+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense

0


O Processo de constituição do território Norte-Rio-Grandense foi algo que marcou a história com sua importância para o estado, as mudanças nas leis foram algo que levaram o estado para um novo patamar no desenvolvimento tornando varias áreas mais rentáveis.

O objetivo do artigo é analisar as regionalizações produzidas pelo Estado do Rio Grande do Norte durante os anos de 1960 e 1970, as quais são bases de referência para as regionalizações atuais com vistas a ação planejada.

Ao tomar essas regionalizações como referência para direcionar suas ações, prioritariamente para as cidades pólos, o Estado ajudou a mascarar problemas e dificuldades relacionadas ao uso do território.

Quando as mudanças econômicas começaram?

Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense
Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense

Durante os anos de 1960 a 1970, o Brasil passou por profundas transformações sociais e políticas que tiveram repercussão direta no planejamento do seu território. naturalmente isso teve impacto direto no território Norte-Rio-Grandense, foi durante as gestões dos governadores Aluízio Alves (1961-1966).

Monsenhor Walfredo Gurgel (1966-1971) e José Cortez Pereira (1971-1974) que foram instituídas as bases do planejamento regional, bem como um esforço para modernizar e promover o desenvolvimento econômico no estado. Abaixo destacamos as figuras que iniciaram o plano de desenvolvimento.

  • Aluízio Alves
  • Walfredo Gurgel
  • José Cortez Pereira

Ambos preocuparam-se em formar pessoal dotados de qualificação técnica para atuar nos órgãos ligados ao planejamento e gestão do Estado, estabelecendo parcerias com a Comissão Econômica para a América Latina eo Caribe, com a Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste.

Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense

Quais os estados que foram mais beneficiados com essas mudanças?
O processo de constituição do território Norte Rio Grandense definiu-se três grandes Regiões de influência: 1 Região de influência direta de Natal; 2 Região de influência de Campina Grande; 3 Região de influência de Mossoró.

Uma das limitações desse estudo refere-se ao fato de que municípios como Caicó, o qual possui importância destacada na Região do Seridó, dada a sua dinâmica econômica, cultural e oferta de serviços médico-hospitalar, bancários, comercial, etc, não é apontado como uma maior influência no contexto do estado.

Caicó, assim como Currais Novos são apontados como cidades que ocupam o segundo nível de desenvolvimento regional.

Quando ocorreu a interferência militar nos projetos?

Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense
Processo de constituição do território Norte-Rio Grandense

Em se tratando do planejamento praticado durante o regime autoritário, foi apenas no início dos anos de 1970, que os militares passaram a exigir dos Estados o adequado planejamento de suas ações. Ao mesmo tempo, investiu-se na formação de técnicos para colocar em prática uma racionalidade desenvolvimentista no Brasil e na criação de um Sistema Nacional de Planejamento.

A segunda ação importante com repercussão no exercício do planejamento nos estados brasileiros que se quer destacar nesse artigo, refere-se a promulgação da Lei n. 6.036 de 01 de maio de 1974, a qual criou a Secretaria Nacional de Planejamento.

É interessante notar a coincidência temporal concernente à criação dessa Secretaria e a publicação do Diagnóstico Estrutural do Estado do Rio Grande do Norte (1975), que é um legado do Governo Cortez Pereira. Embora tenha sido publicado em 1975, sua formulação é de 1974, período em que ainda estava no comando do Estado do Rio Grande do Norte.

Quero conhecer mais sobre o território Norte-Rio-Grandense!

O Rio Grande do Norte é um dos mais belos estados do Brasil, com suas belas praias, as famosas dunas e até mesmo a caatinga, trata-se de um território rico em diversidade.

Você pode conhecer tudo isso de perto visitando o Rio Grande do norte com todas as suas belezas nas próximas ferias e curtindo pessoalmente tudo que o território Norte-Rio-Grandense tem a oferecer.

Mas se você quer aprender agora mesmo um pouco mais sobre a historia, cultura, economia e turismo do Rio Grande do norte, pode aproveitar e ler um pouco mais sobre isso no nosso artigo que fala sobre: Conheça a Praia do Meio Natal em 5 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.