+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

América RN

0

Vamos falar sobre o América RN, o orgulho do futebol Potiguar! 

O futebol é um esporte popular em todo o Brasil e no Rio Grande do Norte não é diferente.  E aqui na Terra do Sol também existem aqueles times que estão no coração dos potiguares e fizeram história: um desses clubes é o América Futebol Clube ou apenas América RN.

Sendo popularmente conhecida como a América de Natal,  estamos falando de um dos clubes mais antigos do país e que faz parte da história da própria Capital do Rio Grande do Norte.

Nesse post preparamos uma seleção de 4 dicas incríveis que vão ajudar você a entender o porquê o América RN é tão amado pelas partes iguais e tão importante para cultura local!

Então, se você gosta de futebol ou quer apenas conhecer um pouquinho mais sobre o Rio Grande do Norte, vem com a gente agora!

Conheça o América RN 

Ao lado do ABC Futebol Clube, que é também o seu principal rival, o América RN  forma dupla de times mais importantes de Natal RN, e provavelmente de todo o Rio Grande do Norte.

América RN
América Futebol Clube. Foto: Wikpedia.

O time que leva as cores vermelho e branco foi fundado em 14 de julho de 1915, na casa do juiz Joaquim Homem de Siqueira, na Cidade Alta. É um clube antigo e com muita tradição no esporte mais amado do Brasil.

Vamos conhecer mais de perto o América RN a seguir.

1. América RN – uma história sem igual

Antes de mais nada temos que falar para você um pouquinho sobre a história desse Clube, para que possamos compreender a importância que ele tem para Terra do Sol.

Estádio Machadão. Foto: Mansueto77.

O América RN  é um clube esportivo centenário que, como dissemos, foi fundado em 1915, deve então o clube Já fez muita história. 

O time foi criado por um grupo de 34 estudantes,  comerciantes e funcionários públicos da cidade de Natal RN em uma época onde o futebol estava nascendo em nosso país.

O dia 14 de julho foi escolhido em memória aos ideais da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Para fazer a alusão ao fato, a primeira camisa do clube tinha a cor azul, razão pela qual até hoje a cor se conserva no seu terceiro uniforme.

No entanto, nos dias atuais,  as coisas Clube são o vermelho e o branco.

Por que o clube América RN leva esse nome? 

No momento histórico em que o clube nasceu era comum se adotar o nome do território qual o clube pertencia,  poderia ser o nome do bairro, cidade, estado, país ou continente. No caso do América, adotou-se a última opção, o clube, portanto, recebeu esse nome em homenagem ao continente americano ao qual pertence.

Quais as modalidades esportivas atuais com as quais o clube trabalha?

No dias de hoje, além de seguir firme com o futebol, o clube trabalha com o futsal, basquete paraolímpico e futebol americano, nesses dois últimos esportes recebendo o nome de América Tigres e América Bulls, respectivamente.

2. América RN – conquistas

E ao longo de mais de um século de existência, o clube potiguar já conquistou muitos títulos e deu muitas alegrias para sua torcida. 

Bandeira do Rio Grande do Norte.

Seu título mais importante é a Copa do Nordeste de 1998.

Outro destaque positivo do América RN, é que dos clubes potiguares, é aquele com mais participações na Série A do Campeonato Brasileiro. 

E o tema também se destaca por ter sido o primeiro vencedor estadual em 1919 e ser o único clube do Rio Grande do Norte a participar de uma competição internacional: a extinta Copa Conmebol.

Quais as principais conquistas do América RN em outras modalidades esportivas?

No futsal, o América RN é vice-campeão brasileiro, tricampeão do Nordeste e o maior vencedor do RN, tendo conquistado 38 campeonatos estaduais e metropolitanos. Já no basquete, em 2013, o clube conquistou o tricampeonato do Nordeste e garantiu o 3º lugar no Campeonato Brasileiro. Em 2014, o clube de basquete do América RN alcançou as semifinais do Brasileirão, um feito histórico muito comemorado pela torcida. 

Quais as principais conquistas do América RN no futebol americano?

Futebol americano é um esporte muito pouco conhecido no Brasil, mas o América RN também é destaque nesta modalidade Esportiva. No futebol americano, a equipe foi campeã do Nordeste em 2009 com uma campanha invicta, atualmente o clube foi vice-campeão da Divisão Nordeste no Campeonato Brasileiro.

3. América RN – a primeira partida

Um dos fatos mais marcantes da história do clube e que não podemos deixar de mencionar aqui é a primeira partida disputada pelo América RN logo após a sua criação. 

Estádio Machadão. Foto: Mansueto77.

A sua primeira partida foi disputada na Praça Porto Velho no dia 26 de setembro de 1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC.

O América RN saiu derrotado por um placar de 4 a 1, mas seus jogadores ficaram contentes por terem participado da primeira partida do clube e nesse dia até mesmo os perdedores  saíram alegres e contentes da disputa.

É importante mencionar uma curiosidade: essa primeira partida não foi oficial, embora seja considerada por todos como o primeiro jogo de futebol disputado pelo  clube. 

Quem marcou os gols na primeira partida do América RN quando seu principal rival o ABC? 

Os gols foram de Mousinho (2), Mandu e Babua para o ABC, enquanto que Neco descontou para o América.

Quando foi realizada a primeira partida oficial do Clube América  RN?

A primeira partida oficial foi realizada entre ABC e o América de Natal no dia 15 de setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.

4. América RN – Arena das Dunas

Arena das Dunas  é um moderno estádio que foi construído para Copa do Mundo de 2014 no lugar em que ficava o antigo estádio Machadão,  que até hoje é lembrado pelos potiguares.

Arena das Dunas. Foto: @niterunner_2

E em 26 de janeiro de 2014, o América de Natal fez a inauguração da Arena das Dunas em um partida válida pela Copa do Nordeste, o clube rubro venceu o Confiança pelo placar de 2 a 0. 

Assim o clube teve a honra de inaugurar a Arena das Dunas, fato que também ficou marcado na história do  América RN.

Qual foi o resultado do primeiro clássico disputado entre o América RN e o seu rival,  o ABC, na Arena das Dunas? 

O primeiro clássico disputado na Arena deu América RN. O Mecão, como é popularmente chamado, venceu o ABC por 1 a 0, gol de Adriano Pardal. 

Quais os destaques do América RN na década de 1990?

O clube potiguar voltou a se destacar mais na década de 1900.  Em 1996, liderados pelo habilidoso meia Moura, a equipe do Rio Grande do Norte conquistou o vice-campeonato nacional da segunda divisão voltando a série A ano seguinte, após 13 anos de fora. Mas,  no ano de 2004 o Clube acabou sendo rebaixado para série C, ocasião em que protagonizou um dos retornos mais significativos a série B do futebol. 

América RN: dicas finais

Como vimos o Rio Grande do Norte também tem história tradição de futebol,  e boa parte dessa história foi escrita pelo América RN.

Essas foram as nossas dicas de hoje,  até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.