+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Alexandria RN

0

Hoje nós vamos apresentar para você a cidade de Alexandria RN,  mais um hino do município do Estado do Rio Grande do Norte para você conhecer com a gente aqui no Mais Natal.

O Rio Grande do Norte tem muitas paisagens incríveis que poucas pessoas conhecem,  são muitas cidades com belezas várias a serem desvendadas, algumas guardam verdadeiros tesouros naturais e culturais.

E esse é o caso de Alexandria RN que possui uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte!

Está curioso para saber o que maravilha é essa e o que mais tem de bom para você fazer e ver em Alexandria RN? Então vem com a gente agora e embarque nessa viagem  pela Terra do Sol!

Conheça Alexandria RN

Localizada no interior do Rio Grande do Norte, Alexandria RN ocupa uma área e 381,205 quilômetros quadrados. Aqui tem atrativos naturais, culturais e históricos para você conhecer!

Alexandria RN
Serra da Barriguda. Foto: Marcos Elias de Oliveira Junior.

Seu relevo tem altitudes variando entre 200 e 400 metros, inserindo-se na Depressão Sertaneja-São Francisco, que abriga uma série de terrenos de transição entre o Planalto da Borborema e a Chapada do Apodi.

Quanto a sua população, Alexandria RN apresentou no último censo demográfico de 2010 era de 13 507 habitantes, sendo o 39º município mais populoso do Rio Grande do Norte, com uma densidade populacional de 35,43 km².

E agora que você já sabe as características básicas do município de Alexandria RN,  vamos apresentar para você algumas informações sobre a história desta cidade.

Acompanhe.

Alexandria RN –  um pouco de história

Assim como outros municípios do Rio Grande do Norte, a  cidade de Alexandria RN foi povoada durante a época colonial do Brasil no período em que as terras do interior do nosso país estava sendo explorado e ocupadas.

Alexandria RN. Foto: Bruno Felipe Silva Souza.

Conforme afirma o documento Tombo de Demarcação, datado de 26 de setembro de 1759 e descoberto nos anos 1950 pelo historiador Antonio Fernandes Mousinho, o primeiro nome do município de Alexandria foi Barriguda, em referência à Serra Barriguda.

Nessa mesma localidade  estava presente uma fazenda que levava o mesmo nome e que foi a origem, o marco inicial do município de Alexandria RN.

O documento Tombo de Demarcação relata ainda, que o senhor José da Costa, sua principal testemunha, jurou sobre a Bíblia com sua mão direita, que dizia a verdade ao afirmar que tinha 63 anos de idade e era morador da fazenda. 

Mas, existe uma outra versão,  que não é oficial, e que menciona uma árvore, chamada “Pé de Barriguda”, que existia na nascente de um curso de água perene no pé da Serra Barriguda. Nessa nascente viajantes paravam para descansar e usar a água.

Essa versão afirma que o município de alexandria-rn teria surgido em razão de assentamentos que tenham se originado em torno das estações de água usada pelos Viajantes.

No ano de 1913, a Câmara Municipal de Martins mudou o nome povoado para Alexandria RN.

Algum tempo depois, a lei estadual 572, de 3 de dezembro de 1923, elevou o povoado à categoria de vila e assim permaneceu por mais 7 anos.

O município de Alexandria RN foi emancipado de Martins e Pau dos Ferros na década de 1930, com a denominação João Pessoa. Posteriormente, o nome do município, vigente desde 1936, voltou a ser Alexandria para evitar confusão com a capital da Paraíba que também se chama João Pessoa.

O nome é Alexandre RN permanece até hoje. Confira outras curiosidades sobre a história  da cidade a seguir.

Qual a origem do nome Alexandria RN que foi dado ao município posteriormente?

O nome Alexandria RN foi dado homenagem à Alexandrina Barreto Ferreira Chaves, filha da terra e esposa de Joaquim Ferreira Chaves, ex-governador do Rio Grande do Norte e senador pelo mesmo estado.

Qual a distância do município de Alexandria RN para a capital Potiguar Natal?

A cidade de Alexandria RN se localiza no interior do estado, e está distante aproximadamente 380 km a oeste da capital Potiguar Natal Rio Grande do Norte.

Alexandria RN –  atrativos turísticos

Agora que você já conhece um pouco sobre a história da cidade de Alexandria RN, vamos apresentar  para você seus principais atrativos turísticos para que você saiba que conhecer quando estiver na região.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Foto: Marcos Elias de Oliveira Junior.

A principal atração de Alexandria RN é a Serra da Barriguda, que é atualmente é uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte e tem formato semelhante ao de uma mulher grávida.

A Serra da Barriguda  é formada de granito e possui 310 metros de altura,  estando situada a uma altitude de 602 metros acima do nível do mar. 

Mas, a cidade também tem outros atrativos turísticos  a serem comentados.

Além da serra, destacam-se ainda a Capela de Santa Filomena, o Sítio Arqueológico e a Pedra do Sino,  todos os locais que é muito procurado pelos visitantes.

E para aqueles que gostam de uma boa festa o carnaval da cidade de Alexandria RN é um dos mais tradicionais do Estado do Rio Grande do Norte,  sendo a principal atração cultural da cidade. 

E não é só isso,  além da tradição do carnaval, a cidade também tem eventos religiosos importantes,  com destaque para a Festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Essa festa acontece de 28 de novembro a 8 de dezembro, atraindo milhares de fiéis de diversas localidades e que conta com uma programação sociocultural.

Outros  eventos culturais a serem mencionados são as festas juninas, também muito popular evento os visitantes e  moradores locais e o Alefolia, carnaval fora de época realizado em julho, que é especialmente apreciado pelos turistas.

Há ainda a Semana Cultural e Esportiva Universitária; a Semana da Cultura e a festa de emancipação política, em 7 de novembro. 

Alexandria RN também é destaque na produção artesanal,  que é um importante componente da história da cultura local.

O artesanato em Alexandria RN está disponível em diferentes locais da cidade,  e conta com peças únicas feitas com matérias-primas regionais e criadaS de acordo com a cultura e o modo de vida local.

Destacam-se especialmente a produção de bolsas, bonecas de pano, cerâmicas, chapéus, utensílios domésticos.

Confira outras informações úteis sobre a cidade de Alexandria RN a seguir.

Qual é o clima predominante no município de Alexandria RN?

A cidade de Alexandria RN possui um clima semiárido quente com temperatura média anual de 25,8 °C e precipitação média de 854 milímetros (mm) anuais, concentrados entre os meses de fevereiro e maio, sendo março o mês de maior precipitação (225 mm). 

Como a Serra da Barriguda se tornou uma das sete maravilhas no Rio Grande do Norte em Alexandria RN?

Em 2007, por meio do voto popular, a Serra Barriguda foi eleita a primeira das sete maravilhas do estado do Rio Grande do Norte,  marcando a história do município de Alexandria e se tornando atrativo turístico muito importante para a cidade.

Alexandria RN:  dicas finais 

A cidade de Alexandria RN é mais um município  do Rio Grande do Norte, não tão conhecido no resto do Brasil, mas que tem muitas coisas interessantes para você conhecer.

Antiga estação ferroviária de Alexandria. Foto: Marcos Elias de Oliveira Junior.

Essas foram as nossas dicas de hoje. Lembre-se de planejar a sua viagem com antecedência, incluindo as suas reservas no hotel escolhido!

Você conhece Alexandria Rio Grande do Norte? Todos sabemos que o estado do Rio Grande do Norte é cheio de belas cidades, praias paradisíacas, culinária de dar água na boca e conforto que nunca parece acabar, porém ainda existem alguns paraísos que você talvez não conheça, hoje falaremos de um deles.

Quando deixamos um pouco de lado a maravilhosa cidade de Natal e nos aventuramos pelo estado acabamos encontrando lugares e pequenos paraísos que não fazem parte dos roteiros mais comuns e que por isso mesmo podem ser o destino ideal para suas férias.

download-2-7738107-2318916
Alexandria RN

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre Alexandria Rio Grande do Norte, vamos dar a você as dicas que você precisa para conseguir aproveitar ao máximo sua estadia na região e com isso tenha as férias que você sempre sonhou neste local lindo.

Pontos turísticos de Alexandria RN

Claro que sendo uma cidade bem menos conhecida que Natal, Alexandria acaba sendo uma caixinha de surpresas já que você não sabe o que esperar dela, por isso mesmo vamos começar nosso artigo com algumas dicas de pontos turísticos que você vai querer conhecer na região, fica ligado.

Praia da Ponta do Mel

Um lugar pouco com conhecido até mesmo pelo povo potiguar. Alexandria é o segundo maior produtor de sal do estado, chegando na cidade você vai passar por uma pista que fica no meio de uma salina, é água dos dois lados da estrada, uma vista linda.

A Praia da Ponta do Mel é o lugar mais lindo que já estive até hoje, uma vila de pescadores bem aconchegante, agradável e habitado por pessoas incrivelmente incríveis, pessoas amáveis, educadas, carinhosas e de boa com a vida.

marcelo-brolo-6486191-4855165
Alexandria RN

Além da beleza indescritível, uma das melhores coisas é que a praia não é um atrativo turístico, ou seja, é um local nativo daqueles que você se sente em casa, diferente daquelas praias turísticas onde tudo é feito para os gringos. Os principais atrativos da Praia da Ponta do Mel são as Três Cruzes, o Farol e as Dunas do Rosado.

As Três Cruzes

As Três Cruzes estão localizadas à cerca de três quilômetros da vila de pescadores local de fácil acesso (não seja idiota de ir de carro, moto, ou qualquer outra coisa que não seja suas pernas, a não ser que algo lhe impossibilite de ir a pé).

A trilha que leva ao local é bastante agradável, com uma paisagem linda, muita natureza, pássaros, uma vegetação característica da caatinga e pessoas maravilhosas pelo caminho. As três cruzes ficam em uma espécie de falésia bem alta, muito alta, acredito que seja o ponto mais alto do local, o que dá a oportunidade de ver toda a Praia da Ponta do Mel em uma vista incrível, de lá é possível ver a Vila, o Farol, as Dunas do Rosado e muito mais.

praia-da-ponta-do-mel-9155077-3324256
Alexandria RN

As Três Cruzes foram colocadas no local para a gravação do filme Maria Mãe de Deus, e foram deixadas lá, se tornando um local onde as poucas pessoas que vão ao local visitam para contemplar o pôr do sol. Voltando das Três Cruzes é possível pegar uma trilha pela beira do abismo que leva até o Farol, a trilha é incrível, a vista é magnífica, vale muito a pena.

Dunas do Rosado

Marrocos ou Arábia Saudita? Nenhuma das duas. Essa é a paisagem deslumbrante das Dunas do Rosado, no Rio Grande do Norte. Destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, Areia Branca, a 350 km de Natal, detém boa parte da área coberta de areia fofa que encanta a todos os que vão rumo ao Oeste Potiguar. Mas não se engane: ali não tem passeio de buggy “com ou sem emoção”. A comoção é uma constante mesmo, a cada passo que se dá no meio do infinito.

d6ce35b852ceced02106fd423826139a-3874162-5873529
Alexandria RN

De maravilhas únicas, o local é a junção da aridez do sertão com as cores avermelhadas vindas das montanhosas falésias para o chão arenoso. Os tons vão aparecendo ao longo da movimentação dos ventos e da incidência de luz do dia, como na tela de um artista impressionista. O azul do céu deixa tudo mais intenso, entretanto, o visual fica ainda melhor com a presença dos fenômenos diários do nascer e o por do sol.

O monumento geológico não possui infraestrutura turística, mantendo-o como deserto, um trecho onde o único espetáculo é o da natureza. O retrato fica ainda mais completo, e diverso, com a presença de enormes cactos, jegues, cabras e ovelhas a passear nas areias.

Praia da Baixa Grande

A praia se estende pelo litoral da costa branca. Atualmente a praia não foi urbanizada totalmente, sua avenida Beira Mar ainda não foi urbanizada, o que torna a praia mais calma de Alexandria.

36273626114_d7f861e50b_b-3620459-2488377
Alexandria RN

No meio da semana a praia é praticamente vazia. O pico de visitantes é nos finais de semana onde aproveitam a praia em casas de veraneio ou em bares próximos ao mar.
Baixa Grande é reconhecida como a praia mais bem ventilada da cidade. O vento é na direção do mar a cidade, as casas em frente ao mar tem como vantagem essa boa brisa marinha.

No caminho à praia, existe uma bifurcação que serve como atalho para chegar no lado mais esquerdo do litoral ou para o lado mais direito.

Hospedagem em Alexandria

Como todos bem sabem procurar um bom local para se hospedar em suas viagens é a melhor maneira de garantir férias de qualidade sem estresse para você e toda sua família, neste artigo iremos indicar alguns locais maravilhosos para você se hospedar quando for em Alexandria.

Alexandria Apart Hotel

O Alexandria Apart Hotel oferece acomodações em Alexandria. Entre as comodidades da propriedade, você encontrará recepção e serviço de quarto 24 horas, além de Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. O estacionamento privativo pode ser providenciado por um custo extra.

147598480-4124785-6752418
Alexandria RN

No Alexandria Apart Hotel você vai poder encontrar o conforto que você e sua família precisa durante suas férias para ter os melhores momentos em família possível.

Atlântico Surf Camp

Situado em Alexandria, no Rio Grande do Norte, o Atlantico Surf Camp oferece acomodações com estacionamento privativo gratuito.Todas as unidades dispõem de varanda térrea com vista para o jardim, cozinha compacta com forno e fogão, e banheiro privativo com chuveiro.

hotel-pipa-atlantico-6506870-5838905
Alexandria RN

Todas as unidades possuem área de estar e área para refeições.O chalé dispõe de terraço ao ar livre.

No Atlantico Surf Camp, você pode desfrutar de trilhas a pé nas proximidades ou aproveitar ao máximo o jardim.

Culinária de Alexandria RN

A culinária de Alexandria é bastante costumeira de comidas encontradas em praias, neste artigo iremos indicar os melhores lugares para você comer quando for passar suas férias nesta praia maravilhosa.

Churrascaria o Osmar

O restaurante é bom, amplo, a comida boa o atendimento não deixa nem um pouco a desejar, nada que comprometa a experiência. O único ponto negativo e não ter estacionamento coberto o veículo fica ao sol que não é nada suave.

download-1-2115050-1176859
Alexandria RN

Lá você encontra um lugar climatizado, ótimos preços e um serviço maravilhosamente rápido para garantir seu conforto, é um lugar amplo e arejado de fácil acesso. ótimo atendimento e uma boa variedade de comidas caseiras.

Bar e Restaurante o Meinha

Comida muito boa cerveja bem gelada fica perto do mar lugar lindo recomendo a todos e outra tem um peixe ao molho de camarão o melhor da cidade muito bom mesmo pra levar a família.

20171228_144954-4760774-4960031
Alexandria RN

Lá é possível comer bem e pagar pouco, sempre com promoções e preços que cabem no seu bolso, música ao vivo e uma ótima vista para a praia, almoço, café e jantas variadas para oferecer sempre o melhor para você.

Pic Nic

Ótima opção de restaurante na cidade de Alexandria, ambiente aconchegante, de frente pro cais, ao lado da igreja matriz da cidade. Funcionários atenciosos, pratos saborosos e preço acessível. Ótima opção para um programa em casal, ou com uma turma de amigos.

meu-registro-do-pic-nic-4095112-7134301
Alexandria RN

Boa opção para fins de semana e dias de semana. Com mais de 15 anos no local, Confortável e aconchegante para refeições e lazer nos fins de semana, lá você encontrar vários tipos de comida, churrasco, almoços, pizza, sobremesas além de várias outras comidas.

Clima em Alexandria RN

O clima em Alexandria é um clima tropical quente que possui uma grande precipitação entre a costa quente e úmida e o interior quente e seco, as temperaturas são relativamente constantes durante o ano inteiro poucas vezes acontece uma mudança que não estava prevista, os meses que costumam ser mais quentes é de outubro a fevereiro.

é um estado com um clima perfeito pra quem adora pegar uma praia e garantir aquele bronzeado, as praias do Rio Grande do Norte são bastantes procuradas em períodos de férias com o intuito de diversão para os turistas que procuram ótimos lugares para passar suas férias.

Os dois climas encontrados no Rio grande do Norte são climas característicos em quase todo território nordestino, podendo varias apenas com alguns lugares que apresentam variação de altitude.

Como é descrito o clima tropical Úmido?

o clima tropical é encontrado em áreas de matas próximas ao litoral, mas isso pode variar entre clima tropical seco e clima tropical úmido, como podemos descrever um clima tropical umido?

é o clima nas áreas de mata litorâneas onde tem uma forte precipitação de chuvas, geralmente essas chuvas são formadas por frentes frias vindas dos oceanos e outras vezes a evaporação de rios e lagos presentes perto ou dentro das matas acabam formando nuvem que vão precipitando aos poucos durante o ano.

Qual o grande atrativo que se relaciona com o clima da Praia de Alexandria?

O ponto forte do turismo do local são as belíssimas praias de águas limpas e calmas, podendo varias de acordo com a localidade em que você se encontra.

As praias do Rio Grande do Norte, são o carro chefe do lugar por ter um clima que torna a ida a elas perfeitamente compatível.

Além das praias você também pode encontrar passeios de Bugs, parques aquáticos e restaurantes temáticos com decorações nativas do estado.

Trilhas dentro das suas matas e áreas de semiárido também podem ser encontradas por ótimos preços, sempre que você for comprar algum tipo de serviço turistico do local o guia que o acompanhará vai contar toda a história da localidade tornando o sua estadia mais atrativa e divertida.

Aqui gostaríamos agradecer você que leu este artigo e esperamos que tenhamos conseguido tirar suas dúvidas e convencer você de que se você escolher este destino para suas férias você não vai se arrepender de nada, o local é realmente maravilhoso e você vai querer voltar outras vezes. Não deixe de registrar com fotos e vídeos e compartilhar nas suas redes sociais para ajudar a divulgar este lugar lindo e maravilhoso nos dados por Deus.

Alexandria RN e muito mais!

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre esse pedaço do paraíso, aproveite para conhecer mais lugares marcantes no RN, comece lendo nosso artigo sobre: Baia Formosa RN.

E para não perder nenhum passeio incrível no Rio Grande do Norte não esqueça também de conferir o nosso Guia completo de passeios.

 Até a  próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.