+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Cidade Alta: a origem da capital Potiguar

0

A Cidade Alta, mais conhecida simplesmente como centro ou Centro Histórico, é o bairro mais antigo da cidade de Natal Rio Grande do Norte. Aqui nasceu a capital potiguar. O local, portanto, é cheio de construções históricas lindas, e sua importância para a cidade é indiscutível.

Escolhido por ser num chão elevado e firme  ar margens do Rio Potengi, o bairro guarda muitos segredos e lugares lindos, que não podem ficar de fora do roteiro de viagem dos visitantes de Natal.

O Bairro Cidade Alta em Natal

Repleto de construções antigas,  mas também cheio de comodidades e serviços incluindo bons hotéis e pousadas,  com preços mais acessíveis do que aqueles próximos as praias, o bairro Cidade Alta pode ser uma ótima opção esse mesmo para você se hospedar na capital Potiguar.

Prefeitura de Natal no Centro Histórico.

É neste bairro o local onde o visitante vai conhecer muito da história da capital Potiguar. 

Repleto de Belas construções e de eventos como feiras de artesanato, além de museus, espaços culturais, igrejas antigas muitas delas centenárias,  e claro, bares e restaurantes, o bairro Cidade Alta é sem dúvida um dos mais importantes da cidade de Natal e um dos mais amados pelos seus habitantes.

Fique conosco para saber mais.

1. Cidade Alta – o centro de Natal

Natal foi fundada em em 25 de dezembro de 1599 no exato local onde hoje é o Bairro Cidade Alta. Foi, portanto, o primeiro núcleo de povoamento da capital potiguar.

Sede da Receita Federal, prédio histórico em Natal.

Antes de ser mais organizada,  o local onde hoje fica o bairro Cidade Alta era um dos terrenos mais propícios para construções em uma área banhada pelo mar e pelo rio Potengi.

 É sempre bom recordar que a geografia do local não era exatamente igual aos dias de hoje. Na época em que Natal foi fundada  a área tinha muitos manguezais e solos impróprios para sentar construções, assim os primeiros colonizadores escolheram a terra mais firme que puder não encontrar dando origem ao que viria a ser chamado de bairro Cidade Alta.

Foi na Praça André de Albuquerque, localizada no bairro, que foram inaugurados, em 1599, o Pelourinho e a Igreja Matriz, com a celebração da primeira missa. Marcou-se assim o início da pequena vila que cresceu até se tornar uma das maiores cidades do Brasil.

Portanto,  o bairro Cidade Alta:

  1.  É o local onde nasceu a cidade de Natal;
  2.  Em seu entorno se desenvolveram  os primeiros prédios públicos, primeiras igrejas e as primeiras residências e de toda  Terra do Sol;
  3. O bairro Cidade Alta também é repleto de atrações culturais, incluindo museus e igrejas antigas;
  4. Por aqui o visitante também  encontra boas opções de hospedagem normalmente com preços mais acessíveis do que aqueles praticados na areia bem na mar;
  5. O bairro Cidade Alta também tem atrações turísticas festivas como famoso forró com turista que acontece o Centro Turístico de Natal.

Cidade Alta – muita história para contar

A rua onde foram construídos o Pelourinho e a Igreja Matriz foi a primeira rua da capital. Ao caminhar por essas ruas históricas o visitante terá conhecimento de que ao longo de séculos milhares de brasileiros já deram seus passos no mesmo local.

Centro Histórico. Foto por Canindé Soares.

No mesmo foram os conquistadores portugueses também construíram a  casa de Câmara e a Cadeia local. Em seu inicio o bairro era chamado simplesmente de Rua Grande.

Uma curiosidade: os moradores dessa área da capital eram denominados de Xarias, por comerem o Xaréu, peixe nobre e rivalizavam altamente com os moradores da Ribeira, outro bairro antigo da cidade. Estes últimos comiam o peixe Cangulo, considerado de menor valor e eram chamados de canguleiros por isso.

Aqui, como se pode imaginar, há muitas construções históricas de diferentes épocas do Brasil. A verdade é que a história desse bairro se confunde e mistura-se com a história da própria capital, uma vez que esta cresceu muito lentamente nos primeiros séculos de existência

O calçamento só chegou ao bairro no século XIX. Pouco a pouco o bairro foi se modernizando e crescendo.

A verdade é que a história desse bairro se confunde muitas vezes com a história da própria capital Natal, Pois foi em seu entorno que todo o restante da capital Potiguar se desenvolveu, afinal todas as suas construções e instalações sempre foram essenciais ao funcionamento dos serviços tanto públicos quanto privados na capital. 

Durante muito tempo o bairro Cidade Alta foi o principal núcleo Residencial da capital Potiguar,  o famoso bairro da Ribeira, por exemplo, movimentado e agitado nos dias de hoje, permaneceu como área de plantio por um longo tempo,  enquanto a cidade alta já fervilhava e se desenvolvia em ritmo acelerado.

No início do século XX teve início o processo de verticalização da cidade do Natal, com a destruição de antigos casarões e da memória arquitetônica do bairro e, consequentemente, da cidade.

Esse processo de verticalização da cidade de Natal,  foi necessário e visto com bons olhos na época em que foi desenvolvido,  contudo, de um ponto de vista histórico muitas perdas significativas ocorreram com a derrubada de prédios historicamente importantes. Locais que hoje só podem ser lembrados por fotografias.

Felizmente, muitos prédios escaparam dessa destruição e hoje compõe o Centro Histórico da cidade. Para saber mais acesse Patrimônio Histórico de Natal.

Aliás,  quem visita a capital Potiguar não pode deixar de conhecer o centro histórico,  é o berço de toda a terra do sol, prédios com arquitetura incrível e um charme diferenciado que os visitantes são encontra aqui.

Atualmente, a Cidade Alta é dos bairros mais importantes de Natal. Aqui ficam localizados muitos prédios públicos importantes, como a Prefeitura da cidade, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça.

 Ou seja,  o Bairro Cidade Alta:

  1. Reúne as principais construções históricas da cidade;
  2. Foi por muito tempo o principal núcleo de povoamento do município de Natal;
  3. passou por um processo de verticalização no início do século XX,  o que é infelizmente provocou a perda de prédios históricos significativos;
  4. permanece sendo comuns principais bairros de Natal,  onde ficam localizados os prédios públicos mais importantes e boa parte do comércio da cidade.

2. Cidade Alta – principais atrações

O destaque do bairro fica por conta dos prédios históricos.É possível encontrar por suas ruas construções ao estilo colonial,  que preservam a típica da arquitetura Colonial portuguesa trazida ao Brasil pelos primeiros colonizadores do nosso país.

Beco da Lama. Foto por Canindé Soares.

Também é possível encontrar e visitar muitos prédios que tiveram importância estratégica para o Estado do Rio Grande do Norte e alguns deles até mesmo para o país.

A maioria destes prédios atualmente abriga um museu  que podem ser visitados em nenhuma dificuldade. Alguns  deles, contudo, ainda funcionam como prédios públicos,  como é o caso do Palácio que abriga a sede da Prefeitura de Natal.

 esses espaços também podem ser visitados,  mas convém entrar em contato com antecedência com as instituições para se informar de como funcionam as visitas,  pois a maioria delas precisa ser agendada com antecedência.

Como são prédios importantes para o funcionamento da capital Potiguar a entrada de grupos de turistas normalmente é controlada,  sendo por isso que é preciso marcar a sua visita com antecedência.

Entre as construções sobreviveram algumas igrejas, ainda hoje existentes, que constituem o sítio histórico do Natal, dentre as quais se destacam a Igreja de Nossa Senhora da Apresentação e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

O bairro Cidade Alta tem muitas construções e ruas charmosas,  que levam o visitante em uma verdadeira viagem no tempo. Um ótimo local para andar a pé, sem pressa e conhecer com carinho cada detalhe das construções e mesmo das praças e parques que encontrar pelo caminho.

E se ficar com fome ou sede durante seu passeio,  na Cidade Alta é muito fácil encontrar bom para locais para comer e beber,  de lanchonetes comida de rua, até restaurantes um menu completo a sua escolha.  tudo depende da sua fome, do seu tempo e do quanto você quer gastar com a sua refeição,. pois opções não faltam.

Por aqui há muitas ruas estreitas. Um resquício vivo do modo desordenado de construir cidades na Europa portuguesa e que os colonizadores também aplicaram no Brasil.

 lembre-se: também há museus, bares e restaurantes muitos bons na Cidade Alta. É um ótimo lugar para quem procura ver mais em Natal além das praias.

Há ainda o chamado Beco da Lama, um local boêmio tradicional do bairro, eleito pela própria comunidade como patrimônio histórico de Natal. É um charme só!

O bairro também dá guarida ao chamado Corredor Cultural, que se estende da Igreja de Santo Antônio até o Centro até a Praça Augusto Severo, onde está o Teatro Alberto Maranhão.

E no centro de turismo de Natal o restante vai encontrar muitas lojas algumas delas com peças exclusivas de artesanato produzidas por artistas locais.  um ótimo espaço para passear, fazer compras e fazer um lanche, pois há lanchonete e restaurante no local.

 Em outras palavras,  no bairro Cidade Alta ou digitando de pode:

  •  conhecer muitas construções históricas; 
  •  visitar museus,  igrejas, praças e outros espaços culturais;
  •  visitar prédios  históricos onde funcionam ainda instalações do poder público como a prefeitura de Natal;
  •  Dá um passeio muito divertido a pé pelas ruas estreitas e charmosas;
  •  comer e beber muito bem no comércio local;
  •  fazer compras,  incluindo peças de artesanato.

Como chegar a Cidade Alta em Natal

É muito fácil visitar o bairro da Cidade Alta. Por aqui há um bom com transporte público e também tem passeios que passam por pontos importantes do bairro, como o City Tour Natal Centro Histórico.

Cidade Alta em Natal.

Se você preferir,  pode alugar um carro,  chamar um táxi ou até mesmo um Uber.  o bairro Cidade Alta é muito conhecido e qualquer pessoa que mora na capital saberá indicar como chegar até ele. 

E se você preferir pode se hospedar diretamente aqui,   o que não impedirá em nada de conhecer a região das praias,  pois assim como é fácil vir de Ponta Negra até a cidade alta,  também é muito simples fazer o caminho inverso.

Tudo depende das suas preferências para sua viagem,  e claro, do quanto você quer gastar com hospedagem.

Os turistas mais Aventureiros conhecem a cidade usando o transporte público e filocomo vendo a pé sempre que podem.  além de economizar é um jeito muito divertido de ver de perto tudo o que a cidade de Natal tem para oferecer.

 em outras palavras:

  1.  chegar ao centro histórico de natal é muito fácil;
  2.  você pode até mesmo se hospedar por aqui;
  3.  o transporte público é um meio muito eficiente e barato de chegar à cidade alta;
  4.  Mas se você preferir mais conforto e comodidade pode se locomover com carro alugado, táxi ou Uber;
  5.  um jeito Aventureiro de conhecer a cidade de Natal é andar de ônibus e a fé sempre que  possível.

 O bairro Cidade Alta Natal 

 E aí curtiu o bairro Cidade Alta? Para saber mais sobre os bairros de Natal acesse nosso Guia Completo Bairros de Natal.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.