+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

América Futebol Clube RN

1

O América Futebol Clube é um dos clubes de futebol mais amados pelos potiguares, que faz parte da própria história de Natal e do estado do Rio Grande do Norte.

Neste artigo especial vamos apresentar um pouco da história e das conquistas, deste, que ao lado do ABC Futebol Clube é um dos times potiguares mais importantes.

Vem com a gente conhecer mais de perto o futebol do estado!

O América Futebol Clube RN

Popularmente conhecido como América de Natal, o clube polidesportivo da cidade de Natal é popularmente chamado de Mecão e figura ao lado dos times mais antigos do Brasil, nascidos juntos com o próprio futebol nacional.

América Futebol Clube
Vista do antigo Estádio Machadão onde o América disputou muitos jogos.

Principal rival do ABC Futebol Clube, o América de Natal leva as cores vermelho e branco. Atualmente, o time tem mando de campo das suas partidas na Arena das Dunas, mas muitos dos seus jogos históricos foram disputados no antigo Estádio Machadão.

1. América Futebol Clube do RN – muita história para contar

Fundado em 14 de julho de 1915 na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, na Cidade Alta, o clube surgiu na mesma época em que o futebol estava se organizando no Brasil.

Escudo do América de Natal.

O time foi criado por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos em uma quarta feira. De início suas cores eram o azul e o branco, as quais foram alteradas para vermelho e branco em 1918, quando o clube se transformou em sua pessoa jurídica.

Há uma história curiosa sobre a oficialização do time. Conta-se que o coronelJúlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar.

Nessa situação, e como achar uma boa de futebol não era tão simples naquela época, nem barato, o América foi obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória!

Os jogadores do clube eram provindos da Cidade Alta, parte do atual Centro Histórico de Natal. E nos primeiros anos de existência do clube os recursos do time vinham principalmente de Aguinaldo Tinoco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

A primeira diretoria do clube foi composta pelo:

  1. Presidente: Getúlio Soares;
  2. Secretário: Mário Monteiro;
  3. Tesoureiro: Clóvis Fernandes Barros;
  4. Guardião do Material: Manoel Coelho Filho.

A primeira partida do América Futebol Clube

A primeira partida do clube foi disputada na Praça Porto Velho no dia 26 de setembro de 1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC.

América Futebol Clube.

Com um campo improvisado, a equipe alvinegra derrotou o América por um placar final de 4 x 1. Mas, mesmo assim os jogadores saíram satisfeitos por terem participado da primeira partida do clube, que foi também uma excelente disputa amistosa de futebol.

Os gols foram de Mousinho (2), Mandu e Babua para o ABC, enquanto que Neco descontou para o América.

O primeiro titulo do clube viria somente em 1919, quatro anos após sua fundação. O América ganhou o segundo campeonato futebol promovido pela Liga de Desportos Terrestres no estado, e o primeiro que foi concluído.

No ano seguinte, o time levou o bicampeonato na mesma disputa. A partir dali o time voltou a ganhar um título estadual apenas em 1924, e em 1926 conseguiu o bicampeonato na mesma competição.

De 1926 até 1946 o time enfrentou um jejum de títulos. O time voltou a conquistar o estadual naquele ano. Finalmente, após um extenso período licenciado da Federação (de 1959 a 1966) para construção de sua Sede Social, o América voltou a ser campeão em 1967.

2. América Futebol Clube – orgulho dos potiguares

Na década de 1970 o time marcou presença disputando campeonatos brasileiros. Em 1973 ficou em 25º lugar, dentre os 40 times que disputavam a competição, colocando o nome do Rio Grande do Norte em evidência no cenário nacional.

Arena das Dunas, onde o América manda seus jogos atualmente.

A década foi marcada pelos craques Hélcio Jacaré, tido como um dos maiores ídolos do América, Scala, que inclusive chegou a integrar a seleção brasileira e Ivan Silva, recordista de partidas pelo América. Foi a melhor época do futebol para o América de Natal.

A melhor participação do América nos antigos campeonatos nacionais foi em 1977, quando conseguiu um 17º lugar entre 62 clubes. E em 1979, o clube iniciou a sua maior série de vitórias no campeonato estadual, sendo tetracampeão de 1979 a 1982.

O time ficou dois anos e muitos jogos sem perder para nenhum outro clube do Rio Grande do Norte!

E mais. o América de Natal foi bicampeão em 1974 e em 1975 bem como foi campeão em 1977, na famosa final que não acabou, pois os 22 jogadores em campo se envolveram em uma briga sem precedentes no futebol brasileiro até então.

O América Futebol Clube hoje

O clube voltou a ser notícia no cenário do futebol nacional em 1990. No ano de 1996, pelo habilidoso meia Moura, a equipe do Rio Grande do Norte conquistou o vice-campeonato nacional da segunda divisão voltando a série A ano seguinte, após 13 anos de fora.

Ainda na mesma década de 1990, o time levou a Copa do Nordeste de 1998, derrotando o Vitória na final por 3 a 1, gols de Kobayashi, Biro Biro e Carioca.

Mas, em 2004, o América amargou o rebaixamento para série C, voltando para a Série A somente em 2007, ocasião em que levou o campeonato brasileiro, protagonizando um dos retornos mais significativos de times rebaixados.

Após tantas vitórias e orgulho para os potiguares, em 9 de dezembro de 2005 pela lei municipal n.º 5.697 foi criado o Dia do América Futebol Clube. A data homenageia a fundação do clube sendo comemorada no mesmo dia, em 14 de julho.

Após um novo período de crise no clube, entre 2007 a 2010, ano em que foi novamente rebaixado, o clube voltou a se reestruturar e retornou a primeira divisão do futebol em 2011.

Em 26 de janeiro de 2014, o América de Natal fez a inauguração da Arena das Dunas em um partida válida pela Copa do Nordeste, quando venceu o Confiança pelo Placar de 2 x 0.

América Futebol Clube – um patrimônio do futebol potiguar

O América Futebol Clube segue sendo um dos principais times do Rio Grande do Norte e do Futebol brasileiro, mandando seus jogos desde 2014 no moderno estádio Arena das Dunas, construído especialmente para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.