+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Assu Rio Grande do Norte

0

Você conhece o município Assu Rio Grande do Norte? Neste artigo preparamos uma seleção de informações muito bacana sobre esta cidade do interior Potiguar para que você possa conhecer melhor mais um pedacinho da adorável Terra do Sol!

Quando se fala em Rio Grande do Norte as pessoas vendendo se logo da cidade de Natal RN  as pessoas se lembram de PipaTibau do Sull, Genipabu, Galinhos e outras cidades praianas muito conhecidas Brasil afora.  Esses locais são incríveis sem dúvida, mas é muitos atrativos também no interior do Estado.

Natal Rio Grande do Norte é uma cidade incrível cheia de coisas para ver e fazer.  No entanto, você pode se surpreender também com a beleza e os atrativos dos municípios do interior  Potiguar. São terras de vende-se mas com um povo hospitaleiro e belezas naturais próprias.

Curioso para saber o que tem de bom na cidade de Assu Rio Grande do Norte?  Então fique conosco e acompanhe!

Assu Rio Grande do Norte

Assu RN é uma cidade do interior do Rio Grande do Norte que fica aproximadamente 210 km da capital Potiguar Natal. Com uma área aproximada de 1300 km quadrados o município de Assu é o quarto maior em território do Estado  e por aqui também há muito as belezas para se vislumbrar.

Assu Rio Grande do Norte
Marco Cristo Rei na Praça São João Batista em Assu. Foto por Macílio Gomes.

Esta cidade é histórica com um conjunto arquitetônico do século XVIII e XIX muito bem preservado.  Assu-RN também é a cidade do poeta Renato Caldas e um importante Polo de turismo ecológico.

Vamos explorar um pouco mais as belezas e os atrativos deste município Potiguar.  Confira.

1.  Assu Rio Grande do Norte –  um pouco de história

Até meados do século XVIII  a região do município de Assu  era povoada por indígenas da tribo dos Janduís, o nome do chefe tribal que acabou se estendendo  a todo o seu povo.

Igreja Matriz de Assu RN. Foto por Macílio Gomes.

Desde o século XVII os portugueses já tinham começado a região e acabaram entrando em disputas com os índios porque enquanto o homem branco partia para a pecuária com a criação bovina as tribos indígenas locais consideravam justa a caça ao gado.

Devido as  intensas disputas entre indígenas e brancos um grande conflito, conhecido como a Guerra dos Bárbaros, marcou a década compreendida entre 1687 a 1697.

Bernardo Vieira de Melo governador da capitania do Rio Grande do Norte acabou organizando uma pequena expedição em 1696  e fundou as margens do rio Assu ou rio piranhas o Arraial de Nossa Senhora dos Prazeres, ponto de reforço para a conquista do Sertão.

Bernardo se estabeleceu com os seus soldados e acabou para restabelecer a paz entre indígenas e brancos na região.  surgiu o povoado de São João Batista da Ribeira do Céu..

Dando continuidade a tomada do Sertão nordestino a cidade de Assu  foi criada por ordem Régia em 22 de julho de 1766. Inicialmente foi denominado de Vila Nova da Princesa Homenageando a princesa Dona Carlota Joaquina de Bourbon, que se casou com D. João VI em abril de 1785.

Posteriormente o nome da cidade foi mudado por lei para Assu.

Ou Seja:

  1. o território da cidade de Assu assim como muitas outras do sertão nordestino era originalmente ocupada por indígenas;
  2. sua criação foi feita por ordem Régia com o carro o objetivo de povoar o interior do Estado.

O clima e a geografia do município de Assu  Rio Grande do Norte

Assu está localizado na na Mesorregião do Oeste Potiguar e Microrregião do Vale do Açu. Os municípios limítrofes são: Serra do Mel, Carnaubais, Mossoró, Upanema, Paraú, Jucurutu, São Rafael, Itajá, Ipanguaçu, Afonso Bezerra e Alto do Rodrigues.

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Foto por Marcos Elias de Oliveira Júnior.

Segundo informações do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística IBGE no ano de 2010 a população do município é de aproximadamente 58000 habitantes.

A cidade possui um clima semiárido quente e seco com uma média de temperatura anual que giram em torno dos 27 graus Celsius.

Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro,  em que em junho e julho a temperatura cai alguns graus mas sem grande variação.

O índice pluviométrico da região é muito baixo Ficando em torno dos 600 MM anuais concentrados nos meses de Fevereiro a Maio.

 Em resumo:

  • Assu RN é uma típica região do Sertão com vegetação de caatinga, poucas  chuvas e clima quente;
  •  a cidade tem uma temperatura mais ou menos constante durante o ano todo.

2.  Assu Rio Grande do Norte –  atrativos turísticos

A cidade de Assu Rio Grande do Norte tem como um dos seus principais atrativos turísticos o seu conjunto arquitetônico e histórico da caso dos séculos XVIII e XIX.

Comporta da Barragem em Assu RN.

São lindas construções históricas bem preservadas que incluem  casarões antigos e igrejas. vale muito a pena visitar a cidade para conhecer de perto estas construções maravilhosas.

 Além  de ser uma cidade histórica, Assu RN também é a terra do poeta Renato Caldas, um dos principais representantes do gênero poético conhecido como poesia matuta que faz o uso do linguajar típico do Povo sertanejo para escrever versos.

Nascido em Assu no dia 08 de outubro de 1902 Renato Caldas ficou conhecido pela alcunha de o poeta das meio-dia selvagens pelo seu estilo simples e sertanejo de escrever sobre temas como a vida do homem do Campo,  a natureza, o Amor e a beleza da mulher.

Este é um dos Poetas mais admirados e queridos do Povo nordestino pelo seu jeito único de cantar em seus versos o cotidiano e a identidade do nordeste brasileiro.

 Ou seja, em Assu RN:

  1.  o visitante pode ver belas construções históricas bem preservadas;
  2.  pode conhecer a terra natal de um dos Poetas matutos mais importantes do Nordeste.

A Grande Regata Vale do Assu

Mas, a cidade de Assu Rio Grande do Norte não é conhecido apenas pela sua história poesia,  mas também por ser um forte Pólo de turismo Ecológico no interior do Estado Potiguar.

Praça São João Batista em Assu RN.

Um dos seus principais atrativos é a Represa Armando Ribeiro Gonçalves  onde se realiza todos os anos no mês de outubro a grande regata Vale do Assu que conta com a participação de navegadores de todo o nordeste na disputa.

Por aqui também fica a Lagoa do Piato conhecida por suas grutas e cavernas. A lagoa é um local de preservação ambiental e também de Pesquisas arqueológicas.

A lagoa do Piato  está localizada no vale do Baixo Assú, na margem esquerda do rio Piranhas,  e era abastecida regulamento por suas águas, contudo, desde a construção da barragem do Rio ela passa por períodos de seca periódicos.

E entre as construções Históricas da cidade Com toda certeza merecem destaque:

  • a igreja matriz de São João Batista, construída em 1863;
  • a Casa da Baronesa da Serra, atualmente Galeria de Arte;
  • a casa do Coronel José Soares, construída em 1863,

 Assu Rio Grande do Norte

Assu RN é uma das cidades mais belas do interior Potiguar,  um local repleto de história, e cultura Cultura e encantos  naturais.

Portanto,  Quando Vier conhecer o Rio Grande do Norte considere dar uma passada no interior do Estado durante o seu roteiro de viagem,  você não vai se arrepender!

Há muitos Encantos no interior Potiguar,  por exemplo, você conhece as Serras do RN?

Dá uma olhada e até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.