+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Expectativa de vida no RN

1

A Expectativa de vida no RN, Entende-se por expectativa de vida o número médio de anos que a população de um país viverá. Você sabe qual a expectativa de vida das pessoas que vivem no estado do Rio Grande do Norte, o qual está localizado na região Norte do nosso país?

Hoje traremos algumas informações referentes a este estado, assim como algumas comparações com a média brasileira e a diferença entre a esperança de vida entre homens e mulheres deste estado.

Expectativa de vida das pessoas do Rio Grande no Norte

Expectativa de vida no RN
Expectativa de vida no RN

O índice de expectativa de vida das pessoas do Rio Grande no Norte vem crescendo ao longo das décadas. Os levantamentos mostram que a expectativa vem avançando tanto para homens, quanto para mulheres.
Veja a seguir alguns levantamentos dos últimos anos.

A expectativa de vida de uma pessoa que nascia no estado do Rio Grande do Norte era de 75,5 no ano de 2015, segundo dados da Unidade da Federação – Esperança de vida ao nascer, do Jornal da Paraíba. Esse dado correspondia igualmente a média do País neste mesmo ano.

Num levantamento total feito pela Unidade da Federação – Esperança da vida ao nascer, em 2017, o estado do RN permanece na nona posição, como em 2015, porém com a esperança de vida de 76 anos. Vale salientar que esses levantamentos, novamente, correspondiam a indicadores aproximados da média nacional, que neste ano também apareciam com 76 anos de idade.

A Folha de São Paulo ao comparar esses dados com os demais estados do país, declarou que os estados do Brasil que ficaram com a média acima do RN foram os seguintes: Rio de Janeiro (76,5), Paraná (77,4), Minas Gerais (77,5), Rio Grande do Sul (78), São Paulo (78,4), D. Federal (78,4), Espírito Santo (78,5) e Santa Catarina (79,4). Contudo, vale ressaltar que o estado teve a maior expectativa de vida das regiões Norte e Nordeste, chegando a ter cinco anos a mais de esperança de vida que o Maranhão, segundo a Rádio Santa Cruz.

Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice registrado no país em 2018 aumentou, chegando a 76,3. No Rio Grande do Norte os levantamentos mostraram que o índice do estado também subiu, chegando a 76,2 sendo este, a esperança de vida ao nascer para ambos os sexos.

Mulheres vivem mais

Expectativa de vida no RN
Expectativa de vida no RN

A expectativa de vida no RN apresenta diferenças de acordo com o gênero dos habitantes. Normalmente as mulheres tem uma esperança maior de vida, e no RN os dados analisados correspondem a essa lógica.

Ao analisar dados de 2017, o De Fato.com, concluiu que os homens do estado do RN ao nascerem tinham a expectativa de vida no RN de 72 anos, e que no último levantamento este índice era de 71,7 anos. Comparado à média do país, o estado estava pouco inferior, pois a média do Brasil no mesmo ano era de 72,5 anos.

No que diz respeito às mulheres, os dados revelam que a média do estado estava superior ao do país, pois chega a 80 anos, enquanto a média do país ficava em torno de 79,6.

Expectativa de vida no RN
Expectativa de vida no RN

Percebe-se que o índice entre homens e mulheres atinge aproximadamente 8 anos de diferença. Essa desigualdade vem diminuindo ao longo dos anos, ou seja, a expectativa de vida no RN para homens vem aumentando, porém continuam com uma média inferior a esperança de vida das mulheres. Estes índices valem tanto para mulheres potiguares, quanto para mulheres das outras regiões do Brasil.

Resumindo:

  • A expectativa de vida dos potiguares está aumentando cada vez mais;
  • O RN está em nono no ranking do país;
  • É o estado que tem maior expectativa de vida entre os estados do Norte e Nordeste;
  • Mulheres do RN vivem mais que os homens;

Conhecendo estes fatores é possivel entender completamente a expectativa de vida no RN.

Quero saber mais sobre a expectativa de vida no RN!

Se você gostou de saber mais sobre a expectativa de vida no RN então saiba que as pessoas vivem mais no RN por estarem cercadas de beleza, então conheça mais sobre estas belezas lendo nosso artigo sobre: Os feriados do Rio Grande do Norte para 2020.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.