+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Bairro Ponta Negra curiosidades e história

3

O Bairro Ponta Negra é um dos bairros nobres de Natal Rio Grande do Norte. Localizado na zona sul da cidade, a região tem a praia urbana mais visitada por turistas, muitos hotéis de luxo, bares e restaurantes.

Este bairro foi por um bom tempo o mais caro da cidade devido ao fato de concentrar grande parte dos hotéis e pousadas da cidade. A região segue sendo bem requisitada pelos turistas e badalada. 

Mesmo nos dias de hoje esse é um dos bairros mais caros para morar ou se hospedar,  mas em contrapartida tem as melhores comunidades serviços Comércio e também os melhores hotéis pousadas e resorts

Para saber o que mais você encontra por aqui, acompanhe!

Bairro Ponta Negra

O bairro de Ponta Negra ganhou essa valorização e  fama Graças aos investimentos de muitos estrangeiros e ficaram maravilhados como a beleza da Praia do local e com a possibilidade de morar perto do mar em um país tropical.

Bairro Ponta Negra
Praia Ponta Negra Natal RN.

Muitos turistas estrangeiros compraram imóveis no bairro no período 1998-2008, entre casas, terrenos e apartamentos, causando uma verdadeira supervalorização imobiliária na área. Mas, os preços estão caindo e ficando mais acessíveis aos moradores da cidade.

Seja como, toda a popularidade da região tem justificativa. A Praia da Ponta Negra é uma das mais bonitas de Natal RN, um reduto de bons estabelecimentos comerciais, lazer e diversão.

O bairro Ponta Negra segue sendo o principal bairro de Natal, referência para todos que chegam à cidade pela primeira vez.

Quer conhecer mais de perto este bairro?  Então confira a seguir.

1. Bairro Ponta Negra – um pouco de história

Entre as referências históricas ao bairro, uma das primeiras é a descrição do período da ocupação holandesa, em 1633, na Cartografia do Rio Grande do Norte.

Vista noturna do Bairro e praia Ponta Negra.

Até o século XIX e inicio do século XX a região era habitada exclusivamente por pescadores. Os poucos moradores também mantinham roçados para ajudar a complementar a renda.

Praia Ponta Negra Natal e sempre foi muito visitada, mas por muito tempo poucas ou nenhuma pessoa morava lá. Portanto, apesar de linda e paradisíaca, a região só começou a ser habitada depois da Segunda Guerra Mundial.

Foi a influência norte-americana de banhos de mar que iniciou as construções de casas de veraneio. A região começou a se tornar muito conhecido e atrair cada vez mais moradores.

Assim, na década de 1940 o povoamento na região se intensificou. Neste período o Governador José Varela construiu o primeiro chafariz, localizado atrás da igreja e reconstruído, em 1931, pelo Bispo Dom Marcolino Dantas.

Contudo, foi somente depois de 1980, com a construção da Via Costeira, que o turismo na região começou a crescer.

Mas recentemente, especialmente durante o ano de 2008 a crise econômica mundial fez com que diminuíssem muito os investimentos Imobiliários Por parte dos estrangeiros na localidade.

Esse declínio dos investimentos Imobiliários proporcionou uma queda dos preços na região  tornando o bairro mais acessível para os moradores potiguares novamente. Então o que foi ruim de certa forma para os estrangeiros acabou beneficiando a população local que estava praticamente sem acesso à moradia no bairro devido aos valores exorbitantes que eram impedidos pelos Imóveis. 

A indústria da construção civil praticamente paralisou as suas atividades no bairro durante o período, voltando a investir na construção de imóveis a partir de 2010. Os novos Imóveis foram desenvolvidos já pensados no Público local uma vez que o interesse estrangeiro havia praticamente desaparecido.

O declínio do interesse estrangeiro na Ponta Negra  também propiciou uma redução na queda dos índices de criminalidade que foram muito elevados durante a época dos anos 2000 a 2008.

Desde então, o bairro de Ponta Negra voltou a ser uma região muito frequentada pelos próprios moradores locais e se tornou um ambiente mais seguro tanto para os potiguares quanto para os  visitantes.

Em resumo o bairro de Ponta Negra:

  1.  Já foi uma vila de pescadores simples e pequena  como muitas das cidades potiguares;
  2.  Cresceu especialmente durante o século XX por causa do aumento do interesse estrangeiro;
  3. Passou por um período de nome no estrangeiro onde os moradores locais praticamente ficaram impossibilitado financeiramente de se estabelecer no local;
  4. A crise de 2008 derrubou os preços imobiliários e praticamente extinguiu o interesse estrangeiro em se estabelecer na área;
  5. Desde 2010 imóveis voltados aos moradores locais têm sido desenvolvidos pela indústria de construção civil e agora os potiguares voltaram a se estabeleceram no bairro;
  6. O bairro de Ponta Negra também se tornou um lugar mais seguro com a diminuição do interesse estrangeiro na área.

Bairro Ponta Negra – principais atrações

Primeiro, devemos lembrar que o Ponta Negra é o bairro mais visitado da cidade do Natal por causa da praia homônima e do Morro do Careca.

Morro do Careca na Praia Ponta Negra.

Os moradores de visitantes gostam especialmente do bairro pelas comunidades em serviços e acomodações. É uma área nobre da cidade ótima para morar e para visitar.

Uma curiosidade: fica localizada neste bairro a  Vila de Ponta Negra, local foi habitado por pescadores e seus descendentes.

Esta é uma comunidade nativa de moradores que resistiu permanecendo no lugar mesmo quando os estrangeiros dominaram a Ponta Negra entre 2000 a 2008.

O bairro Ponta Negra e sempre muito agitado tanto de dia quanto de noite.  por aqui é muito comércio e também muitas casas de show, boates, bares, e restaurantes,  que fazem da noite o local uma das mais movimentadas de todo o Estado do Rio Grande do Norte.

 e durante o dia o agito também não diminui,  pois muitos visitantes formados os moradores de trabalhadores locais frequentam a movimentar a praia de Ponta Negra e os estabelecimentos comerciais de sua orla.

Portanto se você pretende virar Ponta Negra prepare-se para encontrar muita gente, muita movimentação agito e diversão.

E quando o assunto é a praia de Ponta Negra não podemos deixar de falar do Morro do Careca uma  duna é de 107 m de altura que se assemelha a uma careca pela sua composição: uma faixa de areia margeada por vegetação.

Subir o Morro do Careca já foi o principal atrativo da praia, mas por questões de preservação ambiental o acesso a ele está proibido. tudo que o visitante pode fazer hoje e admirar essa bela formação natural seja do mar ou da praia,  e fazer muitas fotos para registrar a sua viagem.

Em frente ao Morro do Careca a uma praia mais tranquila com o mar mais calmo,  além de bares e restaurantes, onde o visitante pode chegar através de um passeio de barco vindo do mar ou caminhando a partir da Praia de Ponta Negra.

Para os visitantes um dos principais atrativos do bairro são os passeios,  daqui de Ponta Negra é possível comprar pacote de passeios para qualquer parte do litoral do Estado  e na própria Praia de Ponta Negra existe um passeio de barco de hora em hora.

Perto da praia, há um calçadão de aproximadamente 2 quilômetros de extensão, muito usado para corridas e caminhadas em frente ao mar. Perto do calçadão o trecho é dominado por pousadas, ocasionalmente entremeadas por barracas onde os turistas podem comer e beber.

Além disso, a noite em Ponta Negra é agitada, entre os atrativos estão:

  1. As ruas com vários bares e discotecas para animar os turistas e locais;
  2. O tradicional forró pé de serra dança tipicamente nordestina;
  3. Muitos hotéis, pousadas e restaurantes;
  4. A linda Praia da Ponta Negra.

2. Bairro de Ponta Negra: onde se hospedar

 No bairro de Ponta Negra o que não falta são opções de hospedagem. Os hotéis beira mar são os preferidos dos visitantes,  pois eu estou aqui filhinho uma estadia com vista para o mar e são estabelecimentos luxuosos que oferecem muito conforto, serviços comodidade e praticidade.

Hotel Golden Tulip em Ponta Negra. Foto por Canindé Soares.

Mas.  um pouco mais distante da praia ainda no bairro Ponta Negra É possível encontrar acomodações um pouco mais baratas,  sem vista para o mar mas ainda assim pertinho da praia. Perto o bastante para ir andando.

Seja como for é na região de Ponta Negra que ficam os melhores hotéis pousadas e resorts da cidade. O bairro da Ponta Negra concentra a maior parte da rede hoteleira da capital Natal.

Portanto,  se se você pretende visitar a Terra do Sol Ponta Negra é sem dúvida a região mais recomendada para sua hospedagem.  Apenas não se esqueça de fazer a sua reserva com antecedência, principalmente se você for viajar em período de férias.

Pois os hotéis lotam durante a alta temporada e se você deixar para reservar de última hora pode acabar ficando sem acomodações.

Portanto.  quando o assunto é hospedagem no bairro Ponta Negra:

  • A região concentra a maior parte da rede hoteleira da cidade; 
  • Os hotéis por aqui são luxuosos e confortáveis;
  • Há muitos estabelecimentos com vista para o mar;
  • Mas,  um pouco mais longe da praia é possível encontrar acomodações com preços mais acessíveis;
  •  os hotéis aqui ficam perto dos bares restaurantes e demais estabelecimentos do comércio, proporcionando muita comodidade;
  •  lembre-se de fazer as suas reservas com antecedência.

Como visitar o Bairro Ponta Negra em Natal

Visitar essa região é super fácil. Ela é bem localizada, e muitos hotéis ficam por aqui ou nos bairros próximos. Dependendo do seu orçamento de viagem você pode se hospedar bem aqui!

Luar na Praia de Ponta Negra.

O visitante pode tomar um ônibus executivo que leva até o bairro ou ir de Táxi/Uber. Tenha em mente, se você vem de avião, que o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves fica no município de São Gonçalo, a 40 Km de Ponta Negra.

A viagem demora em torno de 1 hora até o bairro, portanto, o melhor é alugar um carro ou pegar um ônibus! Mas, fique tranquilo, a infraestrutura o aeroporto é muito bom, sendo fácil pegar um transporte por lá.

E se preferir, nós oferecemos o translado até o aeroporto ou do aeroporto até seu hotel! Tudo previamente agendado para atender as suas necessidades com motorista qualificado em um confortável carro de passeio. 

Ou seja,  chegar no bairro de Ponta Negra:

  1.  é fácil e não tem mistério;
  2.  a região é bem localizada e qualquer um sabe informar como chegar;
  3.  você pode vir de carro, ônibus, táxi ou Uber,  e vai chegar facilmente.
  4.  não se esqueça que se vier de avião o aeroporto fica a 40 km de Ponta Negra e Você precisará pensar no seu transporte a partir de lá.

O bairro Ponta Negra Natal

Como vimos Este é um dos bairros mais antigos e nobres da cidade,  uma região de importância Central para o comércio e para a economia local.

Além disso o bairro de Ponta Negra também tem muita história para contar e é muito importante sentimentalmente afetivamente para os moradores potiguares.

Quando vier a Natal mesmo que você não se hospede na Ponta Negra Não deixe de passar por aqui pelo menos um dia para conhecer o lugar,  visitar a praia e ver o Morro do Careca de perto.

E para planejar sua viagem com mais comodidade confira o nosso Guia Completo de Passeios.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.