+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Baraúna RN

0

Baraúna RN é uma cidade cheia de atrativos para o turismo, seu nome primitivo foi “Rancho do Sabiá”, o nome foi dado por tropeiros que em outros tempos faziam de burro, a travessia entre Mossoró Russas.

Continuou a ser assim chamada, até 1935, quando a Prefeitura de Mossoró inaugurou o primeiro poço artesiano da região, hoje locado no centro da cidade, passando a ser conhecida como Baraúna, localidade onde, com a construção da Capela, Escola e algumas casas, teve início a povoação.

A partir de 1940, desenvolveu-se a indústria madeireira seguida de perto pela agricultura e pecuária, principais colunas de sua estrutura econômica de então.

10214-870-320-1-canoaquebrada-6524664-9471545
Baraúna RN

A febre da indústria madeireira entrou em declínio, mas, a agricultura e a pecuária já haviam adquirido estabilidade, e, no dia 15 de dezembro de 1981, através da Lei Estadual  5.107, foi definitivamente desmembrado de Mossoró, tornando-se autônomo, conservando o nome de Baraúna, que vem de “ibirá-una” a madeira preta. Atualmente é um grande produtor de melão melancia, mamão, e manga. E sede de comarca de primeira entrância.

Pontos turísticos de Baraúna

Baraúna tem investido muito no turismo e sua maior aposta é o investimento nas cavernas naturais encontradas na região, isso pode alavancar a economia do local por conta do fluxo de pessoas que podem procurar esses serviços turísticos, neste artigo iremos abordar um pouco sobre esse assunto que desperta o interesse de várias pessoas que estão visando esse projeto.

Como são os passeios nas cavernas?

“Uma experiência de outro mundo”. Esta é a sensação ao visitar grutas e cavernas, na opinião da bióloga e espeleóloga Gisele Sessegolo. Ela é membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza e dedica sua carreira à conservação de grutas e cavernas brasileiras.

canoa-quebrada-2-1024x683-5245563-6964360
Baraúna RN

No Brasil há muitas  cavernas já catalogadas, de acordo com dados do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas. Esse número cresce a cada ano, devido à imensidão do território brasileiro. No Rio Grande do Norte, por exemplo, no início do ano foram divulgadas dez novas cavernas encontradas por pesquisadores do estado, situadas no município de Braúna, na região chamada de parque das cavernas.

O mistério e a experiência que o visitante experimenta são diferentes de qualquer outra área natural e foi isso que atraiu a atenção dos turistas  para o turismos de cavernas em Braúna no Rio Grande do Norte, que é o estudo de cavernas e grutas. “O ambiente é algo que parece de outro planeta e cada local tem uma particularidade própria.

Por ser um ambiente mais isolado, os sons e a luminosidade proporcionam uma experiência completamente nova e exclusiva”, descreve a espeleóloga. Espécies da fauna também são diferenciadas, e por vezes raras, pois algumas populações ficaram isoladas ao longo de anos no universo subterrâneo, se adaptando a esse ambiente.

Turismo e sustentabilidade

Por muito tempo, visitar cavernas e grutas significava desbravar o local, quebrar a ponta das formações rochosas para levar de lembrança e deixar o nome ou uma marca nas paredes dos gigantescos salões naturais.

jangada1-4523244-1957398
Baraúna RN

Isso aconteceu de forma extrema tanto no Parque das Cavernas no Rio Grande do Norte, quanto no mundo inteiro, o turismo Sustentável é a melhor maneira de preservar e explorar a natureza, isso é benéfico para os dois lados, da mesma forma que ajudamos a natureza a ser preservada ainda podemos desfrutar dela.

Com esse artigo esperamos te deixar por dentro de como o turismos tem crescido em Baraúna no Rio Grande do norte, é muito importante o surgimento do turismo sustentável então desejamos que dê muito certo, é que você que quer passar suas férias em Baraúna tenha essa consciência e vá desfrutar dessas maravilhas.

Praça de convivência 

Quem visita uma cidade como Baraúna nem sempre sabe o que esperar, por ser uma cidade pequena as pessoas tem em mente um cenário mais recluso e com pouca movimentação noturna, mas aqui em Baraúna isso simplesmente não é verdade.

A praça de convivência é exatamente o que o nome diz, uma praça super bem localizada na cidade onde a vida noturna se concentra em peso, ao visitar o local é possível encontrar restaurantes, bares, botecos e o mais importante, muita gente animada.

O melhor de tudo é que você não precisa escolher ou se limitar, basta chegar na praça e curtir cada momento da sua noite com as opções que são diversas na região, você vai adorar cada minuto e vai poder realmente apreciar a cultura e o calor humano da região.

Praia de canoa quebrada

Não tem como visitar o RN e não querer conhecer uma de suas belas praias famosas por serem verdadeiros paraísos tropicais, em Baraúna você pode ter essa experiência e ao mesmo tempo fugir um pouco da agitação das praias da capital.

praia-de-canoa-quebrada-4684902-7746090
Baraúna RN

A praia de canoa quebrada é linda, suas águas mornas e mar calmo tornam essa uma das mais perfeitas praias para quem deseja ter uma tarde romântica ou para quem apenas quer ter um dia tranquilo com a família, as crianças vão adorar cada segundo disso.

O melhor de tudo é que mesmo sendo uma cidade pequena com uma praia longe da capital, Baraúna realmente vem investindo em infraestrutura que respeita a beleza da praia mas ao mesmo tempo cria um espaço confortável e atraente, você sem dúvidas vai adorar cada segundo da sua visita por aqui.

Culinária em Baraúna RN

Uma das melhores partes de visitar um local novo é poder sentir o gostinho da culinária da região, e quem visita uma cidade do nordeste já sabe que os pratos vão ter um sabor arretado, nesse quesito Baraúna não deixa a deseja, e para provar vamos falar um pouco sobre 3 dos mais saborosos restaurantes da região.

Restaurante baião de dois 

Sendo um dos mais tradicionais da região o baião de dois é um restaurante que vai te conquistar já no primeiro prato, o cardápio é excelente, cheio com receitas tipicamente nordestinas e pratos de frutos do mar que são um espetáculo a parte, você vai adorar cada segundo.

O atendimento é realmente de primeira, ao chegar aqui o turista vai se sentir em casa e vai querer de verdade aproveitar cada refeição, não é atoa que o restaurante vive cheio e se torna um verdadeiro ponto de encontro nos finais de semana.

O principal problema para quem não está acostumado com a região é a temperatura, o clima no nordeste pode ser rigoroso para não esta acostumado com o calor então roupas leves e cores claras são fundamentais para aproveitar sua estadia ao máximo.

Restaurante prato cheio

Simples e delicioso, não tem forma melhor de descrever este restaurante que não é nem de longe um dos maiores da cidade mas que vai te conquistar com um atendimento sem comparação e um cardápio realmente excelente.

Cada prato aqui tem um sabor de comida caseira que é realmente satisfatório e que vai fazer total diferença na sua experiência culinária, se você acha que já experimentou tudo o que a culinária nordestina tem a oferecer então se prepare para conhecer sabores novos que vão mudar seu ponto de vista.

Acima de tudo o local é pequeno e aconchegante então você não precisa se preocupar com o calor ou o barulho, perfeito para um almoço tranquilo em família, você vai poder comer os melhores pratos e aproveitar o ambiente para relaxar.

Restaurante carvalho

Para quem quer fugir um pouco da temática nordestina e ter uma variedade maior de sabores a disposição, nada melhor do que uma boa pizza, e para isso o restaurante carvalho é a melhor opção na cidade.

O espaço não é muito grande e não atrai multidões mas sem dúvidas merece uma visita sua, se você teve um dia cheio e quer apenas comer uma boa pizza e relaxar com os amigos ou a família, esse é o lugar certo.

Além disso o ambiente é super confortável então vai ser uma boa opção para quando você realmente quer ter uma refeição mais tranquila com um atendimento que realmente faz você se sentir especial.

Hospedagem em Baraúna RN

praia-de-canoa-quebrada-1-1024x765-5017592-5871176
Baraúna RN

Se você tem intenção de visitar essa cidade linda então falta apenas tratar de um detalhe antes de sua viagem estar pronta para acontecer, ou seja, não podemos esquecer da hospedagem que é tão importante quanto qualquer outra parte da viagem, e talvez um pouco mais, por isso separamos algumas opções para você conhecer. 

Vitória palace hotel 

Se você procura um espaço acolhedor e cheio de beleza então essa pode ser a opção certa para você, o vitória palace hotel é um dos maiores da cidade, o local funciona mais ou menos como os famosos hotéis de estrada dos estados unidos em que cada quarto fica localizado ao lado de outro formando quase uma comunidade.

Embora seja um hotel de cidade pequena o vitória palace não deixa nada a desejar em relação aos hotéis das cidades grandes, natureza rica, espaço cheio de conforto, uma piscina confortável e um atendimento de primeira.

Se você deseja passar uns dias na cidade, seja com os amigos ou na sua viagem de lua de mel, essa é uma excelente opção para sua estadia ser memorável, você sem dúvidas vai adorar.

Thermas hotel & resort

Outra excelente opção para quem deseja conforto, o Thermas tem uma temática toda baseada no conforto e as piscinas são uma parte importante da estadia aqui, se você gosta de aproveitar as diversões aquáticas e quer cair na piscina assim que voltar da praia esse é o lugar para você.

Todo construído com a influência dos grandes hotéis da Europa o Thermas é talvez o hotel mais confortável da cidade, não é a melhor opção para você que deseja viajar com grupos grandes mas se você tem uma viagem especial de lua de mel ou de bodas então vale a pena conhecer o espaço.

Vale ainda ressaltar que o atendimento é impecável, o hotel investiu pesado em treinamento da equipe então sem dúvidas você vai se sentir mais bem recebido que em qualquer outro lugar.

Garbos trade hotel

Já para quem quer o máximo do luxo e do conforto, o Garbos pode ser tudo o que você procura, ele não é a primeira escolha de quem vem em viagens especiais como a lua de mel mas é a escolha preferida de quem quer conhecer alguém especial na região.

O hotel é super confortável e oferece luxos como uma piscina gigante, academia super completa e um restaurante premiado, você vai realmente se sentir especial enquanto estiver hospedado aqui.

O melhor de tudo é que os quartos são espaçosos e confortáveis então se você quer mais do que apenas um espaço para dormir esse hotel vai realizar desejos que você nem sabia que tinha e vai te mostrar novos níveis de conforto.

Baraúna RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre Baraúna e quer continuar aprendendo ao máximo sobre a região, aproveite para ler também nosso artigo sobre:  Galinhos RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.