+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Forte dos Reis Magos

0

O forte dos Reis Magos,  também conhecido como Fortaleza dos Reis Magos  é  uma construção histórica localizada na Praia do Forte em Natal RN.

Este é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade e possui uma importância histórica fundamental para a Capital do Rio Grande do Norte, pois o Forte é o marco inicial de fundação da cidade.

Se você ainda não  conhece o Forte dos Reis Magos em Natal Não deixe de ver o nosso artigo até o final!  Com certeza você vai querer incluir este lugar no seu roteiro de viagem quando vier conhecer a Terra do Sol.

O que é o Forte dos Reis Magos?

O Forte dos Reis Magos é uma edificação militar histórica localizada na cidade de Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte. É administrada pela Fundação José Augusto, fundação do Governo do Rio Grande do Norte.

Forte dos Reis Magos
Forte dos Reis Magos. Foto Canindé Soares.

Que foi fundado em 25 de dezembro de 1599 na margem direita do rio Potengi,  e hoje situa-se próximo à Ponte Newton Navarro. 

Procura de atividades para fazer em Natal visitar  o forte dos Reis Magos é uma das coisas que você pode fazer sem grandes dificuldades por aqui. 

Curioso para saber mais a respeito desta construção?  Então confira a nossas dicas a seguir.

1. O Forte dos Reis Magos – um pouco de história

Quando os colonizadores portugueses conquistaram o litoral Nordeste brasileiro,  essa faixa Litorânea se encontrava ameaçada por corsários franceses que ali traficavam o pau-brasil (“Caesalpinia echinata”).

Forte dos Reis Magos

Era uma situação muito incômoda para os portugueses  recém chegados ao território de sua nova colônia.

A barra do rio Grande (do Norte) foi alcançada por tropas portuguesas, sob o comando do Capitão-mor da Capitania de Pernambuco, Manuel de Mascarenhas Homem, com ordens para iniciar uma fortificação.

Foi então que eles tiveram uma ideia de construir uma edificação fortificada para servir como proteção ao litoral recém  conquistado. 

Para proporcionar a defesa do Acampamento português na praia foi iniciada uma paliçada de estacada e taipa, com a planta no formato circular, à moda indígena, no dia 6 de janeiro de 1598 (dia dos Santos Reis).

Enquanto isso se procedia à escolha do local definitivo para a fortificação ordenada pela Coroa: um recife, à entrada da barra, ilhado na maré alta e que, na vazante, permitia a comunicação com terra firme.

E assim nasceu o forte dos Reis Magos com o objetivo Militar de proteger as terras conquistadas pela  nação portuguesa.

Confira outras dicas interessantes sobre a história do Forte dos Reis Magos.

Qual a origem do nome do Forte dos Reis Magos?

A construção é chamada assim porque foi Iniciada em um dia 6 de janeiro o dia de Santo Reis  tendo recebido esta nomenclatura em homenagem aos três magos que visitaram o menino Jesus.

Qual o formato do Forte dos Reis Magos?

Esta bela construção histórica tem um formato peculiar, pois foi construída na forma de uma estrela.

Quem projetou a planta do Forte dos Reis Magos?

A planta  da construção foitraçada no Reino em 1597,  e sua autoria é atribuída ao padre jesuíta Gaspar de Samperes, ou Gonçalves de Samperes, um mestre nas traças de engenharia na Espanha e Flandres e discípulo do arquiteto militar italiano Giovanni Battista Antonelli.

Forte dos Reis Magos

A planta original apresentava a forma clássica do forte marítimo seiscentista: um polígono estrelado, com o ângulo reentrante voltado para o Norte, construído em “taypa, estacada e areIa solta entulhada”. 

2. Forte dos Reis Magos – o que ver por aqui?

No Forte dos Reis Magos, em Natal RN o visitante tem a oportunidade de observar uma construção histórica muito bem preservada. É uma verdadeira jornada pela História do Rio Grande do Norte e do próprio Brasil.

O Forte dos Reis Magos. Foto @andersonfotospro

Por exemplo, aqui,  na Fortaleza dos Reis Magos, uma boa parte dos pisos ainda são originais. Esses filos possuem mais de 400 anos de idade e são uma memória viva da história do Brasil. Um programa imperdível para quem gosta de história!

Também é possível observar vários canhões antigos que estão no alto da Fortaleza e que já tiveram uso real na defesa do território brasileiro. Esses caminhões São originais,  e talvez alguns deles até funcionem ainda.  Seja como for são muito bem preservados.

Além disso,  no centro do Forte dos Reis Magos o visitante pode conferir uma igreja pequenina é muito singela. Símbolo da Fé daqueles antigo ficou niveladores portugueses que construíram esta edificação.

A pequena igreja, contudo, tinha um estratégico-militar importante,  pois dentro de um compartimento localizado nela os militares que guardavam os postes Escondidinho armas e munições para o caso de uma emergência militar.

Os armamentos e munições eram escondidos sobre o teto da igreja em um compartimento secreto. Portanto, quem entrasse lá sem saber disso não iria encontrar nada.

Outro  artefato cultural e histórico que o visitante Pode conferir no Forte dos Reis Magos é a pedra do Marco, a pedra original colocada pelos colonizadores portugueses  em 1501 para demarcar o território recém descoberto.

A pedra do Marco foi removida da praia onde ela se localizava sobre alegações de que os moradores locais estavam depredando  o monumento,  pegando pequenos pedacinhos da pedra que acreditavam ter poderes místicos para fazer chá.

Confira outras curiosidades sobre o Forte dos Reis Magos a seguir.

Como é o acesso ao Forte dos Reis Magos?

O  visitante precisa fazer uma caminhada de aproximadamente 500 metros sobre uma passarela  que o conduz pelo mar.  A passarela é totalmente segura aí você pode caminhar por ela sem medo aproveitando para curtir a brisa e a paisagem do oceano.

O forte dos três magos fica na Praia do Forte,  uma das praias do Rio Grande do Norte.

Onde fica o banheiro no Forte dos Reis Magos?

Esta é uma curiosidade que poucas pessoas sabem, mas não existia e nem existe um banheiro no Forte dos Reis Magos. Essa é uma edificação que foi construída para uso Militar de homens acostumados a dureza de um campo de batalha  e não foi planejada para conter comodidade como um banheiro.

Havia um espaço reservado para as necessidades fisiológicas do soldado e os dejetos serão jogados diretamente na água do rio Potengi.

Forte dos Reis Magos: faça uma visita!

O Forte dos Reis Magos é aberto para visitação, e fica aberto diariamente das 08 horas até as 16h30. É muito fácil de visitar este ponto turístico em Natal RN!

Igreja no centro do Forte. Foto por Canindé Soares

O valor cobrado para a vista  é apenas 3 reais por pessoa e você tem guias credenciados para  conduzir a sua visitação e ensinar muito mais sobre o lugar. É uma experiência incrível  para aquisição de cultura e conhecimento.

E caso você pretende visitar edificação com um grupo grande de pessoas, a  administração do Forte orienta o agendamento da visita que pode ser feito pelo número (84) 3202 9006.

E não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência para evitar dores de cabeça com a sua.  E para ajudar você a planejar seu roteiro de férias com mais tranquilidade Não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Faça  uma boa viagem e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.