+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Central do Cidadão Natal RN

0

Hoje vamos apresentar para você a Central do Cidadão Natal RN,  um importante Do governo federal do nosso país  que prestam serviços públicos essenciais ao cidadãos da capital Potiguar.

Muitos dos serviços oferecidos pela Central do Cidadão  Natal RN antes precisavam ser feitos em repartições públicas diferentes,  mas agora é possível fazer todos eles em um só lugar, o que facilita é muito o dia a dia  de todos nós.

Vamos falar para você sobre o que é Central do Cidadão Natal RN, vamos explicar um pouquinho sobre a sua criação e como ela funciona, e os principais serviços que você pode fazer  na Central do Cidadão.

 Acompanhe.

Central do Cidadão Natal RN

Na cidade de Natal Rio Grande do Norte a Central do Cidadão presta importantes serviços como a emissão de carteira de identidade, ou RG, além de atuar na emissão de documentos como CPF e carteira de trabalho.

Natal RN. Foto: Canindé Soares.

Todos esses documentos são essenciais para que o cidadão possa exercer seus direitos básicos, mas a central do cidadão Natal RN também presta outros serviços à comunidade, como veremos ao longo  desse artigo.

 Então, fique com a gente saiba mais sobre a central do cidadão Natal RN a seguir.

Central do Cidadão Natal RN: uma nova visão dos serviços públicos

A central do cidadão Natal RN é parte de um  programa do governo federal que tem como principal objetivo unificar os serviços públicos, ou seja, fazer em um só lugar de forma unificada serviços que antes eram prestados nos mais variados estabelecimentos públicos do estado brasileiro.

carteira_de_trabalho_de_2003-721x1024-5343810-9556888
Imagem ilustrativa. Foto: Wikimedia.

O programa Central do Cidadão foi instalado no Rio Grande do Norte no ano de 1997.

Antes de saber se vem um modelo de gestão burocrático da onde ,provém o conhecido o termo burocracia, que o povo brasileiro bem já associou a demora, atrasos e muitas vezes ao mau atendimento, o estado têm procurado modificar sua forma de atuar para ser mais eficiente na prestação dos serviços públicos.

O modelo burocrático de gestão  estatal adotado por muito tempo no Brasil segue uma série de normas que deixam o atendimento engessado.

Nesse modelo é preciso seguir todos os protocolos, e o atendimento não pode ser finalizado se o cidadão e os documentos não passarem por todas as etapas necessárias, que muitas vezes são várias e envolvem mais de um órgão público.

Foi para modificar essa forma demorada de atendimento público que gerava muitas filas e descontentamento entre a população, que o governo tem criado uma série de medidas que visam simplificar os serviços públicos básicos, e a central do cidadão Natal RN entra dentro desta nova forma de gerir que o Estado tem adotado.

Desde o processo de agendamento até emissão do documento em si, a central do cidadão Natal RN buscar a melhor forma de tornar o atendimento simplificado, evitar as filas, facilitando o dia a dia do cidadão e já vem para ser atendido no horário marcado, e dos servidores públicos, que já tem uma demanda determinada de atendimento para o dia.

Essa forma também fica simplifica a gestão estatal, pois facilita o controle de todos os processos que estão sendo efetuados e também a forma de guardar e acessar os dados.

Confira outras informações úteis sobre a central do cidadão Natal RN a seguir.

Quais os principais objetivos da Central do Cidadão Natal RN?

A central do cidadão surge com objetivos claramente definidos em seu planejamento, e eles embasam toda atuação deste programa junto ao povo brasileiro.  São eles:

  1. simplificar a vida do Cidadão;
  2. Promover a articulação de entidades públicas estaduais, da união e dos municípios,bem como de empresas e entidades privadas e do terceiro setor para participar das Centrais do Cidadão’;
  3. ampliar a continuamente a oferta integrada de atendimento e prestação de serviços públicos de qualidade;
  4. disponibilizar aos cidadãos tanto o acesso remoto, através da internet e call-center, quanto espaços presenciais de atendimento e prestação de serviços, descentralizados, acessíveis.

 Qual o endereço da central do cidadão Natal RN?

A cidade de Natal RN não tem apenas uma  unidade da Central do Cidadão, mas três unidades à disposição do cidadão Potiguar, que estão localizadas nos seguintes endereços:

  1.  Zona Norte: Shopping Estação. Endereço: Av. Dr. João Medeiros Filho, 2300 – Potengi, Natal – RN, 59110-200;
  2. Zona Sul: Via Direta Shopping. Endereço: Av. Sen. Salgado Filho, 2233 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59078-000
  3. E a central do cidadão na Av. Coronel Estevam, 415 – Alecrim, Natal – RN, 59062-200. 

Central do Cidadão Natal RN:  principais serviços

Agora que você já sabe a importância da Central do Cidadão e por que ela foi criada, vamos falar para você os principais serviços que você pode encontrar nesse lugar.

cpf2-1024x321-6460326-1003900
CPF, imagem ilustrativa. Foto: Wikipedia.

O serviço mais essencial que você pode fazer aqui é emissão de carteira de identidade ou simplesmente RG,  a emissão do documento precisa ser agendada previamente e o agendamento pode ser feito de forma online. 

Para tirar o seu RG primeiro você deve agendar o serviço  através do agendamento eletrônico no site Instituto Técnico e Científico de Perícia, clicar na  aba “Serviços” e em  seguida “Emissão de identidades”.

Mas não se preocupe,  se você não souber usar na internet ou não tiveram acesso a um computador pode fazer o agendamento pessoalmente direto na Central do Cidadão.

Outro serviço importante é emitido na Central do Cidadão Natal RN é o CPF, e você também pode fazer a sua carteira de trabalho aqui.  Ambos os atendimentos também precisam ser agendados online. 

Outro serviço prestado pela central do cidadão é o alistamento militar.

Se você é um jovem com 18 anos pode se dirigir até a central do cidadão Natal RN para fazer o seu alistamento e obter também informações  sobre as Escolas de Formação e Especialização do Exército, sobre os Tiros de Guerra (GT) e sobre o Centro e Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR e NPOR).

Aqueles ficarem fazer hoje estamento militar não pode deixar de portar o CPF outros documentos pessoais.

E a central do cidadão Natal RN também presta outros serviços relacionados as companhias públicas, como água e luz. Se você estiver interessado em algum desses serviços não esqueça de portar nas mãos na hora do atendimento uma conta atual onde possa ser identificada a unidade consumidora e outros dados relativos à sua residência.

Quanto custa fazer a Carteira de Identidade na Central do Cidadão Natal RN?

A emissão da primeira via da carteira de identidade é gratuita, já a segunda via Custa R$ 25 e  a terceira via sai por R$ 35 de taxa.

Quais os requisitos para fazer o CPF na  Central do Cidadão Natal RN?

Para fazer o seu cadastro de pessoas físicas ou CPF você deve estar de posse da sua identidade ou outro documento com foto,  título de eleitor e ter entre 18 e 70 anos de idade. Os menores de idade precisam ser acompanhados pelos pais ou responsável legal para emissão do documento.

Central do Cidadão Natal RN: dica finais

Como você pode ver a central do cidadão Natal RN presta importantes serviços básicos a toda a comunidade Potiguar.

smiling-woman-posing-with-her-head-back-wooden-bench_1139-550-8005480-1475937
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik.com

Se você tiver qualquer dúvida a respeito de outros serviços prestados é só acessar o site da central e se informar de forma online, para isso é para  clicar aqui: Central do Cidadão

Essas  foram nossas dicas de hoje, até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.