+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Caicó Rio Grande do Norte

0

Você conhece Caicó Rio Grande do Norte?  A cidade é um importante Polo de turismo do Estado  que integra o pólo turístico do Seridó ou Roteiro Seridó e faz parte também do Guia Turístico de Produção Associada, publicado pelo Ministério do Turismo devido a identificação e registro de produtos com representatividade cultural e identidade regional.

A cidade de Caicó RN se destaca em diversos aspectos como o ecoturismo, o turismo cultural e o turismo de eventos. É uma das cidades localizadas no interior do Estado Potiguar que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagem quando você for conhecer a região interiorana do Rio Grande do Norte.

Quer saber o que mais de bom tem por aqui? Então  fique conosco e acompanhe!

Caicó Rio Grande do Norte

Caicó Rio Grande do Norte  é um município localizado na chamada a região do Seridó que se destaca pelas suas belas paisagens, pela cultura e conhecimento e pelos eventos especialmente gastronômicos com destaque para a culinária regional,  que acontecem aqui com frequência!

Caicó Rio Grande do Norte
Arco do Triunfo em Caicó RN.

Visitar a cidade de Caicó RN é sem dúvida uma experiência inesquecível!  o Rio Grande do Norte é um estado extremamente rico em diversidade, e que possui muitas belezas a serem exploradas não apenas em suas praias mas também no seu rico interior.

Ficou curioso para conhecer Caicó RN mais de perto? Confira a seguir.

1. Caicó Rio Grande do Norte –  um pouco de história

A região onde fica Caicó Rio Grande do Norte é ocupada por povoações humanas desde o período pré-histórico quando chegaram os primeiros Caçadores e coletores se organizando em primitivas tribos  nômades. Até os dias de hoje é possível observar em algumas cavernas e rochas diversas pinturas rupestres que são um atrativo Arqueológico turístico da região.  

Paisagem em Caicó RN. Foto de OhTheJohnny.

Por exemplo, pode se encontrar figuras da Tradição Itaquatiara ou Itaquatiaras, aparecendo em blocos ou rochas ao lado dos cursos d’água, nelas aparecem, comumente, grafismos puros e sinais como tridígitos, círculos, linhas e quadrados, como os encontrados no sítio arqueológico da Gruta da Caridade. 

Os diferentes povos históricos que ocuparam a região de origem as tribos indígenas encontradas pelos colonizadores portugueses quando esses finalmente desbravaram o sertão nordestino. 

Na época da colonização portuguesa a região da Ribeira do Seridó era habitada pelos índios cariris e tarairiús.  os primeiros colonizadores chegaram ao local no século XVII, e eram especialmente colonos pernambucanos e paraibanos em busca de terras para plantação.

O primeiro a chegar as terras onde hoje se localiza a Caicó  foi coronel Antônio de Albuquerque da Câmara que deu início ao combate as tribos indígenas que defendiam o território local.  E assim seguiu-se o seu povoamento.

Várias famílias estiveram na região mas não chegaram a se fixar definitivamente.  os primeiros grupos de povoamento definitivos começaram a surgir somente em 1720 por portugueses vindos principalmente do norte de Portugal e Açore.

Em 1735 o arraial foi elevado a condição de “Povoado de Caicó”  e com a finalidade de acelerar o povoamento do interior do Estado foi rapidamente levado pelo Marquês de Pombal a categoria de vila.

Caicó  se e tornou uma cidade independente no ano de 1868 batizada com o nome de cidade do  Cidade do Príncipe. Com a proclamação da república o nome da cidade foi mudado para Caicó para expurgar as marcas da época do império presentes no antigo nome.

Em resumo:

  1.  o povoamento da região do Seridó Onde fica Caicó remonta a época da pré-história;
  2.  a cidade teve seu núcleo de povoamento iniciado no século XVII;
  3.  o seu nome foi mudado para Caicó para retirar as marcas de recordações da época Imperial brasileira quando a república foi proclamada.

Turismo em Caicó Rio Grande do Norte

Um dos principais atrativos turísticos da região são as pinturas rupestres e os sítios arqueológicos presentes na região do Seridó.

Poço de Santana em Caicó RN. Foto por High Jay.

Além disso, o município de Caicó se destaca pelo ecoturismo,  com suas muitas grutas cavernas em rios onde é possível realizar rapel, escalada, rali, mountain bike, acampamentos, trilhas e trekking em locais como a serra de São Bernardo, serra da Formiga, gruta da Caridade e a pedra da Baleia localizada no rio Seridó.

São paisagens muito bonitas, perfeitas para serem exploradas para quem curte um bom turismo de Aventura. 

O município  também se destaca pelo turismo cultural.  O visitante pode por exemplo conhecer a Irmandade dos Negros do Rosário, criada em 1771, onde pode ser vistas seus rituais que utilizam lanças e danças tribais ao som de tambores seculares. 

É possível ainda pode-se visitar o Museu do Seridó, onde pode se conhecer a história do povo  local. Caicó Rio Grande do Norte também é conhecida como a terra do bordado é herança do tempo dos colonizadores portugueses que fazem as cidades se destacar pelo seu artesanato local.

Eu não quesito turismo de eventos Caicó se destaca pelo seu carnaval que é um dos maiores do Nordeste e pelo turismo religioso,  com destaque para a Festa de Sant’Ana realiza na última semana de julho, que já é o maior evento socio-religioso do Rio Grande do Norte. 

 Ou seja:

  • Caicó Rio Grande do Norte destaca-se pelo ecoturismo e pelas belas paisagens naturais;
  • A cidade também é destaque no turismo cultural,  artesanato, eventos e turismo religioso.

2. Caicó Rio Grande do Norte –  hospedagem gastronomia

A cidade de Caicó Rio Grande do Norte é um pólo turístico importante e como tal é possível encontrar boas acomodações por aqui.

Açude Recreio em Caicó RN. Foto por Danta Sevinte.

O visitante vai encontrar pousadas charmosas e hotéis confortáveis,  como a Pousada Terra do Sol.

Apenas lembre-se de fazer a sua reserva com antecedência especialmente se for viajar em época de alta Temporada como o carnaval ou o mês de Julho Quando acontecem as festividades religiosas.

A cidade de Caicó também é muito elogiada pela sua gastronomia local são muitos queijos,  doces, e outros pratos típicos que fazem com que a cidade seja um polo de turismo gastronômico também. E claro, por aqui há excelentes restaurantes!

 Ou seja:

  1.  é fácil encontrar boas acomodações em Caicó Rio Grande do Norte;
  2.  a cidade é conhecida em todo o Nordeste pela sua gastronomia regional.

Como chegar a Caicó Rio Grande do Norte

A cidade de Caicó é a principal cidade da região central do estado localizada na chamada região do Seridó a 282 km de distância da capital Natal Rio Grande do Norte.

Serra de São Bernardo em Caicó RN.. Foto por OhTheJohnny.

Chegar até Caicó não é difícil o trajeto é praticamente feito todo pela BR 226,  saindo a partir de Natal RN. 

Para quem vem de outros lugares do Brasil,  principalmente de fora do Nordeste, a melhor alternativa é comprar uma passagem de avião para o Aeroporto Internacional  do Rio Grande do Norte e vir a cidade a partir de Natal.

Portanto:

  •  você pode chegar até Caicó RN alugando um carro ouvindo de obra através da BR 226;
  •  você também pode comprar uma passagem de ônibus em Natal RN.

Caicó Rio Grande do Norte

Caicó Rio Grande do Norte é uma cidade imperdível cheia de atrativos turísticos para você conhecer! 

São tantas coisas para se ver e fazer por aqui e com certeza ao menos uma delas vai te interessar e fazer você querer conhecer a cidade!

Aproveite também para conferir o nosso Guia Completo de Passeios.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.