+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Extremoz RN

1

Hoje vamos falar sobre a cidade de Extremoz RN um dos mais belos lugares do Rio Grande do Norte.

Se você nunca ouviu falar da cidade de Extremoz RN com certeza já ouviu falar das Dunas de Genipabu, não é verdade? Pois, saiba que nesse município que fica umas conhecidas do nasce a Praia de Genipabu RN

A cidade de Extremoz RN tem muitos encantos a oferecer aos turistas,  e fica pertinho da capital Potiguar Natal RN,  sendo uma cidade muito fácil de visitar quando você for conhecer a  Terra do Sol. 

Além de ser famosa pelas praias,  lagoas e pelas Dunas,  a cidade de se movem também abriga monumentos históricos, e você vai ficar encantado com tudo que há para ver e fazer por aqui!

Curioso para saber tudo o que tem de bom em Extremoz RN?  Então fique com a gente acompanhe a seguir!

Conheço a Extremoz RN

Quem não gostaria de um bom banho de mar em uma praia paradisíaca como a linda Praia de Genipabu, não é verdade?   

Extremoz RN
Ruínas da antiga Igreja de São Miguel.

Passar um dia nessa praia incrível curtindo areia e comendo petiscos deliciosos nos restaurantes da orla da praia, e ainda poder apreciar um Incrível pôr do sol no final do dia é uma experiência fantástica.

E isso é apenas um pedacinho de tudo o que você pode fazer para se divertir e curtir as suas férias em Extremoz RN.

Se você ainda não conhece esse pequeno paraíso localizado a apenas 20 km de distância da cidade de Natal RN não sabe o que está perdendo!

Vamos conhecer um pouquinho da história desta cidade e os seus atrativos a seguir.

Extremoz RN – um pouco de história

Extremoz é um município situado no litoral do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal e ao Polo Costa das Dunas, localiza-se a norte da capital Natal RN.

Ruínas da antiga Igreja de São Miguel. Foto por Felipe Wendel

Eu cinco outros municípios potiguares o seu território era inicialmente  ocupado por povos indígenas, isso mudou quando os primeiros colonizadores chegaram à região.

Extremoz RN foi ocupado originalmente pelos índios tupis e paiacus, mas as terras foram concedidas aos jesuítas em 1607. 

As tribos indígenas que ocupavam o território da cidade viviam as Margens da Lagoa de Guajiru,  onde posteriormente os Jesuítas ergueram uma missão,  estabelecendo assim um assentamento fixo na localidade.

Os padres jesuítas fizeram a  catequização dos indígenas e construíram a Igreja de São Miguel, porém foram expulsos pelas invasões holandesas em 1757.

No século XVIII, o povoado foi elevado à categoria de vila, estabelecendo-se nas décadas seguintes como um centro econômico e pecuarista. 

Foi em 3 de maio de 1760 que o local passou a se chamar “Vila Nova de Estremoz do Norte”. Nesse tempo a vila tinha 1 429 habitantes, e já era um importante centro econômico.

Devido ao seu crescimento e importância, foi decretada sua emancipação de Ceará-Mirim na década de 1960. 

A beleza de suas praias e a importância histórica da cidade que contém muitos monumentos importantes,  como a Igreja de São Miguel,  fizeram com que Extremoz RN se tornasse conhecida internacionalmente. 

E como um dos locais mais antigos do Rio Grande do Norte Extremoz RN carrega muitas lendas locais.  

Até hoje os moradores contam tesouro  que teria sido internado na região e foi muito procurado por todos.

Como resultado desta busca por riqueza houve a destruição da capela de São Miguel, que teria sido demolida na tentativa de os moradores encontrarem o tal tesouro. Nos dias atuais a capela se encontra em ruínas e foi tombada em 1990.

Confira outras curiosidades sobre a história de Extremoz RN a seguir.

Quem foram os responsáveis pela construção da igreja de São Miguel, em de Extremoz RN?

Os jesuítas foram os principais responsáveis pela construção da igreja de São Miguel, bem como pelo estabelecimento da missão do Guajiru,  o objetivo é que vai as populações indígenas que viviam a margem dessa Lagoa.

Por que a cidade de Extremoz RN leva esse nome?

O nome Extremoz faz referência à sua localização geográfica a norte de Natal e se assemelha à cidade portuguesa de Estremoz, no Distrito de Évora, porém com o tempo passou-se a escrever seu nome com “x” ao invés do “s”.

Extremoz RN –  atrativos turísticos

A cidade de Extremoz RN conhecida internacionalmente por abrigar o Parque Ecológico de Genipabu RN, visitada anualmente por milhares de pessoas.

Vista da Lagoa de Extremoz

Em Genipabu visitantes podem curtir uma praia incrível,  dar um passeio de buggy pelas Dunas móveis e curtir as lagoas que se formam entre as Dunas.

Nas Lagoas tem muita diversão com as conhecidas as práticas do “esquibunda”,  que consiste em descer nas dunas em uma prancha de madeira para cair dentro das Águas da Lagoa. 

E também com a brincadeira conhecida como “aerobunda”, onde o  visitante desce de tirolesa,  podemos escolher o ponto em que vai cair na água ou simplesmente passar para o outro lado, o que  também é muito divertido.

E o município de Extremoz RN também tem um calendário cultural com muitas festas típicas que você pode aproveitar para participar caso conhecida como a data de sua viagem.

E além das conhecidas as atrações de Genipabu RN outros pontos turísticos muito populares em Extremoz são as praias Barra do Rio, Graçandu, Praia do Pitangui e Santa Rita, além dos monumentos históricos, sendo a Igreja Matriz de São Miguel o principal deles.

Todos esse lugar era vale a pena fazer uma visita. 

Confira outras dicas sobre os atrativos turísticos de Extremoz RN a seguir.

Onde posso me  hospedar ao visitar a cidade de Extremoz RN?

Não se preocupe pois não é difícil encontrar uma boa hospedagem por aqui, mas se você quiser pode ficar em Natal RN e fazer um passeio bate-volta,  já que a cidade está apenas 20 km de distância da capital Potiguar.

Praia de Genipabu, RN

Quer ter uma ideia de como estão as opções de acomodação em Extremoz RN? Dá  uma olhada  aqui: Genipabu Praia Pousada. E essa é apenas uma das opções,  se você pesquisar com antecedência vai ver que tem muitas outras pousadas e hotéis interessantes para você escolher em Extremoz RN.

Quais as principais festas do calendário cultural da cidade de Extremoz RN?

Os principais eventos culturais realizados durante o ano em Extremoz RN são: 

  1. carnaval, realizado em data móvel, geralmente em fevereiro;
  2. A festa da emancipação política, no dia 4 de abril;
  3. As festas juninas, em junho, com apresentações de quadrilhas, bandas musicais e outras atrações;
  4. As festas do vaqueiro realizada na Vila de Fátima, durante dois dias, em setembro;
  5. A Festa do padroeiro São Miguel Arcanjo em dezembr;
  6. E o Quinho Folia tradicional carnaval fora de época.

Extremoz RN: dicas finais

A cidade de Extremoz RN é uma das mais belas de todo o Estado do Rio Grande do Norte e vale a pena incluir pelo menos um dia na sua viagem para conhecer mais de perto  os atrativos daqui.

Igreja de São Miguel, Extremoz RN

Não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência.  E se você não quiser perder os melhores passeios do Rio Grande do Norte confira o nosso Guia Completo de Passeios.

Essas foram as nossas dicas de hoje. Conte pra gente O que você achou nos comentários e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.