+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Cussy de Almeida

0

Cussy de Almeida (Natal, 10 de março de 1936 – Recife, 23 de julho de 2010) foi um violinista, compositor e regente brasileiro.

Cussy de Almeida
Cussy de Almeida

Maestro, violinista

História de Cussy de Almeida

Nasceu em Natal, onde aos cinco anos começou a aprender música e violino no Instituto de Música do Rio Grande do Norte, uma escola administrada por seu pai, Waldemar de Almeid, compositor e professor de piano. Seu pai, Waldemar de Almeida, compôs uma das peças mais difíceis para piano Dança de Índios, composta de acordes sucessivos entre duas mãos, uma habilidade que ele tinha e gostava de usar no jogo. Dotado de incrível talento prematuro, aos seis anos organizou seu primeiro recital público no Teatro Carlos Gomes, nesta cidade. Aos onze anos, com um bom domínio de seu instrumento, ele viajou por várias cidades do Brasil, o que motivou seu pai a transferir sua família para o estado de Pernambuco.

No Recife, estudou violino com o prof. Vicente Fittipaldi, que o forçou a ingressar, com apenas 14 anos, na Orquestra Sinfônica do Recife, a orquestra mais antiga do Brasil. Em 1958, depois de receber o primeiro prêmio do concurso para jovens solistas da Prefeitura de Recife no ano passado, ele foi para a Europa, estabelecendo-se inicialmente em Paris. Este ano ele estudou com o prof. René Benedetti, do Conservatório Superior de Música, teve o privilégio de morar com o compositor Heitor Villa Lobos, que o considerava “o violino da esperança”. Ele compôs uma missa para comemorar o 500º aniversário do Brasil, no qual dedicou a música a todas as crianças. Henrique Borstelmann de Almeida, Maria Gabriela de Almeida, Isabela Corintha de Almeida , Waldemar de Almeida Neto e Nathalia Corintha de Almeida.

Gostou da matéria?

Tenha outras informações e matérias como esta também abaixo.

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.