+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Boa Saúde – RN

0

Boa Saúde (anteriormente Januário Cicco) é o município brasileiro do Rio Grande do Norte.

Boa Saúde – RN

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população será de 10.181 em 2019.

História do município

A partir da primeira metade do século XIX, com a expansão do território de São José de Mipibu, se desenvolveram os assentamentos que constituíam o município de Boa Saúde. A internalização da colônia, através do sistema de datas e reprodução do gado, levou à ocupação da terra. A vila de Boa Saúde se desenvolveu. Na data de San Matheos, Córrego de São Mateus se estabeleceu e, no dia da alma, a sede de Gatos é atualmente a Guarani. Os documentos de compartilhamento de terras comprovam a existência de residentes na área, já em 1859.

As famílias mais antigas de Boa Saúde são: Saca, Ferreira e Nunes. Como membro da família Saca, Antônio Badamero como carpinteiro, pedreiro e providenciou “arrancho” para tropeiros, contribuindo enormemente para a formação da vila. Com a chegada da família Cachoeira do interior da Paraíba, a formação da vila tem um novo impulso. O proprietário de um determinado “recurso” se instala em várias áreas da região na agricultura e pecuária.

Quanto à origem do nome Boa Saúde, existe mais de uma versão. Os peregrinos aconselhados pelo padre retornavam de Juazeiro com a imagem de Nossa Senhora da Saúde, e desde então a cidade se chamava Boa Saúde, e outros que as cachoeiras teriam construído uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, depois de curar um membro da família depois de nadar no rio, onde havia muita coisa. muçambé. E também que a vila passou a se chamar Boa Saúde depois que o viajante, morando na casa de Antônio Badamero, adoeceu e, ao ser curado, exclamou que era um local abençoado, um local de ótima saúde. Depois do que aconteceu, Luiz Cachoeira tomou a iniciativa de fundar uma capela dedicada a Nossa Senhora da Saúde, cujo pedreiro era Antônio Badamero.

Em 1953

Várias cidades foram criadas no Rio Grande do Norte. Se não fosse a rejeição do secretário de Estado João João Frederico Abott Galvão, Boa Saúde seria uma delas. Seu território foi substituído por um município e passou a fazer parte das cidades recém-estabelecidas de Monte Alegre e Serra caiada. O movimento de libertação foi mais claro, e a autoridade municipal foi criada em 11 de dezembro do mesmo ano, e foi apoiada pelo vice-primeiro-ministro de João Frederico, Januário Cicco, em troca desse nome. O tenente Adauto Rodrigues da Cunha foi nomeado primeiro prefeito. A primeira eleição municipal foi em 3 de outubro de 1954, quando foi eleito o primeiro prefeito da Constituição Manoel Teixeira de Souza e o vice-prefeito José Batista Xavier.

Em 2 de fevereiro de 1991, depois de 37 anos como Januário Cicco, a cidade mudou seu nome para Boa Saúde por causa de uma reivindicação antiga feita por seus moradores por tradição e amor por Nossa Senhora da Saúde.

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.