+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Folclores do RN

1
Folclores do RN
Folclores do RN

Para a formação do povo norte-rio-grandense participaram três etnias: o índio, o português e o negro. A miscigenação étnica e cultural desses três elementos foi o pilar para a composição da população do rio grande do norte.

Na capital a uma grande influência de portugueses e índios. Já a raça negra influenciou nas tradições, nas danças, comidas, celebrações, religiões trazidas da cultura negra.

A influência da diversidade cultural está presente nos eventos populares e no folclore norte-rio-grandense, que vai de procissões a vaquejadas, e de danças típicas como forró, quadrilhas estilizadas e Bumba-meu-boi.

Contadores de viola, cordelistas, repentistas, emboladores e grupos de dança que recontam a história do povo potiguar é a presença mais marcante dessa cultura, que é uma das mais ricas do nordeste.

O que é a cultura popular? o que é cultura de elite?

A cultura popular é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento.

A cultura de elite Define elite como elitismo e segregação, mas ao mesmo tempo, afirmação de um padrão cultural único e tido como o melhor para todos os membros da sociedade.

Quais são os personagens da cultura folclórica?

Alguns personagens que serão citados abaixo são tão populares que muitas pessoas em todo brasil o conhecem, por tanto a descrição desses folclores podem variar de acordo com o local.

Quem foi dona Militana?

Folclores do RN
Folclores do RN

Militana Salustino do Nascimento, mais conhecida como Dona Militana (São Gomçalo do Amarante,19 de março de 1925 — São Gonçalo do Amarante, 19 de junho de 2010)foi uma cantora de versos brasileira, considerada por muitos a maior romanceira do Brasil.

Quem foi o Boi Bumbá?

Todo mundo conhece ou já ouviu falar do boi-bumbá, mas muitos não sabem o que é, qual é a sua lenda. É uma dança folclórica popular brasileira com personagens humanos e animais fantásticos como o boi-bumbá que gira em torno da morte e ressurreição de um boi.

O que é Lobisomem?

De acordo com a lenda, um homem foi mordido por um lobo em noite de lua cheia. A partir deste momento, passou a transformar-se em lobisomem em todas as noites em que a Lua apresenta-se nesta fase. Caso o lobisomem morda outra pessoa, a vítima passará pelo mesmo feitiço.

O que é Mula-sem-cabeça?

Folclores do RN
Folclores do RN

É um personagem do folclore brasileiro. Na maioria dos contos, é uma forma de assombração de uma mulher que foi amaldiçoada por Deus por seus pecados.

Muitas vezes é dito ser uma concubina que ter feito sexo dentro de uma Igreja com um padre católico, e condenada a se transformar em uma criatura descrita como tendo a forma de um equino sem a cabeça que vomita fogo, galopando pelo campo de entardecer de quinta-feira ao amanhecer de sexta-feira.

O Que é um Boitatá?

De acordo com a lenda, o boitatá protege as matas e florestas das pessoas que provocam queimadas.

O que é Bicho papão?

Dizem que o bicho papão é um monstro que persegue as crianças travessas.

Quem é o negrinho do pastoreio?

Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e peões.

Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou, nu, sobre um formigueiro.

Todos os personagens folclóricos acima são histórias que ganharam força no dito popular que acabaram virando símbolo de festas e comemorações.

Quero conhecer mais sobre os folclores do RN!

Se você gostou de conhecer ao menos um pouco sobre os Folclores do RN, não perca a chance de conhecer ainda mais deste estado lindo lendo nosso artigo sobre: Povos indígenas que habitavam o território norte-rio-grandense.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.