+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Carnaúba RN

0

Conheça carnaúba RN, este interessante e importante bioma do Brasil que corresponde 70 % da área do nordeste brasileiro tem sido descrito como um dos biomas mais devastados dos últimos anos no Brasil, é quase sempre descrita como sendo pobre de vegetação, abrigando poucas espécies de árvores a não ser carnaúbas.

carnauba-1024x512-3715537-7585697
Carnaúba RN

Vegetação formada pelas palmeiras carnaúba, que podem ser encontradas nas zonas baixas úmidas e nas margens dos rios por grande parte do Rio Grande do Norte, esta árvore de muitas qualidades é extremamente usada pelo povo Potiguar, a cera extraída dessas árvores é muito usada para varias coisas no dia a dia.

Ela se apresenta sob a forma de grandes árvores, isoladas ou agrupadas, que dominam uma vegetação situada sobre os solos arenosos e planos ou pouco inclinados ou de planícies cultivadas.Sua destruição foi grande, consequência da construção da barragem de Armando Ribeiro Gonçalves, a exploração de suas madeiras como também o uso do solo para as produções frutifeiras.

O que é Carnaúba?

cera-de-carnauba-eco-clean-shine-8574892-2253346
Carnaúba RN

Essa vegetação tipica do nordeste brasileiro pode ser encontrada espalhada por todo o território nordestino, com frequência ela é usada para fabricação de móveis ou carvão vegetal.

A carnaubeira é uma palmeira nativa de notável beleza que cresceu e se adaptou na região semi-árida do nordeste brasileiro ou em áreas de condição ecológica semelhante. É encontrada principalmente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.

Os especialistas no assunto descrevem que o desenvolvimento de uma planta está condicionado a diversos fatores tais como luminosidade, presença de água no solo e ar (umidade relativa), concentração de nutrientes no solo, temperatura, concentração de CO2, adaptação genética, conteúdo de clorofila e competição.

O que pode ser feito com a Carnaúba?

A Carnaúba, chamada de ‘Árvore da Providência’ ou ‘Árvore da Vida’ é uma das plantas típicas do Sertão, principal fonte de matéria prima dos índios Tupis. A cêra que é extraída de suas folhas é utilizada na fabricação de cêras industriais e domésticas , e também de rolos de filmes para fotos, de papel carbono e de sabão.

A palha é utilizada na confecção de chapéus, cestos e vassouras, seu tronco serve para as paliçadas, telhados, suas folhas para recobrir os telhados. Seu fruto serve na alimentação. Suas raízes para medicamentos, seus grãos são prensados e utilizados como bebidas.

A Caatinga faz parte da floresta de carnaúba?

A caatinga que é uma vegetação adaptada para o clima do sertão e é exclusiva desse território, é um tipo de vegetação complementar para a mata ciliar de todo o sertão.

A vegetação da Caatinga é típica do semi-árido brasileiro. É caracterizado por ser resistente a escassez de água no período das estiagens, onde se adaptada como nenhuma espécie a condição de extrema escassez de água que por vezes se evidencia na região. A caatinga pode ser dividida em caatinga hiperxerófila e hipoxerófila.

A caatinga hiperxerófila é o tipo de vegetação dominante na área, ocorrendo de em solos relativamente rasos, típicos do nordeste do país.

De onde veio o nome “Carnaúba”?

A carnaubeira é uma árvore que pertence à família das palmeiras. O nome Carnaúba vem do tupi e significa “árvore que arranha”.

A resistência e longevidade da carnaúba sempre foi motivo de orgulho e satisfação para os sertanejos. A “árvore da vida” como é conhecida consegue suportar às adversidades da caatinga, como exemplo de resistência e poder produtivo. Países como Alemanha, Índia, Japão e Estados Unidos tem investido, sem sucesso, na tentativa de cultivar a Carnaúba em virtude da importância da cera extraída de suas folhas.

A Carnaúba que também é chamada de Carandá ou Carnaíba atinge em média 15 metros de altura. Sua copa é formada de leques, o tronco é parcialmente coberto por uma base de sulcos, em forma de hélice.

Possui numerosas flores minúsculas e frutos em cachos, com cerca de 3cm de comprimento. As maiores concentrações de carnaubais encontram-se nos estados do Piaui e Ceará, sempre nos vales dos rios e terrenos arenosos. Intimamente ligada a seu habitat, a carnaúba é de grande longevidade, podendo viver até 200 anos.

Quais as utilidades para a carnaúba?

A madeira da carnaúba é resistente, podendo ser usado no na construção de edificações rústicas, e como lenha pesada. Inteiro, o estipe da carnaúba costuma ser usado como poste; fragmentado ou serrado, fornece ótimas porções de madeira usadas em construções, podendo também ser aplicada na marcenaria de artefatos torneados, tais como bengalas e objetos de uso doméstico.

No Nordeste brasileiro, habitações inteiras são construídas com materiais retirados da carnaúba. O tronco dá o emadeiramento, os esteios, as linhas. às terças. as ripas, os caibros ou seja a ossatura geral da construção. Mais ainda. Todo mobiliário e utensílios são de carnaúba. As prateleiras, as mesas, os bancos, o armário são de tábuas de carnaúba, porque essa palmeira fornece tábuas sólidas e resistentes.

Com suas folhas fazem-se telhados e coberturas de casas e abrigos. A palha forte e lisa presta-se para a confecção de acessórios os mais variados. Tecem-se esteiras, urupemas, as peneiras usadas no nordeste, a vassoura, o abanador e até sacos sólidos e duradouros para o transporte e acondicionamento dos cereais. A palha macerada e batida reduz-se a fibras, e temos uma nova série de produtos – os artefatos de fibras: as cordas, os trançados e até redes.

A carnaúba produz um fruto comestível, que fornece uma fécula do mesmo valor alimentício que a mandioca. Seus frutos comestíveis e abundantes, quando verdes, constituem boa ração para o gado. Quando seco fornece um óleo fino. Torrados e moídos dão uma bebida semelhante ao café.

As raízes, principalmente da carnaúba conhecida como branca, são tradicionalmente reputadas como de propriedades medicinais no tratamento de algumas doenças. Possui propriedades diuréticas e usadas como chá é indicada para o tratamento do reumatismo e da sífilis.

O que é cera de Carnaúba?

A cera de carnaúba do Rio Grande do Norte e retirada das folhas da palmeira ‘Copernicia Prunifera’, planta nativa do Brasil que cresce somente nos estados do Ceará, Piauí, e Rio Grande do Norte, é um produto com diversas aplicações, utilizada na fabricação de ceras para pisos, ceras automotivas, tintas, vernizes, produtos para marcenaria, além de ser usada no processo de fabricação de medicamentos e alimentos.

grupo_especial_de_fiscalizacao_movel-800x450-1-2382757-2999823
Carnaúba RN

Geralmente é extraída na forma de flocos duros amarronzados. É obtida das folhas da carnaúba em um processo que envolve batê-las para liberar a cera, seguido do seu refinamento. Tem um ponto de fusão muito maior que outras ceras (78 graus Celsius), além de ser extremamente dura. Isso faz com que seja ideal para criar coberturas extremamente fortes para pisos, automóveis, entre outros.

A cera de carnaúba do Rio Grande do Norte aparece em doces, polimentos, vernizes, produtos cosméticos e em muitos outros lugares. A cera de carnaúba é largamente utilizada pela indústria, apesar de pouco conhecida dos consumidores.

Como podemos utilizar a cera de Carnaúba?

A água não pode romper uma camada de cera de carnaúba, apenas outros solventes o podem, geralmente em combinação com calor. Isso significa que o material possui alta durabilidade, tornando inclusive uma superfície um tanto quanto resistente à água.

Muitos surfistas, por exemplo, usam esta cera para suas pranchas. Também é usada como cobertura de pratos de papel, fio dental e uma alternativa para gelatina vegetariana. Na indústria farmacêutica, aparece como cobertura de tabletes e aparece em um grande número de embalagens de alimentos.

Carnaúba RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre essa linda e importante floresta do RN e quer conhecer ainda mais sobre o estado, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Aspectos geoeconômicos do rio grande do norte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.