+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

CEP Natal RN

0

Você está procura de informações sobre o CEP Natal RN?  Hoje vamos falar um pouquinho para você sobre  o código de endereçamento postal mais conhecido pelas sua sigla: CEP.

Qualquer pessoa que queira mandar uma correspondência vai precisar do CEP do destinatário,  esse número é essencial para diversas atividades do nosso dia a dia,  especialmente para aquelas pessoas e empresas que trabalham com o contexto de entregas.

E na cidade de Natal Rio Grande do Norte   não existe um único código postal,  o que torna a questão ainda mais complexa.  Por isso hoje vamos falar para você sobre os CEP Natal RN e também lhe contar um pouco sobre como esse código foi criado e qual a importância dele.

Acompanhe a seguir.

Saiba mais sobre o CEP Natal RN

Capital do Rio Grande do Norte  é uma importante cidade brasileira,  que além de ter muitos habitantes recebem em média 3 milhões de turistas todos os anos é muita gente passando por aqui o tempo todo!

cep natal rn
Vista de Natal RN. Foto: Canindé Soares.

São muitos pontos turísticos e muitas praias que atraem turistas de todo mundo de todo o Brasil, além disso, a cidade tem uma grande  malha hoteleira,  além de muitos restaurantes, bares,  e outros estabelecimentos comerciais, como em qualquer grande metrópole brasileira.

São muitas empresas de milhares de pessoas que precisam mandar receber correspondências  e encomendas cotidianamente,  e para todas as questões é preciso que você informe o CEP.  

Para se ter uma ideia da importância desse número,  você pode até mesmo mandar uma correspondência sem o  seu nome é como  remetendo, mas é simplesmente impossível mandar qualquer correspondência encomendas informados perto do destinatário.

Vamos começar explicando para você um pouco sobre a história do código de endereçamento postal,  e vamos se falar também sobre como você pode descobrir todos os CEPs que precisar da nossa amada cidade de Natal RN.

Curioso para conferir tudo o que preparamos para você sobre o CEP Natal RN hoje?  Então não deixe de ler até o final!

CEP Natal RN:  um pouco de história

Antes do homem branco habitar o território de Natal RN,  as terras que hoje equivale a capital Potiguar eram habitadas por povos indígenas. Em seguida, vieram os colonizadores portugueses logo na ocasião do descobrimento do Brasil e assim a cidade de Natal RN e tornou-se uma das primeiras cidades do Brasil.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Natal RN foi fundada no ano de 1599,  sendo o marco inicial dessa povoação um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, o Forte dos Reis Magos.

Como é de se imaginar, naquela época era totalmente  desnecessário que houvesse algo como um código de endereçamento postal,  e mesmo  aquilo que conhecemos hoje como serviço de Correios não existia.

E permaneceu assim por muitos séculos,  mesmo após o surgimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos,  que para quem não sabe é uma das mais antigas empresas do Brasil.

O serviço de correio no Brasil foi criada no ano de 1663,  na cidade de Rio de Janeiro embora naquela época capital do país fosse Salvador.  

Em 1931 o decreto 20.859, de 26 de dezembro de 1931 funde a Diretoria Geral dos Correios com a Repartição Geral dos Telégrafos e cria o Departamento dos Correios e Telégrafos.

ECT foi criada a 20 de março de 1969, como empresa pública vinculada ao Ministério das Comunicações mediante a transformação da autarquia federal que era, então, Departamento de Correios e Telégrafos (DCT). 

Mas, os serviços modernos de entrega como Sedex e  e outros serviços modernos dos Correios aos quais estamos acostumados hoje só surgiram no século XX.

Quando foi criado o CEP Natal RN?

O código de endereçamento postal conhecido como CEP tá surgiu no Brasil no século XX,  mas precisamente foi criado pela empresa brasileira de Correios e Telégrafos no ano de 1971.  

Por que foi criado o CEP RN?

O código de endereçamento postal foi criado como uma forma dos serviços de Correios estabelecerem uma logística mais precisa eficiente de entregas.  Mas, nós vamos entender tudo isso melhor mais à frente então continue conosco.

Onde posso saber mais sobre o CEP Rio Grande do Norte?

Se você quer encontrar um CEP específico do estado do Rio Grande do Norte e não sabe como, nós temos uma dica bacana para você, dá uma olhada nesse site: Acha CEP RN.

O que é o CEP Natal RN?

O CEP É um conjunto de 8 números, que juntos formam um código. Com esse código é possível identificar as cidades e endereços espalhados pelo Brasil. Pode ser chamado também de Código de Endereçamento Postal ou ainda de Código Postal.

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

O sistema de endereçamento postal ou Código de Endereçamento Postal CEP surgiu no Brasil tendo como função organizar, agilizar e facilitar a postagem, localização e distribuição das correspondências de forma lógica. 

Esse sistema foi criado no ano de 1971 como dissemos mais acima,   e divulgado para a população brasileira através de um catálogo dos Correios que foi enviado para todo o Brasil, uma vez que naquela época não existia a internet e os modernos meios de comunicação dos dias atuais.

 O sistema  original de CEP tinha códigos com 5 dígitos com tudo eles se tornaram insuficientes para atender à demanda de todos os endereços principalmente nas grandes cidades como Natal RN.

Como  solução, no ano de 1992 os Correios criaram os novos CEPs que usamos hoje com oito dígitos e informaram a população sobre as mudanças através do  Guia Postal Brasileiro de 1992

É o CEP que dá a possibilidade de que os correios consigam entregar encomendas em todas as regiões e posições geográficas existentes no Brasil.  Saiba mais sobre o CEP Natal RN a seguir.

Onde posso consultar os CEP Natal RN de todos os bairros e localidades da cidade?

Se você quiser consultar facilmente os CEPs da nossa cidade é só consultar o site CEP Natal RN.

Qual a origem do CEP Rio Grande do Norte?

Em nosso estado do Rio Grande do Norte não existem dois endereços que tenham o mesmo nome, contudo isso pode ocorrer em outras cidades fora do estado de Rio Grande do Norte tenha um endereço com o mesmo nome. E é também comum existirem duas cidades com o mesmo nome em estados diferentes. Por essa razão o CEP foi criado no RN.

Como posso consultar o CEP RN?

Atualmente, graças as novas tecnologias da informação, é possível consultar o CEP de qualquer lugar do Brasil de forma online, e  também é possível rastrear pacotes do mesmo modo acessando o site dos Correios.

CEP Natal RN: dicas finais

Como vimos, o código de endereçamento postal CEP é um número imprescindível para a manutenção do nosso estilo de vida na contemporaneidade.

Agora você já pode mandar as suas encomendas para o Rio Grande do Norte! 

E se você estiver vindo conhecer a Cidade do Sol,  não deixe de conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.