+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Equador – RN

0

O Equador é o município mais ao sul do estado brasileiro do Rio Grande do Norte, localizado na região de Seridó.

Equador – RN

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada em 2019 é de 6045 habitantes. Sua área é 264 985 km².

História do município Equador – RN

O atual município do Equador-RN nasceu como resultado de uma promessa feita por Simão Gomes da Silva em 1856, quando a epidemia de cólera dizimou os habitantes da região. Por medo de um desastre, ele prometeu a São Sebastião que, se você libertar ele e sua família de doenças, dê a terra, construa uma capela e coloque uma foto do santo.

Esta terrível praga não foi contraída por Simão ou sua família e ele manteve sua promessa. Ele doou 220 metros quadrados de terreno, construiu uma capela e colocou a imagem de São Sebastião. Então, perto da capela, começou a construção da residência e, em 1856, nasceu a cidade de São Sebastião, que é seu primeiro nome. A primeira missa foi celebrada no mesmo ano em que a vila foi fundada, em 1856. O primeiro mercado aberto ocorreu em 1870. Sob a baraúna. Simão Gomes morreu em 1886.

A partir de 1938

A vila do Equador tornou-se um distrito de Parelhas e, em 1º de janeiro de 1939, tornou-se uma vila, e Jacob Alves de Azevedo como sub-prefeito. Em 11 de maio de 1962, o Equador aprovou a cidade sob a Lei nº 2799, de 11 de maio de 1962. A cidade foi instalada como município em 17 de março de 1963, e o primeiro prefeito foi José da Costa Cirne Filho, que atuou como prefeito interino por 10 meses.

A primeira pessoa que escreveu sobre a história do Equador foi a geógrafa Maria Zélia Batista Guedes, filha do ex-vereador José Batista de Oliveira, seu Dede Batista, poeta e vereador por vários mandatos na câmara, que apoiou vários projetos que beneficiaram o município e hoje em casa o legislativo leva esse nome. O fragmento acima faz parte da obra Aspectos Gerais da Cidade do Equador-RN, de Maria Zélia Batista Guedes.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.