+Natal RN - O Guia Comercial do Rio Grande do Norte
Vamos conhecer um pouco da nossa cidade?

Água Nova – RN

0

Água Nova é o município brasileiro do Rio Grande do Norte. Está localizado na região do Alto Oeste Potiguar, a 411 quilômetros da capital do estado Natal.

Água Nova – RN

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui cerca de 51 quilômetros quadrados e, no censo de 2010, sua população era de 2.980 habitantes.

História da cidade de Água Nova – RN

Após a libertação de Riacho de Santana na década de 1960, o nome do local “Água Nova” foi associado a um bebedouro com grandes quantidades de água e boa qualidade, o que levou ao surgimento de uma comunidade de várias fazendas e pequenas propriedades. Nas comemorações de maio, destacou-se a festa do sagrado Nossa Senhora de Fátima.

A história da Água Nova começa no momento em que um bebedouro foi construído nas margens do rio do meio, na Serra do Bom Além, onde há muita água e é considerada de alta qualidade. A água atrai moradores que moram nas proximidades. A partir daí, surgiu uma comunidade chamada “Nossa Senhora de Fátima Água Nova”, composta por várias fazendas e pequenas propriedades, e começou a se desenvolver lentamente.

Com o desenvolvimento da comunidade que pertencia ao município de Pau dos Ferros na época, em 2 de julho de 1953, o padre de Nossa Senhora da Conceição, Manoel Caminha Freire de Andrade lançou a pedra angular da igreja. A igreja dedicada à Igreja de Nossa Senhora de Fátima logo começou seu trabalho e foi concluída em alguns meses. O terreno da construção foi doado pelo Sr. Jose Bezerra.

Água Nova – RN em 1963

De acordo com a Lei Estadual nº 2877, aprovada em 4 de abril daquele ano, a cidade de Água Nova foi atualizada para uma categoria regional. A área pertence à cidade de Riacho de Santana, que foi separada de Pau dos Ferros no ano anterior. Em 27 de dezembro de 1963, a Lei Estadual nº 041 removeu a jurisdição da área de Água Nova e a promoveu para um município, que foi oficialmente instalado um ano depois (4 de dezembro de 1964).

Gostou da matéria?

Compartilhe!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.