+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Apodi RN

0

Você conhece o Apodi RN? Viajar pelo Brasil é uma experiência que todos devem viver. Afinal, o país é bonito por natureza, tem opções para todos os estilos e bolsos, sem contar que é rico em cultura, culinária e história.

Além de todos esses atrativos, o turismo nacional possui excelente infraestrutura, ou seja, conta com opções de hotéis de boa qualidade, variedade de voos diários e diversidade de atrações. Todas essas vantagens tornam as condições favoráveis para uma viagem incrível, não é mesmo?

apodi-2018-750x496-1-4380953-1149123
Apodi RN

Apodi é uma cidade turística. O turismo em nossa cidade é voltado só para visualização dos seus cartões postais e não é explorado como deve, o turismo vai além disso.

Os três grandes cartões postais são: O Lajedo da Soledade, O terminal turístico da lagoa e a barragem de Santa Cruz. Apenas o Lajedo da Soledade tem um funcionamento mais satisfatório com guias, um museu para dar suporte aos turistas e uma organização mais adequada. Os demos locais estão entregues a natureza.

O que é Apodi?

Localizada a 420 Km da capital Natal, Apodi é conhecida por ser o município que reserva um dos principais sítios arqueológicos do Brasil para visitação. O sítio, localizado no Distrito de Soledade, e que leva o nome Lajedo de Soledade, tem mais de 5 mil anos e é um dos 5 sítios arqueológicos dentre os 300 que existem no país que recebem visitas regulares.

Em média, o local recebe 800 visitantes por mês. As artes locais estão distribuídas entre hieroglíficos e gravuras que representam figuras como palmas das mãos, araras, centopeias e outras partes do corpo humano, feitas com pigmentos de oxido de ferro (ferrugem).

curiozzzo-com-post-homem-cria-zoologico-pedra-em-apodi-cidade-cima-6149243-1562687
Apodi RN

O turismo pedagógico é o principal emissor de visitantes para a região, que é dividida entre 4 grandes ravinas, que são as paredes rochosas onde ficam os desenhos pré-históricos. São elas a Peninha, Dodora, Araras e Urubu. Os Estados do Brasil que mais enviam turistas para a região são São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre os estrangeiros, a França parece como maior emissor para o sítio.

Atrativos ao redor de Apodi?

Tem como atrativos as suas reservas ambientais. A Cachoeira do Pinga, pouco antes da entrada principal do município, é a porta de entrada para as belezas locais. Ela leva o nome de “pinga” pois permanece jorrando água durante todo o ano, mesmo em períodos de seca. Além dela, o terminal turístico da Bica, com 3,3 hectares de conservação ambiental, também é destaque na região.

Ele representa uma das Áreas de Relevante Interesse Ecológico no estado do Rio Grande do Norte, e fica localizada dentro da Mata da Bica de Portalegre. O parque uma possui parceira com a UFRN e a UERN e recebe regularmente estudantes para pesquisas e levantamentos sobre as condições da região.

Em Martins o destaque vai para a Casa das Pedras. A formação rochosa no município impressiona pela sua magnitude. Sua origem provém do período pré-cambriano, com cerca de 800 milhões de anos.

download-1-8669916-6707686
Apodi RN

Com 18 metros de altura, a caverna no interior da rocha está 280 metros do nível do mar e tem 100 metros de extensão de uma extremo ao outro. Além disso, essa formação rochosa é de origem marinha, tendo ficado abaixo do mar por milhares de anos. Prova disso é que toda a sua estrutura é composta por corais fossilizados.

O que é Lajedo da soledade do município de Apodi?

Em Apodi você pode encontrar o famoso Lajedo da soledade que é uma das maiores atrações do lugar. O Lajedo de Soledade constitui uma das maiores exposições de rocha calcária do Estado. Nela encontram-se 56 abrigos sob rocha, contendo um impressionante conjunto de inscrições rupestres da tradição agreste, datadas de 3 a 10 mil anos.

As pinturas e gravuras rupestres vistas nas grutas, fendas e cavernas estão presentes em dezenas de painéis espalhados em três áreas demarcadas: Araras, Urubu e Olho d’Água.

Nas ravinas, os turistas podem ver desenhos de araras, garças, lagartos e formas geométricas ainda não decifradas, feitas com as pontas dos dedos, com pequenos galhos, pincéis primitivos e com carimbos desenhados nas mãos.

sta-cruz-1-696x418-1-5007897-9130780
Apodi RN

A tinta usada era obtida com o uso do óxido de ferro, sangue de animais, gorduras vegetal e animal. Ainda foram encontrados fósseis de animais pré-históricos, como ossos de mastodontes, preguiças e tatus gigantes, além de moluscos petrificados.

Onde e como podemos ver os fósseis encontrados no município de Apodi?

Os fósseis podem ser vistos no Museu do Lajedo, que também vende o artesanato produzido no Centro de Atividades do Lajedo, como peças de cerâmica, camisetas pintadas com temas locais, entre outros artigos.
O local recebe cerca de dez mil visitantes por ano, constituindo-se num dos principais atrativos ecos-culturais do Rio Grande do Norte. O Lajedo de Soledade e o Museu Soledade ficam abertos de terça a domingo.

Como podemos descrever o município de Apodi?

Às margens da grande Lagoa de Apodi, o lugar lugar é conhecido pelas suas águas mansas e densa floresta de carnaúbas, o município foi fundado como uma sesmaria, nos confins do século XVII. É verdade que os índios foram expulsos do seu torrão, mas não sem antes travarem batalhas ferozes que deixaram varias manchas de sangue na beira da lagoa.

Para entender a bravura do sertanejo, é preciso visitar o imponente Casarão do Ameno e voltar ao tempo do cangaço, quando Massilon Leite saqueou e queimou a cidade em 1927, indo em seguida se juntar ao bando de Lampião para atacar Mossoró. A grande casa do sítio, intocável na sua essência, é o galardão de uma terra de bravos, abarrotado de fatos notáveis.

A viagem à Apodi fica por conta do Zoológico de Pedras, no meio do sertão seco, onde gatos, cobras, raposas, pebas, macacos e outros animais catingueiros habitam as pedras numa exposição de gravuras ingênuas, representando uma trupe de saltimbancos sertanejos.

Como você já pode entender o município de Apodi é um lugar que recebe bastante turistas e está sempre procurando melhorar suas estruturas para receber os turistas com o maior conforto e segurança possível.

É uma boa viajar para Apodi?

Um dos melhores motivos para Apodi é conviver com a diversidade cultural. Dentro de todo o município temos um povo acolhedor, que não abre mão de uma boa conversa com quem vem de fora. Além disso, ao visitar os destinos já indicados acima neste artigo, é possível conviver e entender os costumes e hábitos locais, diferentes daqueles em que está acostumado, praticando assim a tolerância e o respeito pelo próximo.
Sem dúvidas, essa é uma chance de enriquecer sua própria bagagem cultural, ao conhecer de perto a diversidade de raças, povos e crenças que existem no município de Apodi. Ao voltar para casa, o que não faltará são histórias para contar!

Barragem de Apodi

A barrarem não é um destino turístico oficial mas é um lugar extremamente bonito e refrescante para todas as idades.

A barragem com uma saída de água em forma de flor, é muito boa para banhos, bem rasa suas água, servindo principalmente para crianças. Suas água por serem do fundo da barragem e bastante fria, por isso refresca bastante o enorme calor que faz na região.

Um ambiente muito legal para família e amigos. Na barragem possui inúmeros restaurantes onde você pode comer um peixe muito bom, indicamos a barraca do “Viuvo e a Barraca do Peixe”.

Apodi RN e muito mais!

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre as belezas da região e quer aprender cada vez mais sobre o que o RN tem a oferecer, aproveite essa oportunidade para ler nosso artigo sobre: Central do Cidadão Natal RN.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.