+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Baía Formosa RN

0

A Baía Formosa RN  é um município do litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte.  Este é um dos destinos turísticos mais procurados pelos visitantes que vêm ao estado Potiguar,  com correndo com sinais como Natal, Pipa  e São Miguel do Gostoso Rio Grande do Norte

Essa região é conhecida por ter algumas das praias mais bonitas do Estado,  sendo amplamente procurada por visitantes em busca de apreciar uma bela paisagem Marinha tomar um refrescante banho de mar ou até mesmo praticar esportes Náuticos,  pois em Baía Formosa há praias para todos os gostos.

Quer saber o que mais tem por aqui? Então confira a seguir!

As praias desertas da Baia Formosa RN são os maiores atrativos de toda a Baía Formosa, a apenas 60 quilômetros da badalada Pipa. A rústica vila de pescadores fica no alto de uma falésia, descortinando uma vista panorâmica pontilhada por barquinhos coloridos.

E também por surfistas, que fazem a festa com as boas ondas. Na hora do pôr do sol, caiçaras e turistas se reúnem no mirante pra apreciar o crepúsculo, que muitas vezes chega acompanhado por exibidos golfinhos.

Além de curtir as enseadas quase virgens como Sagi e Cotia e apreciar o fim de tarde com os nativos, faça um passeio de bugue pela Mata Estrela, a maior reserva de mata Atlântica sobre dunas. O tour começa à beira-mar e segue para a floresta, onde as atrações ficam por conta das árvores de pau-brasil, das gameleiras floridas, dos jatobás e das palmeiras.

rio-grande-do-norte-baia-formosa-600x360-1-4835738-5782725
Baia Formosa RN

Todo o caminho é acompanhado por saguis, guaribas e pássaros silvestres. O ponto alto do programa é o banho na Lagoa de Araraquara, chamada de Lagoa da Coca-Cola por conta das águas escuras em função das raízes e minerais. Apesar da cor estranha, a água é limpinha.

Pontos Turísticos da Baia Formosa

A Baía Formosa no Rio Grande do Norte tem vários pontos turísticos para oferecer a todas as pessoas, além de ter muitas praias para praticantes de esportes aquáticos você também pode fazer outras atividades, neste artigo iremos destacar algumas delas para que você fique por dentro de tudo.

Por que o nome “Baia Formosa”?

Não foi à toa que a Baía Formosa recebeu esse nome. É muito comum ver diversos barcos dos pescadores locais ancorados na baía. Isso completa o cenário típico da Baía Formosa formando o cartão postal da cidade. Um cenário incrível, com lindas falésias e dunas perfeitas para passeios e aventuras. Por ficar a quatro metros acima do nível do mar, o visual do alto tem um diferencial incrível.

São ao todo, 26 quilômetros de extensão que compreende a Baía Formosa. Todas as prainhas da região apresentam um cenário mais calmo, com águas limpas e cristalinas, algumas ótimas para banho devido o mar mais calmo e outras já propensas para esportes. Sendo assim, você tem uma costa inteira favorável para todo tipo de turista, desde aquele que deseja descanso em suas férias até os que buscam um pouco mais de diversão.

Práticas de Esportes

É comum encontrar surfistas por toda a costa da Praia de Baía Formosa. A formação geológica da região estrategicamente é ideal para a prática do surf, pois forma muitas ondas. Esse fator também chega a prejudicar um pouco quem busca apenas banho. Devido a movimentação do mar, não é recomendado ir para regiões mais profundas da praia.

Atração à Parte

Quem está pela Baía Formosa ainda pode aproveita uma super e divertida atração: os golfinhos. Perto da colônia de pescadores, a conhecida Baía dos Golfinhos, é um atrativo à parte. Diversos grupos de golfinhos ficam pela costa e se você tiver sorte, pode tomar banho com eles e brincar. Claro que o acesso ao mar não é livre e existe fiscalização, para a segurança dos animais.

Passeio de buggy

Onde já se viu ir para o nordeste e não fazer passeios de buggy, não é mesmo? Em Baía Formosa no Rio Grande do Norte não podia ser diferente! Contrate um motorista para fazer o passeio, que são bem tranquilos bem diferentes daquela emoção de Genipabu, por exemplo.

Você vai percorrer todo o litoral sul do Rio Grande do Norte, passando por áreas de Mata Atlântica, indo até a Lagoa Araraquara, mais conhecida como Lagoa Coca-Cola (tem esse apelido devido à coloração da água), e até a Praia de Sagi, que fica na divisa com Paraíba, no encontro do rio com o mar. O local tem tirolesa e uma bela vista do Parque Eólico.

Passeios de barcos

Você pode procurar diretamente na praia da cidade por um comandante para te levar em um passeio de barco, lá você escolhe o tipo de barco e tipo de passeio que caiba melhor o seu bolso e gosto, não deixe de andar de barco quando estiver na Baia Formosa, você pode ir de praia em praia pelas águas.

unnamed-6550972-9024780
Baia Formosa RN

As chances de ver golfinhos e até mesmo um boto cor-de-rosa são grandes, fato que torna o passeio ainda mais especial e importante de ser feito, alem disso você pode tomar banho perto dos golfinhos, claro que antes você deve agendar um passeio para melhorar sua segurança.

Praia de Sagi

Se você é o tipo de turista que gosta de praias desertas e com pouco ou nenhum movimento, precisa conhecer a Praia do Sagi. Trata-se de uma das costas menos visitadas e bem desconhecidas da região, mas que mantém seu visual bastante preservado.

A cidade compreende uma pequena vila de pescadores com uma média de 800 moradores. Você com certeza terá uma das férias mais incríveis da sua vida escolhendo a Praia de Sagi como destino.

A tranquilidade da Praia do Sagi é muito atrativa para o visitante que procura paz. No local, é possível desfrutar de uma serie de passeios dentro da pequena comunidade. Você pode tirar um dia para conhecer toda a vila de pescadores, que apesar de pequena, guarda lugares incríveis.

Baia Formosa RN
Baia Formosa RN

Para deixar o passeio ainda mais encantador, que tal fazer isso com uma caminhada. Se você está de carro, deixe-o na garagem por um dia e aproveite a rusticidade da região. Os moradores da Vila de Sagi sempre estão dispostos a contar os causos locais e mostrar as heranças históricas e culturais guardadas há séculos por aqui.

Estrutura na Praia de Sagi

Apesar de pequena e desconhecida, você encontrará pousadas na Praia de Sagi. Não são grandes estruturas e todas têm um apelo ecológico muito grande, então você se sentirá verdadeiramente em uma aldeia à beira mar. Em épocas de alta estação, é indispensável que você faça reservas com antecedências, pois a exploração por aqui é bem baixa e os poucos turistas que chegam, conseguem ocupar as acomodações disponíveis.

Por toda a vila de pescadores da Praia de Sagi há uma serie de restaurantes e bares à beira mar que oferecem o melhor da comida típica local. Você não encontra muita opção de pratos atípicos do Nordeste, mas como a culinária local é bem deliciosa, vai com certeza adorar experimentar todas as receitas.

Farol de Bacopari

Farol é toda armação, torre ou coluna, construída na costa ou ao largo, tendo no alto um aparelho capaz de emitir luz, num alcance de 10 ou mais milhas. A luz pode ser fixa, ou em relâmpagos, com tempos distintos de luminosidade e obscuridade, e com uma potência que varia em função do sistema óptico e da distância do observador.

farol-2187730-8111628
Baia Formosa RN

Durante anos o Farol foi o principal instrumento de auxílio à navegação. Atualmente, muitas embarcações utilizam aparelhos com orientação geoespacial, mas os barcos de pequeno porte ainda são orientados pelos faróis.

O Farol de Bacopari, no município de Baía Formosa, recebeu esse nome por está situado na praia do mesmo nome. Inaugurado em 1919 consta de uma Torre octogonal de alvenaria, com retângulos brancos e pretos. Tem uma altura de 17 metros com alcance luminoso de 15 milhas náuticas e alcance geográfico de de 16 milhas. Sua altitude é de 30m. De acordo com a Secretaria de Turismo do município, as cores pretas do farol significam pedras e as cores brancas as dunas. É mantido sob os cuidados da Marinha do Brasil.

Culinária de da Baia Formosa

A Baía Formosa é um grande conjunto de praias e lugares então você tem muitas opções de comidas e lugares para comer, neste artigo iremos abordar algumas das mais importantes para facilitar você que quer conhecer essa maravilha de lugar paradisíaco.

Restaurante Luz de Candieiro

O restaurante com o melhor do sabor nordestino em Baia Formosa e região, o restaurante é extremamente bem visto por todos, inclusive já recebeu alguma celebridades como a Ana maria braga, e Seu jorge.

1-5163190-3244954
Baia Formosa RN

Você pode desfrutar de café, almoço e janta com uma grande variedade de comida com preço acessível, wifi e uma bela vista para você e sua família desfrutar enquanto faz sua refeição.

Ombak Bar

Restaurante com uma grande variedade de cachaças e especializado em frutos do mar, lá é possível encontrar muitas comidas a base de frutos do mar, desde sobremesas a pratos principais, com um preço camarada é o lugar perfeito para você e toda sua família fazer suas refeições durante as férias.

2-1507610-3127338
Baia Formosa RN

O Ombak Bar oferece estacionamento coberto, Wi-fi, uma maravilhosa vista para o seu agrado durante as refeições e o ambiente é todo climatizado.

Onde se hospedar?

Baía Formosa no Rio Grande do Norte é dividida na parte alta e baixa. A parte baixa é onde você encontra as praias. Na parte alta fica a maioria das pousadas e restaurantes da região. Confira boas opções, separamos algumas opções que achamos ser as melhores da região.

Chalemar Hotel Pousada

Localizado à beira mar da belíssima praia de Baía Formosa, um dos mais belos e famosos destinos turísticos do Brasil, o Hotel Chalemar está comprometido com a preservação ambiental e o respeito à natureza, incorporando ao seu projeto e serviços, soluções não poluentes, energia solar, madeira certificada, dispositivos de redução de energia, reuso de águas e outros equipamentos em completa harmonia com a natureza e com um generoso coqueiral que nos abraça, além de um amplo estacionamento com segurança 24 horas.

a-1024x684-9871002-9334380
Baia Formosa RN

O Hotel Chalemar dispõe de 45 excelentes chalés, suas configurações poderão ser de casal, triplo ou quadruplo. Todos estão equipados com frigobar, cama box casal, cama de solteiro, ar condicionado split, televisão, WI-Fi, banheiro com água quente e uma deliciosa rede na varanda.

Quartos Baia Formosa

Quartos Baia Formosa Localizado à beira-mar em Baía Formosa, o Quartos Baia Formosa tem um serviço exemplar com funcionários prontos para recebê lo 24h por dia, você deve entrar em contato com o local para organizar um pacote que caiba no seu bolso e seja do seu agrado, eles são bastante flexíveis em relação a isso.

O Quartos Baia Formosa está localizado em Baía Formosa, a 16 km de Pipa e 7 km de Barra do Cunhau. Para sua comodidade, a propriedade oferece gratuitamente Wi-Fi em todas as áreas e estacionamento privativo no local.
Os quartos incluem uma cafeteira.

b-5601326-3706248
Baia Formosa RN

Além disso, você pode desfrutar de atividades como canoagem e trilhas a pé nos arredores. O Quartos Baia Formosa fica a 22 km de Tibau do Sul e a 37 km da Baía da Traição. Já o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante está situado a 78 km da propriedade.

Aqui gostaríamos agradecer você que leu este artigo e esperamos que tenhamos conseguido tirar suas dúvidas e convencer você de que se você escolher este destino para suas férias você não vai se arrepender de nada, o local é realmente maravilhoso e você vai querer voltar outras vezes. Não deixe de registrar com fotos e vídeos e compartilhar nas suas redes sociais para ajudar a divulgar este lugar lindo e maravilhoso nos dados por Deus.

Baía Formosa RN

Litoral sul do Rio Grande do Norte é conhecido pelas suas belezas paradisíacas,  repleto de praias incríveis e natureza exuberante onde o visitante pode realizar atividades diversas desde um simples banho de mar até trilhas pela Mata Atlântica e passeio de buggy.

Baía Formosa RN
Praia em Baía Formosa.

É bem verdade que a Vila de Pipa em Tibau do Sul é muito mais conhecida e lembrada quando o assunto é praias do litoral sul do estado,  mas o Rio Grande do Norte tem muito mais a oferecer e a região da Baía Formosa RN não fica devendo em nada no quesito belezas naturais e encantos há nenhuma outra praia no estado.

É um local perfeito para curtir férias seja em família ou mesmo com um grupo de amigos,  e simplesmente esquecer do resto do mundo e dos problemas do cotidiano.

 Vamos conhecer este paraíso um pouco mais de perto?  Acompanhe!

1.  Conheça os encantos da Baía Formosa RN 

A Baía Formosa RN é um município que se manciple de Canguaretama na década de 1950.  E a região não é chamada de Baía atoa, pois esta é a única baía de todo o Estado do Rio Grande do Norte.

Praia em Baía Formosa.

Assim como muitas outras regiões praianas do Rio Grande do Norte e do nordeste em si,  a Baía Formosa também principiou sua história como um reduto de pescadores.

A sua história começou com a construção de um porto de embarcações  que atraiu os primeiros moradores da região formando um pequeno povoado de pescadores ao seu redor.  

No século XVIII  a região já servia de local de Veraneio para família de Albuquerque Maranhão e fazendeiros de lugares próximos.  

Aqui também aconteceu a famosa “matança de agosto”,  um episódio de luta armada protagonizado por Francisco Magalhães que juntamente com um grupo de homens armados tentou expulsar os moradores de um Vilarejo da região.

Albuquerque Maranhão junto com os seus homens resistiu as investidas de Francisco Magalhães. O fato  terminou com a morte de seis pessoas e a prisão do responsável pela chacina.

Somente no século XIX  foi construída e inaugurada a primeira Capela da região dedicada à Nossa Senhora da Conceição. Também foram criados e anexados ao município de Canguaretama os distritos de Baía Formosa e Vila Flor.

E distrito de Baía Formosa começou a crescer Com a sua economia baseada na lavoura E aí na pesca.  contudo, apesar do seu crescimento Baía Formosa RN só se transformou em um município do Rio Grande do Norte em 1958.

 Em resumo:

  1. a região de Baía Formosa RN serve como local de Veraneio e descanso desde o século XVIII,  demonstrando o seu potencial turístico e as belezas da região;
  2. assim como outras cidades do Estado ou povoado de Baía Formosa começou a sua história faltado na pesca,  tradição mantida até hoje pelos moradores do locais.

 A praia da Baía Formosa RN

As belezas naturais sem dúvidas são os principais atrativos do município de Baía Formosa. A natureza por aqui é muito bem preservada e alguns pontos inclusive ainda permanecem inexploradas pelas mãos humanas.

Baía Formosa. Foto por @baiaparadize.

Baía Formosa RN não tem apenas uma única praia mas uma extensão de 26 km de faixa Costeira onde o visitante encontra lindas praias  margeadas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal. 

Muitas  destas praias  são desertas e mesmo aquelas que recebem visitantes não são tão movimentadas assim constituindo-se em verdadeiros redutos de tranquilidade, paz e sossego.

Há piscinas naturais em vários em pontos de sua costa.

É preciso destacar que em Baía Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica de todo o Rio Grande do Norte. Entre todas as massas daqui, a Mata da Estrela, reserva de mata atlântica nativa a beira-mar, com lagoas, trilhas, fauna e flora,  é um local que o turista não pode deixar de visitar, eu também um dos pontos são demais atividades para serem feitos.

Além disso,  com 26 km de faixa Costeira há praias para todos os gostos,  desde aquelas com ondas mais altas da atmosfera surfistas até praias de águas muito tranquilas perfeitas para banho de mar.

 Ou seja:

  • a Baía Formosa é uma região com grande reserva de Mata Atlântica;
  •  por aqui a praias para todos os gostos;

2.  Baía Formosa RN – gastronomia e hospedagem

Em  Baía Formosa RN  o visitante encontra ótimas opções de acomodações,  já que uma das principais atividades econômicas da região exatamente ao turismo.

Baía Formosa. Foto por @kellenapaula.

Por aqui existem hotéis e pousadas muito charmosas para diferentes gostos e bolsos.  É possível encontrar hospedagem com vista para o mar em ambientes bem reservado, assim como é possível encontrar hospedagens mais afastadas da praia mas que tem um menor preço de diária.

Quer ter uma ideia de como são as acomodações em Baía Formosa?  Dá só uma olhada na Pousada Ecobaia.

Não se esqueça de fazer as suas reservas com antecedência,  principalmente se você estiver vindo em época de alta temporada.

E quanto a gastronomia pode ficar tranquilo que a ótimos restaurantes em Baía Formosa com diferentes opções de culinárias incluindo os frutos do mar,  comida típica nordestina e comida brasileira em geral.

Portanto:

  1.  existem ótimas opções de pousadas e hotéis na região de Baía Formosa;
  2.  acomodações para diferentes bolsas e gostos;
  3.  há bons restaurantes em Baía Formosa;
  4.  lembre-se de fazer suas reservas com antecedência.

Como chegar a Baía Formosa RN

A Cidade de  Baía Formosa é um município que fica no extremo sul do litoral Potiguar,  fazendo Fronteira com o estado da Paraíba. 

Baía Formosa. Foto por Otávio Nogueira.

Baía Formosa fica a 94 km de Natal, a 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela estrada BR-101.

Chegar até aqui não é difícil que requer apenas algumas horas de viagem a partir de Natal RN.  você pode vir de carro próprio ou alugado, ou se preferir pode pegar um ônibus na capital Potiguar. 

Se preferir pode ainda vir de táxi ou Uber, contudo,  o valor vai ficar um pouco alto, então faça as cotações e comparações de preços dos diferentes Transportes e defina qual a melhor forma para sua viagem.

 Ou seja:

  •  a Baía Formosa fica no extremo sul do Estado do Rio Grande do Norte;
  •  com apenas 94 km de distância da capital Natal RN e você não terá nenhuma dificuldade em chegar até aqui.

Você conhece a Baía Formosa RN? Esse é um dos locais mais encantadores de todo o estado potiguar. Aqui ficam algumas das mais bonitas praias do Rio Grande do Norte.

O Estado do Rio Grande do Norte repleto de belezas em toda sua faixa Costeira e também no seu interior,  e aqui no Mais Natal nós vamos apresentar para você todos os recantos deste verdadeiro Paraíso no Brasil!

A Baía Formosa é um daqueles lugares  que atrai todo tipo de visitante pois ela tem praias bem diversificadas que agradam aos mais variados gostos além de uma infinidade de passeio e uma reserva de Mata Atlântica muito bem preservada.

Mas, fique tranquilo nós vamos apresentar para você todos esses atrativos da Baía Formosa RN em maiores detalhes para que você possa conhecer  o lugar mais de perto e sentir um pouco do gostinho de estar aqui nessas praias maravilhosas!

Vamos lá?

Conheça Baía Formosa RN

Baia Formosa RN é um município brasileiro do litoral do estado do Rio Grande do Norte, repleto de praias, pescadores, gente bonita e muito mais para você ver e conhecer.

Praia do Porto, Baia Formosa. Foto: Otávio Nogueira.

Este local paradisíaco está situado no extremo leste do estado, localiza-se a sul da capital Natal Rio Grande do Norte.

Vamos conhecer mais sobre esse lugar incrível a seguir. Acompanhe.

Baía Formosa RN – um pouco de história

E antes de mais nada, vamos começar falando para você um pouquinho sobre a história desta cidade, pois a Baía Formosa RN como dissemos não é apenas uma praia mas o município do Rio Grande do Norte.

Baía Formosa. Foto: @pedrocarvalhoo.

A história de Baía Formosa começou com a construção de um porto de embarcações. Fato que não é de se estranhar dada a localização  da cidade em uma enseada que forma a única Bahia do Estado.

Assim, ainda durante a época do período colonial brasileiro se originou no que hoje é o município de Baía Formosa RN um núcleo de pescadores que se assentarão no local e passaram a viver da atividade da Pesca.

Aliás, a atividade Pesqueira ainda é juntamente atividade de turismo uma das principais forças econômicas da região.

Foi no século XVIII,  que a Baía Formosa RN se  tornou uma conhecida área de veraneio para a família Albuquerque Maranhão e fazendeiros de lugares próximos.

A beleza de suas praias já era famosa mesmo naqueles tempos e atrair os abastados da classe burguesa e da classe nobre que vinham passar as suas férias na Baía Formosa RN.

Mas,  a história da região também não é totalmente livre de fatos tristes como é conhecida a matança de agosto que ocorreu no ano de 1877.

Essa chacina ocorrida em pleno século XIX, foi um fato que aconteceu quando o dono de uma área teria ido a um vilarejo, junto com um grupo armado, com a finalidade de tentar expulsar os moradores daquele lugar. 

Devemos lembrar que na época quem mandava no local eram chamado os coronéis,  detentores de terras e de poder. E fatos como esse infelizmente aconteciam.

Foi durante a chamada matança de agosto que surgiu Francisco Magalhães, quem juntamente com outros quatorze homens armados, conseguiram resistir aos agressores. 

Por outro lado, quem comandou o grupo de agressores foi João Albuquerque Maranhão, um latifundiário e dono do Engenho Estrela. O conflito se resumiu em uma horrível luta que resultou na morte seis pessoas e na prisão e julgamento do comandante da chacina.

Passado esse episódio e restituída a paz, no final do século XIX, foi construída uma capela no local, tendo como padroeira a Imaculada Conceição.

Esta foi uma forma que os moradores locais encontraram para homenagear a alma de todos os falecidos no conflito, e também para marcar o acontecimento em suas memórias dada a importância que teve para todos na região.

Na ocasião, também foram foram criados e anexados ao município Canguaretama os distritos de Baía Formosa e Vila Flor.

O povoado do distrito começou a crescer, tendo como base econômica a lavoura e a pesca. A Baía Formosa RN seguia se destacando entre os distritos de Canguaretama e chamando cada vez mais atenção para vender atrair muitos novos moradores.

Assim,  seu território e sua economia se expandiam um cada vez mais.

Contudo, no ano de 1933, o distrito de Baía Formosa RN, que foram criado no ano de 1892 anexado ao município de Canguaretama, foi extinto, juntamente com o distrito de Vila Flor.

Mais tarde, ambos os distritos foram recriados, mas em datas diferentes.

O antigo distrito de Vila Flor, que depois teve seu nome alterado para Flor e depois o nome voltou a se chamar Vila Flor, foi recriado em 1938, enquanto o distrito de Baía Formosa foi recriado somente quinze anos depois.

Estas Idas e Vindas na criação de distritos e cidades eram comum naqueles tempos em que o Estado do Rio Grande do Norte ainda estava se organizando em questões de território.

Nesta mesma época vai os outros municípios do Estado se emanciparam ou foram criados. 

Foi  somente em 1958, que o distrito de Baía Formosa foi desmembrado do município de Canguaretama, tornando-se novo município do estado do Rio Grande do Norte, por força da lei estadual n° 2338. 

Desde então a Baía Formosa RN segue sendo como uma das principais cidades turísticas do Rio Grande do Norte e também uma importante cidade em termos de economia principalmente no que concerne a atividade de plantio ( agricultura) e da pesca.

Confira outras informações interessantes sobre a cidade de Baía Formosa RN.

Qual a origem do nome Baía Formosa RN?

O município que foi emancipado de Canguaretama na década de 1950,  tem este nome devido ao fato de Baía Formosa estar localizada em uma bela enseada que forma a única baía do Rio Grande do Norte. Portanto, o nome Baía Formosa RN faz a referência à sua localização estratégica, no extremo leste potiguar e em uma bela enseada que forma a única baía do estado

Qual a distância da Baía Formosa RN para capital do Estado Natal RN?

O município de Baía Formosa está  localizado a uma distância de 90 km a sul da Capital do Rio Grande do Norte, e é um dos quatro municípios localizados em pontos extremos do estado, os outros três são Tibau, a norte; Equador, a sul e Venha-Ver a oeste.

 As praia de Baía Formosa RN

Se tem uma coisa que não falta em Baía Formosa RN são praias,  elas são Lindíssima com cenários deslumbrantes para você fazer incríveis Imagens de Praias Lindas.

Baía Formosa. Foto: @kellenapaula

Quem vem conhecer a Baía Formosa RN não se decepciona com a variedade e qualidade das praias que encontra por aqui.

A verdade é que encontrar praias maravilhosas no  Nordeste brasileiro não é difícil, e a Baía Formosa RN tem quilômetros é mais quilômetros de praias, muitas delas praticamente desertas para você desfrutar.

Se você anda aquelas pessoas que querem uma praia deserta para andar sem preocupações, tomar um banho de mar e ainda curtindo uma vista paradisíaca a Baía Formosa RN é um paraíso que está à sua espera.

A Baía Formosa RN é, como dissemos, a única baía no Rio Grande do Norte formada por falésias, dunas com coloração avermelhada, vegetação nativa e nascente de água doce à beira mar.

É um destino fácil de visitar até mesmo com o passeio bate e volta saindo da capital Natal RN,  também não é difícil de chegar até a Baía Formosa vindo de outras capitais do Nordeste.

E uma coisa que não faltam nas praias da Baía Formosa RN são Pescadores.

Você ver a diversos barcos saindo da praia ou chegando além de muitos barcos sobre o mar,  uma vista única e uma oportunidade de ter um contato mais próximo com a cultura local.

Além de poder conversar com os pescadores de pegar aquelas dicas que somente os moradores locais podem se dar, a Baía Formosa RN também é um destino perfeito para quem viaja com crianças, idosos e pessoas que não saibam nadar.

 Durante a maré baixa nas praias da Baía Formosa RN se formam piscinas naturais, locais perfeitos para dar aquele mergulho e curtir um banho de mar sem preocupações.

E na Baía Formosa RN existem diversas praias que são protegidas por Recifes de corais e pedras, o que garante o mar mais tranquilo com pouca onda,  perfeito para curtir o banho refrescante sem preocupações e deixar as crianças brincarem mais à vontade.

Aliás, a presença de recifes de corais é uma das características mais marcantes de toda a faixa Costeira do Rio Grande do Norte e de todo o Nordeste brasileiro!

Entre as praias mais visitadas da Baía Formosa podemos dizer a Praia da Cacimba, que é a praia central de Baía Formosa e frequentada por banhistas e surfistas.

As águas nessa praia são mais propensas a prática do surf e ela também tem uma melhor infraestrutura para atender o visitante contando com barracas, quiosques além Restaurantes e Bares na sua orla para atender os turistas.

Outra praia imperdível de conhecer por aqui é a Praia do Porto,  onde você pode conferir de perto as mais belas falésias de Baía Formosa.

Mas, se você é um surfista  que está em busca daquela praia perfeita na Baía Formosa RN para curtir aquela onda,  procure a Praia de Bacupari, essa é uma praia com 2 km de extensão e com bastante ondas, perfeita para surfar. Ao final da praia, você encontra o Farol de Bacupari. 

Mas, essas não são as únicas traz por aqui,  a Baía Formosa RN tem enumerar as praias desertas Praticamente em exploradas e se você for Aventureiro bastante pode conhecer algumas delas ante a sua estadia por aqui.

Confira outras informações sobre a Baía Formosa RN a seguir.

Qual a distância da Baía Formosa RN das principais capitais do Nordeste?

 A Baía Formosa RN está distante:

  • 90 km de distância de Natal, Rio Grande do Norte;
  • 110 km de distância de João Pessoa, na Paraíba;
  • 220 km de distância de Recife, Pernambuco.

Quantos quilômetros de praia tem ao todo na Baía Formosa RN?

A Baía Formosa tem 26 km de praias praticamente desertas. Suas lindas águas tem aquele tom azul esverdeado e tomam conta do seu campo de visão, fazendo com que você suspire apaixonada vendo o mar e sentindo o vento em seu rosto. Vale muito a pena conferir essa paisagem de perto!

O que fazer na Baía Formosa RN

Evidentemente, que uma das melhores coisas para se fazer por aqui aproveitar as inúmeras praias que a Baía Formosa RN oferece, mas  também há outros atrativos para conhecer e outros passeios para você fazer por aqui.

Praia da Restinga. Foto @pipapasseios

Um dos principais atrativos da região é o passeio de buggy.  Aliás, conhecer o Rio Grande do Norte sem fazer um passeio de buggy é praticamente impossível, pois este é sem dúvida alguma um dos principais e mais atrativos passeios que qualquer pessoa vai fazer no estado.

Na Baía Formosa RN não  é diferente, são quilômetros e mais quilômetros de praias e Dunas para você passear de buggy e conhecer toda a região com esta, que é uma das formas mais divertidas para ver as praias e outros atrativos daqui.

E do alto das falésias da Baía Formosa RN você terá uma vista completa da enseada a baixo, com suas praias e seus Pescadores, um cenário perfeito para admirar o pôr do sol e que vai deixar  você encantado!

Outro passeio imperdível para fazer por aqui são os passeios de barco. Se você estiver interessado em dar uma volta no oceano é só procurar um Barqueiro na cidade ou na praia,  é muito fácil encontrar um comandante disposto a te levar para passear pelo mar da Baía Formosa.

E não se preocupe, pois você encontra uma boa variedade de hotéis e pousadas na Baía Formosa RN.  Se quiser dar uma olhada em um exemplo de acomodação por aqui confere só o Chalemar Hotel Pousada.

E no centro da cidade de Baía Formosa RN e você encontra várias pizzarias e restaurantes para fazer as suas refeições.  Os estabelecimentos comerciais são bem simples mas muito acolhedores e mantidos por moradores locais em sua maioria.

Por fim, temos que dizer que o município possui ainda a Reserva Mata Estrela, a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada no estado do Rio Grande do Norte, com uma área de mais de dois mil hectares. 

Nesta reserva há uma rica preservação da flora e da fauna. Aqui se encontram diversas várias espécies de répteis, ameaçadas ou não de extinção, como as guaribas, os saguis, as cotias, os tatus, as raposas, o gavião-carijó e o xexéu. 

E quanto aos exemplares de plantas, aqui estão várias espécies de plantas como o pau-brasil, a cajarana e a orquídea.

Confira outras informações úteis sobre a Baía Formosa RN a seguir.

O que eu posso ver durante um passeio de barco na Baía Formosa RN?

Além de poder apreciar uma linda vista do Oceano as chances de você ver golfinhos ou boto cor-de-rosa é muito grande por aqui!  Prepare a sua câmera fotográfica ou seu smartphone para não perder a chance de fotografar uma visita repentina e muito bem-vinda desses animais fantásticos durante o seu passeio!

Quais atrativos eu posso ver durante o meu passeio de buggy na Baía Formosa RN?

Você vai  fazer um percurso que te leva  por todo o litoral sul do Rio Grande do Norte, passando por áreas de Mata Atlântica, indo até a Lagoa Araraquara, mais conhecida como Lagoa Coca-Cola,  que leva esse nome em razão da coloração da água e depois você vai seguir até a Praia de Sagi, que fica na divisa com Paraíba, no encontro do rio com o mar. O local tem tirolesa e uma bela vista do Parque Eólico.  

Baia Formosa. Foto: @baiaparadize

E claro se você quiser um roteiro opcional pode combinar com o seu bugueiro os lugares que você queira parar. 

Baía Formosa RN:  dicas finais

Se você for conhecer a Baía Formosa RN, leve dinheiro em espécie Pois existe somente uma agência bancária no município, e a maioria dos locais aceitam o pagamento somente à vista em dinheiro.

Não se esqueça de fazer nas suas reservas com antecedência para garantir as melhores acomodações e também os melhores preços para sua viagem.

A Infraestrutura das praias em Baía Formosa é simples e você não vai encontrar o mesmo nível de sofisticação do que outros locais do Estado como a capital Potiguar Natal RN.

E para conferir os melhores passeios do Rio Grande do Norte Não deixe de dar uma olhada no Guia Completo de Passeios.

 Baía Formosa RN

O que você achou desse pequeno Paraíso no litoral sul Potiguar?  Conte pra gente nos comentários!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre Baia Formosa e quer continuar aprendendo sobre as maravilhas do RN, aproveite para ler nosso artigo sobre: Maracajaú no Rio Grande do Norte

 Até a próxima! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.