+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Bodó – RN

0

Bodó, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na microrregião da Serra de Santana.

Bodó – RN

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2016 sua população era estimada em 2 332 habitantes.

História de Bodó – RN

O assentamento desse local começou em torno de uma pequena fonte que fornecia água para atender às necessidades das primeiras famílias e de seus animais. O sabor da água foi comparado ao sabor do peixe chamado bodó. Dessa forma, todo o local ao redor do poço era conhecido por esse nome. Habitada inicialmente por criadores de gado, mais tarde seu crescimento foi acelerado pelo ciclo do algodão e, finalmente, pela mineração de tungstênio. Com o aumento das atividades de mineração, o centro da população recebeu migrantes de várias partes do estado.

O município foi emancipado de Santana para Matos sob a Lei nº 6300, de 26 de junho de 1992, instalada em 1997. É limitado aos municípios de Santana do Matos (norte e oeste), Lagoa Nova (sul) e Cerro Corá (leste). O município de residência é de 5 ° 59 ′ 18 ′ de latitude sul e 36 ° 24 ′ 47 ′ de longitude oeste. A altura é de 560 m acima do nível do mar e a distância da capital é de 188 km. Segundo o IDEMA, o solo da região apresenta características litolíticas, solonetz solonizado, marrom sem cálcio e oxizol, amarelo distrófico vermelho. O solo tem uma capacidade regular e limitada de pastoreio natural, adequado para culturas especiais com um ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, castanha de caju e coco). Na parte sul, uma pequena área com capacidade regular de cultivo e outra para a proteção da flora e fauna.

Gostaram da matéria sobre Bodó – RN

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.