguejos, ostras que se fixam nas raízes do mangue formando grandes cachos e aves, portanto, não deixe de fazer o passeio de barco!

Quanto ao clima, a região é seca quase o ano todo, mas a época mais chuvosa ocorre em março, portanto, se quer evitar chuva evite viajar para cá de março a maio. Mas, se você não se importa com chuvas saiba que a temperatura é quase a mesma o ano todo, com uma máxima vai a 30ºC ou mais durante o ano inteiro, e a mínima fica entre 21ºC e 23ºC. 

Portanto, se quiser aproveitar o que melhor Galinhos tem a oferecer, você pode procurar uma pousada por aqui para ver tudo com calma, conhecendo desde o mar até o farol, uma atração linda também. Recomenda-se ao menos dois dias para conhecer tudo sem pressa.

Quais são as Praias de Natal?

Mas, se você chegou a esse texto querendo saber mais sobre as praias de Natal, nós temos algumas indicações para você: dá uma olhada nas 10 Melhores praias do Rio Grande do Norte.

Barco sobre duna em Galinhos.

E se preferir, você pode se hospedar em Natal e fazer o passeio bate volta até Galinhos! Assim, você pode aproveitar o melhor da capital e do recanto pesqueiro ao mesmo tempo.

Quer ver mais? Acesse o nosso Guia completo Praias Potiguares.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.