+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Alecrim (Natal RN)

0

O Bairro alecrim está localizado na cidade de Natal RN, capital do Rio Grande do Norte.

Centro do Alecrim – Natal RN

Um dos mais antigos e consequentemente um dos mais populares o bairro Alecrim é considerado um grande centro de comércio popular na cidade.

Luis da Câmara Cascudo, contava que o Alecrim era um descampado de terras e roçados de mandioca e milho. Eram poucas casas e as que tinham eram de taipa, sem reboco e cobertas de palhas chamadas de capuabas e a distância era de uma légua quadrada.

O bairro já teve três diferentes nomes, Refoles, Alto da Santa Cruz e Cais do Sertão. A inauguração do cemitério público foi um grande marco do bairro, isto ocorreu em 1856, pelo Presidente da Província, Antônio Bernardo de Passos por causa de uma epidemia da cólera que aumentou a mortalidade geral da cidade.

O delineamento do bairro começou a ser traçado partindo da administração do Prefeito Omar O’Grady, que, em 1929, chamou o arquiteto italiano Giacomo Palumbo, para criar o Plano de Sistematização para expansão urbana da cidade. Palumbo, sob a influência da cultura americana, desenhou avenidas e ruas largas com inspiração na cultura americana, as quais registravam com números. Da Avenida 1 até a Avenida 12, teve a associação da numeração com o nome de personagens históricos, intercalados com nomes de tribos.

A famosa feira do Alecrim foi criada informalmente por José Francisco, natural morador de São José do Mipibu ainda na década de 20. De início, a feira funcionava aos domingos embaixo de uma mangueira na atual avenida Amaro Barreto. No dia 23 de março de 1957, assim José Francisco foi apresentado como o idealizador da feira, mas só no ano a frente a Câmara Municipal de Natal aprovou a Lei para o andamento da feira e uma placa de bronze foi fixada na rua Nove.

O Alecrim em sua história, teve como um dos primordiais pontos de encontro o famigerado bar Quitandinha na Praça Gentil Ferreira, onde boêmios passavam as madrugadas, desde a Segunda Guerra Mundial.

Mais publicações sobre Bairros de Natal ?

Comenta com a gente qual bairro você gostaria de conhecer mais.

Compartilhe essa matéria com seus familiares e amigos!

Obrigado por ter lido até aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.