+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Encanto – RN

0

Encanto é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. Está localizado na região do Alto Oeste Potiguar, a 403 quilômetros da capital do estado Natal. Abrange uma área de cerca de 126 quilômetros quadrados.

Encanto – RN

No censo de 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tinha uma população de 5.231, a 112ª maior população do estado, e uma densidade populacional de 42 habitantes / km².

História do município Encanto – RN

No século XVII, a criação de gado e o desenvolvimento agrícola começaram em uma pequena propriedade de Manoel Negrão. Devido ao solo fértil na área, a agricultura e a criação de animais poderiam ter sido desenvolvidas. Em 1877, assim como no Brasil, esse local foi atingido pela chamada “Grande Seca de 1877-78”, que causou mais de 1 milhão de mortes, além da epidemia de cólera.

Em meados do século XIX, uma pequena capela dedicada a São Sebastião foi construída em uma área de aproximadamente 980 m², doada por José Miguel da Silva, João Antonio da Silva e outras famílias que moravam lá. No início do século XX (1905), ao lado de uma pequena capela, uma capela maior foi construída pelo Sr. Joaquim Jerônimo da Silva, licenciado por Tertuliano Fernandes, vigário da paróquia de Pau dos Ferros. Com o passar do tempo, a nova capela passou por uma reforma, juntamente com a construção de uma das torres em 1921, o Altar e as maiores arcadas de 1938 e a sacristia de 1949.

O progresso da vila pertencente ao município de Pau dos Ferros tem sido lento desde a construção da capela. Segundo o historiador Alberto Mendes de Freitas, na década de 1950 a população desse local era de apenas 273 moradores, que viviam em 71 residências, das quais 46 eram de pedra e 25 de barro. 21 de dezembro de 1953 A Lei Estadual nº 55 elevou a vila ao distrito subordinado de Pau dos Ferros.

Finalmente, em 20 de março de 1963, a Lei Estadual nº 2833 alterou a área de “Joaquim Correia” para “Encanto” e, ao mesmo tempo, aboliu o município de Pau dos Ferros e o torna novo município do estado do Rio Grande do Norte. Uma das versões denominadas “Encanto” refere-se a uma formação rochosa “Pico do Encanto” que circunda a cidade.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.