+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Cerro Corá – RN

0

Cerro Corá é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Norte, com uma área territorial de 394 km². Fica a cerca de 150 quilômetros da capital e pode atravessar as rodovias BR-226 e RN-203 a partir de Natal (capital). Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população estimada em 2017 era de 11.344 habitantes.

Cerro Corá – RN

Está localizado a 6 ° 2’45 ”de latitude sul, 36 ° 20’45” de longitude oeste e sua sede fica 575 metros acima do nível do mar.

História de Cerro Corá – RN

Os primeiros moradores da região, os índios Canindés e Janduís, começaram uma revolta no final do século 17. Para suprimir a revolta, a região realizou uma expedição. No entanto, foi apenas no século seguinte que grupos populacionais chegaram com a chegada de colonos dedicados à agricultura e pecuária.

A primeira proprietária de terras na área foi Adriana de Holanda Vasconcelos, que recebeu duas doações em 1764. Dona Adriana doou parte dos picos das montanhas para Nossa Senhora Santana.

Em 1886, o major Lula Gomes da Paraíba, uma pequena cidade chamada Barro Vermelho, fundou a vila de Caraúbas, cujo nome significa que existem palmeiras nas proximidades. Com o incentivo inicial de Lula Gomes, a vila se transformou em Manoel Salustino Gomes de Macedo, João Soares de Maria e João Ping Obra importante de Manoel Osório de Barros e Tomaz Pereira de Araújo, este último vem desenvolvendo cidades para atingir a categoria de cidades até então.

A primeira casa da cidade

Segundo relatos, a primeira residência foi o Gracindo Deitado, e hoje existe uma loja de eletrodomésticos na Rua Sérvulo Pereira, na área urbana. O nome da vila é Barro Vermelho porque é porque os vaqueiros que passam por lá pintam as roupas com essa cor de barro. Desde então, a vila se chama Caraúbas e passa a se chamar Cerro Corá para evitar confusão com o município de mesmo nome no Rio Grande do Norte.

Para comemorar o último momento histórico da Guerra do Paraguai, em 1922, o presidente João Alfredo Galvão Joca Pires mudou o nome da vila para Cerro Corá e transmitiu Para a cidade de Currais Novos. Em 1938, o Decreto nº 603. Em 11 de dezembro de 1953, através da Lei nº 1031, separada de Currais Novos, o distrito de Cerro Corá tornou-se uma cidade no estado do Rio Grande do Norte. Cortez Pereira, o então deputado estadual, foi o iniciador do projeto de lei de emancipação do governo municipal, que mais tarde foi aprovado pelo então governador Sílvio Pizza Pedrosa.

Gostou da matéria?

Nos acompanhe

Compartilhe

Siga nosso Instagram

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.