+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Carnaval em Natal

0

Querendo curtir o Carnaval em Natal Rio Grande do Norte? Hoje nós vamos falar para você tudo que tem de bom para quem quer aproveitar a maior festa popular do Brasil na capital potiguar!

E acredite, tem de tudo um pouco para os foliões aproveitarem por aqui. Não falta música, boa comida, gente bonita de todo o Brasil e do mundo, shows, fantasia e muito mais.

A capital potiguar Natal RN é famosa por ter um dos melhores carnavais de todo o país, com bailes, festas, carnaval de rua, de tudo um pouco para quem curtir a folia em uma das cidades mais lindas do Brasil.

Mas, se você não sabe tudo que tem de bom para curtir a folia por aqui, não se preocupe! Vamos apresentar o Carnatal para você!

Acompanhe a seguir.

Conheça o Carnaval em Natal

Mas, o carnaval em Natal nem sempre foi o destaque que é hoje. Você sabia que Natal, antigamente, era famosa por não ter carnaval?

Carnaval em Natal. FOTO: Canindé Soares.

A cidade, que já teve a posse do título de terceiro maior carnaval de todo país, viu sua festa entrar em declínio em razão da tragédia do Baldo em 1984.

O evento causado por um ônibus que vitimou 19 pessoas, e feriu gravemente 12, foi o ápice para que o Carnaval fosse excluído do calendário e da memória da população da cidade.

Felizmente, a partir de 2006, a prefeitura da cidade iniciou um projeto para revigorar o Carnaval de Natal. Para isso importou uma ideia do Recife: a criação de pólos de carnaval em alguns pontos da cidade. 

Assim nasceram redutos carnavalescos em Redinha, Ribeira, Centro Histórico e Bairro Ponta Negra. A Prefeitura deu apoio com a instalação de palcos além da contratação de cantores e bandas locais e nacionais.

Quer saber mais sobre o Carnaval em Natal? Confira a seguir.

Carnaval em Natal – um pouco de história

O Carnaval chegou ao estado ainda no século XIX que trazido do Rio de Janeiro. Em seu início, a festa mais popular do Brasil era feita em organizações populares como os folguedos e o chamado entrudo, onde os foliões atiravam uns nos outros com farinha, areia e muitos baldes d’água. 

Carnaval em Natal. FOTO: Canindé Soares.

Era uma festa onde participavam todos, de jovens a velhos, se divertindo nas ruas e blocos. E foi essa união de folguedos e entrudo que fez nascer o carnaval moderno que conhecemos hoje.

Um dos primeiros registros históricos de comemoração carnavalesca na capital potiguar remonta ao ano de 1877. 

O Carnaval potiguar começou no Bairro da Ribeira que é um dos mais tradicionais bairros da Capital do Rio Grande do Norte.

Entre os primeiros eventos realizados estão os desfiles de carros alegóricos, como os conhecidos corsos que representavam a elite potiguar contrastando com às festas populares que tomavam as ruas.

E outro evento popular no Bairro da Ribeira era a celebração de grupos étnicos como os índios, que apresentavam seus ritos e cultura durante os festejos.

E o Bairro das Rocas viu nascer o berço do samba potiguar, abrigando escolas de samba como Balanço do Morro, Malandros do Samba, Asa Branca e Batuque do Morro.

Já entre as décadas de 40 e 50, a capital potiguar viveu o auge de seus tradicionais bailes de carnaval. Nesse período os bailes de máscaras eram realizados em espaços como o teatro Alberto Maranhão e o antigo Natal Clube, onde hoje fica o CCAB-Norte.

A tradição do baile das máscaras é mantida até hoje em alguns lugares.

Já os blocos de carnaval começaram a ter destaque e maior organização a partir da década de 1960, quando Natal recebe massiva influência dos frevos e marchinhas pernambucanas. 

Até que a tragédia do Baldo em 1984, com o atropelamento de várias pessoas que festejavam por um ônibus, fez com que um grande hiato no carnaval potiguar ocorresse.

Mas, felizmente o carnaval em Natal retornou após os anos 2000 e hoje conta com eventos em toda a cidade nessa época do ano.

Qual a principal diferença do Carnaval em Natal?

Em Natal, ao contrário das demais cidades da região, o Carnaval tem como atração um desfile de escolas de samba e de tribos de índios da região, no bairro da Ribeira, no sábado, no domingo e na segunda-feira à noite.

Qual a melhor opção para quem quer passar o Carnaval em Natal fora da capital potiguar?

Nesse caso a melhor e mais tradicional opção da região fica na Praia de Pirangi do Norte, onde os foliões fazem a festa no meio da rua e na praça, fechadas ao trânsito de veículos, de 6ª feira à noite até 4ª feira de cinzas de manhã, além das tardes de sábado até 3ª feira na orla da praia.

O Carnaval em Natal 2020

Esse ano a prefeitura de Natal organizou uma programação de Carnaval com atrações nacionais como Armandinho, Alceu Valença, Morais Moreira, Monobloco, Elba Ramalho e Margareth Meneses.

Carnaval em Natal. FOTO: Canindé Soares.

O carnaval também vai contar com cantores locais para os cinco polos Multiculturais espalhados pela cidade: Atheneu (bairro Petrópolis), Ponta Negra (praia), Redinha (praia), Centro Histórico (centro) e Rocas (bairro zona Leste).

E o Carnaval em Natal começa mais cedo, com o Carnatal já iniciando em Dezembro, por isso a abertura oficial do Carnaval Multicultural de Natal aconteceu na quinta-feira, 4 de dezembro.

A festa realizada no Largo do Atheneu contou o tradicional Baile de Máscaras, além de shows com os artistas convidados Khrystal e banda e a Spok Frevo Orquestra, de Recife.

A organização do Carnaval Multicultural de Natal RN é responsabilidade da prefeitura de Natal, a qual, por meio de Chamada Pública promove o Desfile das Escolas de Samba dos Grupos A e B no polo Ribeira, assim como as Tribos de Índios que desfilam nos dois grupos (A e B).

Confira outras dicas sobre o Carnaval em Natal a seguir.

Quanto custa brincar no Carnaval em Natal nos cinco pólos locais multiculturais?

Todos esses pólos de festa são abertos ao público e a entrada é gratuita. É só comparecer e curtir a festa

Quantas atrações ao todo farão parte do Carnaval em Natal neste ano de 2020?

Ao todo, o carnaval em Natal desse ano contará com 19 bandas com 13 componentes, 10 bandas com 26 integrantes, 5 bandas com 40 músicos e 3 mega bandas com 52 componentes para atender blocos nos cinco polos do Carnaval.

O Carnaval em Natal: dicas finais

Se quiser brincar o carnaval em Natal já sabe: faça suas reservas com antecedência, pois os hotéis lotam nessa época do ano!

Carnaval em Natal. FOTO: Canindé Soares.

Portanto, fique atento, escolha as suas acomodações, planeje esua viagem, e venha se divertir sem preocupação em um dos melhores carnavais do nordeste e do Brasil.

E caso prefira, você pode curtir o carnaval 2020 na badalada Pipa no Rio Grande do Norte que também tem uma festa linda!

E para deixar tudo ainda melhor, confira os melhores passeios do Rio Grande do Norte no nosso Guia Completo de Passeios.

Aproveite suas férias,  divirta-se no carnaval e faça uma boa viagem!

Nós voltamos em breve com muito mais conteúdo sobre o Natal e Rio Grande do Norte para você,  até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.